Espaço do Internauta

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Humberto quer impugnar Geraldo



 A coordenação jurídica da postulação do senador Humberto Costa (PT) a prefeito ingressou, ontem, com uma representação, junto à Justiça Eleitoral, pedindo a cassação do registro de candidatura de Geraldo Julio (PSB), por suposta “propaganda casada” com o Governo do Estado na TV, rádio e na internet. De acordo com o advogado do petista, Eduardo Coelho, há desvio de finalidade em peças institucionais da administração estadual, devido à similaridade com o conteúdo de inserções do socialista.
“Há uma propaganda do Governo no Estado, por exemplo, sobre as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) construídas no Recife. Depois, o eleitor escuta a promessa de Geraldo de construir 20 upinhas na cidade”, destacou o jurista. De acordo com a representação, as propagandas do Governo do Estado possuem “absurda e idêntica similitude” com as propostas feitas por Geraldo Julio.
“Falando de emergências, de atendimento médico e de atendimento odontológico. Por jocosa e irônica coincidência, essas expressões são utilizadas também na propaganda eleitoral de Geraldo Julio que, ressalte-se, fora veiculada imediatamente após a propaganda ‘institucional’ promovida pelo Governo do Estado”, detalha o documento. A peça ainda ressalta que esse tipo de postura implica em um desequilíbrio na corrida sucessória do Recife, beneficiando, com o uso da máquina pública, a candidatura de Geraldo.
“Fica claro que o tema saúde, tratado dessa forma – com utilização de propaganda custeada com dinheiro público em benefício de um candidato, às vésperas de uma eleição acirrada como a de Recife, pode modificar o resultado do pleito, uma vez que causa um desequilíbrio entre os candidatos, além de restar demonstrado o uso da máquina administrativa para outros finalidade”, acusa.
A representação, protocolada na 5ª Zona Eleitoral da Comarca do Recife, toma como base no artigo 73 da Lei 9.504/97, que trata do comportamento dos agentes públicos nos pleitos eleitorais, proibindo certas condutas para evitar que a igualdade de oportunidades entre candidatos seja afetada. Essa é a terceira medida judicial tomada pela coligação “Para o Recife Seguir Mudando (PP/PT/PSDC/PHS)”, que dá sustentação à candidatura de Humberto Costa, contra a postulação encabeçada por Geraldo Julio.
A coordenação jurídica do petista já questionou, na Justiça, sem sucesso, a citação do nome da presidente Dilma Rousseff (PT) como aliada do socialista. Na semana passada, Costa acusou o adversário de utilizar bem público, o Parque da Jaqueira, para ação de campanha. A Comissão de Propaganda do Recife ainda não se pronunciou sobre essa última ação.
Da Folha de Pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário