Espaço do Internauta

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Copa América 2011

Irregular, Brasil não passa de um empate com a Venezuela



Alexandre Pato chegou a mandar uma bola na trave, melhor chance da partida  |  Fotos : AFP
Por Breno Pires
O Brasil deixou a desejar na sua estreia na Copa América e não saiu de um 0 a 0 contra a Venezuela. Relativamente bem no primeiro, a seleção perdeu boas oportunidades de gol e mandou uma bola na trave, mas na segunda etapa caiu muito e nem sequer ameaçou o goleiro Vega.
Neymar, Ganso e Robinho, nomes de quem muito se espera, foram mal, e apenas Pato deu algum trabalho aos venezuelanos, que comemoraram muito o ponto conquistado. Pode ser considerada a segunda zebra do torneio, já que a Argentina também empatou com um time considerado menos forte, a Bolívia.
O Brasil sai sabendo que precisa evoluir muito para ter sucesso na competição. O próximo jogo é contra o Paraguai, no sábado, dia 9, em Córdoba, às 16h. No mesmo dia, a Venezuela enfrenta o Equador, em Salta, às 18h30.
O JOGO

O primeiro tempo de Brasil x Venezuela termina empatado sem gols. No geral, a equipe brasileira teve um bom desempenho, teve volume de jogo e velocidade em diversos momentos. Pecou um pouco por preciosismo, mas chegou a mandar uma bola na trave e teve alguns chutes pouco caprichados que poderiam ter resultado em gol.

O Brasil começou cumprindo a promessa de velocidade na articulação de jogo. No primeiro minuto, a seleção cercou a Venezuela e Robinho chutou para a defesa de Vega, em dois tempos.

A Venezuela procurava marcar a saída de bola, mas o Brasil era rápido, fazia a bola rodar e conseguia encontrar espaços. Aos 5 minutos, Neymar desperdiçou uma ótima oportunidade. Ele recebeu de Pato um grande passe dentro da área e deveria ter batido de primeira. Foi ajeitar, e dois defensores bloquearam.


Em seguida, a seleção teve algumas chegadas perigosa que não resultaram em chute no alvo. Daniel Alves recebeu de Robinho e chutou em cima de um defensor. Pouco depois, ele mesmo não aproveitou uma furada de um zagueiro e chegou na bola depois do goleiro. Aos 11, o Brasil trocou passes na área da Venezuela, até André Santos cruzar e Robinho desviar mal a bola. Passou longe.

Por um tempo, talvez houvesse certo precisismo no ataque. Faltava objetividade. Então Pato tratou de fazer a coisa certa. Aos 26, recebeu de Daniel Alves, dominou com um toque e, imediatamente, chutou forte, acertando o travessão.
Defensivamente, o Brasil mostrou muita segurança. Não só os zagueiros Thiago Silva e Lúcio, mas os laterais e volantes, juntos, fizeram vários desarmes, jogando limpo, com poucas faltas.


Aos poucos, no entanto, a Venezuela foi melhorando na marcação, a Venezuela melhorou na marcação, e o Brasil passou a ter dificuldades para chegar à área. Só aos 38 houve um novo lance de perigo.

Pato segurou a bola na intermediária e abriu para Robinho que avançava pela esquerda. Ele bateu na saída do goleiro. Mas o zagueiro Vizcarrondo, deslizando pelo chão, tirou com o ombro. O Brasil pediu pênalti, não marcado.

No fim do primeiro tempo, Neymar ainda perdeu a sua segunda boa chance de gol. Ele recebeu pela esquerda, entrando na área, como gosta, e bateu colocado, no lado oposto, mas para fora.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, o Brasil caiu muito. A dinâmica da equipe não foi a mesma. Menos movimentação, mais erros de passe e nenhuma grande situação de gol criada.

Uma das poucas boas tentativas foi um passe de Daniel Alves para Pato na área. O atacante girou, mas esticou demais a bola, e o goleiro Vega se antecipou.


Conseguindo segurar o Brasil, a Venezuela pegou confiança e passou a buscar o ataque. Dois cruzamentos de Arango para os atacantes Rondón e Fedor foram limpos por Júlio César e Lúcio, respectivamente.

Ramires fez uma boa jogada pela esquerda aos 16 minutos. Ele foi até a linha de fundo e cruzou para para Alexandre Pato, que bateu em cima de um defensor.

Aos 19, Mano mexeu na equipe colocando o centroavante Fred na vaga de Robinho. Assim, Alexandre Pato passava a ser um segundo atacante, como o companheiro substituído. Mas não deu muito certo. Fred não entrou bem. E Pato não se houve bem na nova posição.

Já a Venezuela encontrou a sua melhor chance na partida quando Fedor fez o passe, e Arango chutou cruzado, para fora.
Aos 30, as últimas tentativas de Mano: Lucas Silva, do São Paulo, e Elano entraram nas vagas de Pato e Ramires. Lucas até agitou um pouco o ataque do Brasil, no início, dando mais velocidade e fazendo a bola girar. Mas a equipe não acompanhou e a Venezuela se manteve livre de maiores ameaças.

Uma das últimas tentativas do Brasil foi quando André Santos recebeu de Lucas, a alguns metros do bico da grande área, e chutou cruzado para fora. Enquanto isso, o máximo que Neymar fez foi uma jogada na esquerda em que rodou, rodou, e não conseguiu ir além de um cruzamento na mão do goleiro Vega.
» Veja o comentário de Marcelo Cavalcante, direto da Argentina

FICHA TÉCNICA:

Brasil 0 x 0 Venezuela

Brasil - Julio Cesar; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires (Elano), Paulo Henrique Ganso e Robinho (Fred); Neymar e Alexandre Pato (Lucas). Técnico - Mano Menezes.

Venezuela - Vega; Rosales, Vizcarrondo, Porozo e Cichero; Lucena Rincón, Arango e González (Di Giorgi); Fedor (Maldonado) e Rondón (Moreno). Técnico - César Farías

Árbitro - Raúl Orosco. Cartões amarelos - Thiago Silva (Brasil), Fedor, Rondón, Moreno e González (Venezuela). Renda e Público - Não disponíveis. Local - Estádio Ciudad de La Plata, em La Plata (Argentina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário