Espaço do Internauta

sábado, 20 de novembro de 2010

Ministro da Saúde no Recife em mobilização contra a dengue

José Gomes Temporão, participa esta manhã, no Recife de uma ação para mobilizar os gestores municipais, profissionais de saúde e veículos de comunicação no enfrentamento da dengue. Imagem: Adaíra Sene/DP/D.A Press
Imagem: Adaíra Sene/DP/D.A Press
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participa esta manhã, no Recife de uma ação para mobilizar os gestores municipais, profissionais de saúde e veículos de comunicação no enfrentamento da dengue. Em todo o estado, o número de casos confirmados subiu 600% de 2009 até outubro deste ano. A encontro acontece  no Palácio do Campo das Princesas.

Para o secretário de saúde do Recife, Gustavo Couto, a vinda do ministro ao Recife reafirma o compromisso do governo federal de combater a doença em todo o país.
De acordo com o Ministério da Saúde, 16 municípios estão em risco de surto da dengue em todo o país. Desse total, 12 são nordestinos, o que significa que 3,9% dos imóveis analisados registraram infestação. A identificação se deu por uma nova ferramenta que avalia o risco de epidemias, o Risco Dengue, lançado em 1º de setembro deste ano pelo MS e pelos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais (CONASS) e Municipais (CONASEMS).

A nova ferramenta combina cinco critérios: incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito transmissor, tipos de vírus da dengue em circulação, densidade populacional e cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo. Ela reforça o caráter intersetorial do controle da dengue e permite aos gestores locais de Saúde intensificar e antecipar as diversas ações de prevenção nas áreas de maior risco.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário