RICARDO FELTRIN
EDITOR E COLUNISTA DO "F5"
EDITOR E COLUNISTA DO "F5"
O "F5" fez um levantamento do preço dos shows dos artistas mais
populares do país na atualidade. A reportagem descobriu quanto vale o
show de 20 artistas, grupos e duplas nacionais. Fazendo-se de
contratante, a reportagem pesquisou preços para shows simples: com venda
de ingressos ao público. Isso porque shows fechados, para empresas ou
particulares, custam muito mais.
Cachê de artista novo pode custar mais que o de 'medalhões'
Contratante de shows deve mimar artista, bancar hotel e 'toalhas brancas
Ouça Michel Teló e todos os artistas citados na Rádio UOL
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Segundo o levantamento, feito entre o final de janeiro e o início de
abril, Michel Teló, Fernando & Sorocaba, Paula Fernandes, Luan
Santanna, Gusttavo Lima e Thiaguinho, nessa ordem, estão entre os shows
mais caros do país. Podem custar de R$ 300 mil a R$ 350 mil (para shows
feitos no Estado de São Paulo). Há pelo menos seis meses Teló está
praticamente sozinho em 1º lugar no ranking de preços, mas pode-se dizer
que essa posição é temporária: há muito revezamento no topo no espaço
de um ano ou dois.
Zé Paulo Cardeal/Divulgação | ||
Fernando, Luan Santana e Sorocaba se apresentam no "Altas Horas" |
O valor dos shows obtido pela reportagem pode sofrer variações de
acordo com um número "x" de circustâncias, como mostrou a apuração.
Exemplo: se o artista tem São Paulo como base (e depósito de
equipamentos), seus shows no Estado podem custar menos. Outro exemplo:
se um artista vai se apresentar numa cidade a 150 km de São Paulo, em
uma determinada data, e uma cidade vizinha 100 km adiante aproveita o
"carreto" e contrata o artista também (para tocar dois dias depois), o
custo cai. Provavelmente o valor pago pela segunda cidade seja menor que
o da primeira. Se aparecer uma terceira cidade... e assim por diante.
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Shows em outros Estados também só são feitos quando há um número
crítico de "cidades" (ou empresários) contratantes, pois é oneroso (e
perigoso) andar por aí com uma megacarreta carregada de instrumentos
caríssimos e aparelhos tecnológicos e de iluminação de última geração.
No caso de gente que está por cima da "carne seca", como Gusttavo Lima,
Luan Santana, Thiaguinho ou Victor & Leo etc, esses artistas podem
cobrar o show na "tabela cheia", pois não faltam contratantes:
empresários e empresas que investem dezenas de milhões de reais em
entretenimento país adentro, uma indústria que movimenta hoje cerca de R$ 1,5 trilhão no mundo
A estimativa de contratantes de shows, ouvidos pela reportagem, é que
existam de 350 a 400 prefeituras no país que investem razoavelmente em
shows e entretenimento à população. Esse é o primeiro e mais importante
mercado de contratação de artistas "da moda" no país, os mais caros. Em
seguida há o mercado de shows em grandes empresas, mas não foi possível
obter dados a respeito.
Os valores exibidos abaixo não representam o cachê líquido dos artistas(leia mais abaixo):
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Com esse dinheiro os artistas precisam bancar toda sua infra-estrutura e
staff, como funcionários de escritório, advogados, músicos contratados,
empresários, transporte de equipamento e toda mão-de-obra envolvida num
show.
A estimativa é que os artistas acabam ficando com "apenas" 30% ou 40%
do valor total de cada show. Quem paga a hospedagem e alimentação é o
contratante, que também precisa, quase sempre, depositar 20% do valor
total logo na assinatura do contrato, e o restante a combinar.
Não foram incluídos nesta lista os shows de "medalhões" como Roberto
Carlos e Ivete Sangalo, pois também são artistas contratados da Globo, o
que distorce sobremaneira seus valores.
Para ter uma ideia, porém, em dezembro último Sangalo fez um show
fechado para uma empresa paulista da área financeira por R$ 400 mil. O
show de RC é ainda mais complicado de mensurar, mas estima-se que custe
sempre acima de R$ 1 milhão, já que é preciso contratar uma orquestra
junto (a dele, claro).
O preço de um show é uma espécie de "equação" que inclui variáveis
como: 1) se o artista está na moda e na mídia (Teló); 2) se emplacou um
eventual sucesso na novela da Globo ou nas rádios do país (Paula
Fernandes); 3) por seu tempo de carreira e estrada (Zezé e Luciano).
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Alberto Martín - 2.mar.2012/Efe | ||
Michel Teló |
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