Espaço do Internauta

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Capacitação ajuda a identificar crianças vítimas de abuso sexual

Funcionários a técnicos do judiciário que atuam na Vara da Infância iniciam hoje uma capacitação para ajudá-los a identificar quando uma criança foi vítima de abuso sexual. O curso promovido pela ONG Childhood Brasil acontece até a próxima quinta-feira.

A programação de hoje conta com o Seminário “Pressupostos metodológicos e as distinções e complementaridades entre o papel da autoridade jurídica e as equipes interdisciplinares”. O evento acontece no auditório do Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra. O público esperado é de 200 profissionais de mais de 20 estados brasileiros, envolvidos na escuta do Depoimento Especial de crianças e adolescentes, tais como juízes, promotores, defensores, técnicos e demais profissionais da rede de proteção à infância em Pernambuco.

Nos dias 21, 22 e 23, será realizado no Beach Class Suites, em Boa Viagem, o Curso de Capacitação em “Entrevista Forense com Crianças: A Arte e a Ética”, direcionada para 50 técnicos do Judiciário, atuantes em salas especiais do país.
A capacitação está sendo coordenada pelo especialista Chris Newlin, diretor-executivo do Centro Nacional de Defesa da Criança dos Estados Unidos (National Children’s Advocacy Center – NCAC), que traz para o Brasil uma metodologia adotada em 1985 e que até o momento já serviu de referência para mais de 900 centros que atuam na proteção da infância do país. A técnica de entrevista desenvolvida pelo NCAC tem uma abordagem flexível que leva em consideração as particularidades das crianças e adolescentes, além de proporcionar um ambiente favorável e acolhedor a elas.
Também participa do treinamento a professora do NCAC, Linda Cordisco Steele, especialista em entrevista forense. Os tópicos a serem abordados durante o curso são: Introdução a entrevistas forenses com crianças; Estrutura da entrevista forense do NCAC, Considerações sobre o desenvolvimento de crianças; Crianças em revelação ativa; e Crianças relutantes em revelar. Já no dia 24 de agosto, os professores conhecerão a experiência de Depoimento Especial que já está em funcionamento em Pernambuco.
Do Diario de Pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário