Espaço do Internauta

sábado, 6 de novembro de 2010

Principais Manchetes, 06/11/2010

Estudante deve ficar atento ao fuso horário para fazer o Enem

Por conta do horário de verão, em Pernambuco, o exame começa às 12h; portões ficam abertos entre as 11h e as 11h55.

Da Redação do pe360graus.com
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrem neste sábado (6) e domingo (7), serão aplicadas no horário oficial de Brasília, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o exame.

Estudantes que moram em estados com fuso horário diferente e nos estados onde não há horário de verão devem ficar atentos. As provas começam às 13h, no horário de Brasília, e os estudantes podem entrar no local de prova a partir das 12h. Os portões fecham às 12h55. Assim, em Pernambuco, as provas começam às 12h e os portões serão fechados às 11h55.

Todos os cerca de 4,6 milhões de inscritos no exame devem apresentar documento de identificação original e cartão de confirmação de inscrição, que foi enviado pelo Inep pelo correio.

Pelas regras deste ano, só é permitido fazer a prova com caneta esfegráfica preta. É proibido entrar na sala de prova com relógio, lápis e borracha.

Outros itens que devem ficar fora das salas, segundo o instituto, são borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Neste ano, entra no exame pela primeira vez a prova de língua estrangeira. Os inscritos fizeram opção por inglês ou espanhol. No dia da prova, devem fazer apenas a prova escolhida e tomar cuidado para preencher o cartão de respostas.

Em Pernambuco, as provas ocorrerão das 12h às 16h30 de 6 de novembro, com questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 7 de novembro, a prova será realizada das 12h às 17h30 (também no horário de Pernambuco), com perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias.

O gabarito oficial do Enem só será divulgado em 9 de novembro, dois dias após a aplicação da última prova do exame. Os resultados do exame serão divulgados até 15 de janeiro de 2011, de acordo com o instituto.

Há espaço para rascunho nas provas do Enem, diz presidente do Inep
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim José Soares Neto, afirmou nesta sexta-feira (5) que haverá espaço suficiente para rascunho nos cadernos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apesar de os estudantes só poderem usar caneta para fazer a prova.

Sobre a polêmica proibição do uso de relógio, lápis e borracha, Soares Neto disse que as regras são necessárias por questões de segurança.

O tempo de prova será controlado por um sinal sonoro na abertura, um aviso oral quando faltar meia hora para o término do tempo e outro sinal sonoro ao final. O aluno pode ainda perguntar o horário aos fiscais, segundo o Inep.

As provas só chegarão aos locais de exame neste sábado. Sob forte esquema de segurança que envolve as Forças Armadas e as polícias militares dos estados, as provas estão em postos com grande estrutura de segurança nesta sexta-feira, de acordo com Soares Neto.

O presidente do Inep descarta a possibilidade de atrasos na entrega dos exames nos 16 mil locais de prova, distribuídos por 1.800 municípios. “Toda a logística de distribuição dos Correios está muito bem montada para não haver esse tipo de atraso”, disse.

No ano passado, uma prova do exame foi furtada da gráfica às vésperas da aplicação em outubro. O Enem acabou cancelado. Outra prova teve de ser elaborada às pressas para aplicação em novembro.

Questionado se foi descoberto o culpado do vazamento de dados dos estudantes no site do Enem, Soares Neto disse não haver informações conclusivas sobre o caso. "O Inep fez uma varredura de segurança e todas as estruturas são bastante rígidas em termos de segurança", disse.

O Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial de ônibusPara os estudantes que vão para o lugar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de ônibus, 28 linhas serão reforçadas e outras quatro vão passar por mudanças no itinerário. Os coletivos vão atender ao campus da Universidade Federal de Pernambuco neste sábado (6) e domingo (7). Outras informações sobre o reforço basta ligar para o 0800 081 01 58.

Nenhum comentário:

Postar um comentário