Espaço do Internauta

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Lixão: o descaso escondido em Glória do Goitá

 
por Everaldo Costa

Enquanto os olhos se abrem à chegada das fábricas, que segundo o outdoor na entrada do Município de Glória do Goitá, Mata Norte do Estado, afirma que o “Desenvolvimento chegou”, se vedam para a atual realidade do lixão da cidade, fruto do descaso e incompetência dos poderes públicos de transformar em realidade, planos e promessas faladas, escritas e engavetadas.
A cena revela agressão não só ao meio ambiente, mas a dignidade humana. E é nesse cenário que famílias inteiras, homens, mulheres e crianças dividem espaço com bichos, fumaças e toda a vulnerabilidade que esse cotidiano oferece. Situação que além do ser humano, ameaça a conservação dos recursos do meio ambiente.
Tentando resolver esta situação, que tem sido a causa de grandes protestos pela população de forma geral, foi aprovada a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, que estabeleceu 2014 como a data-limite para o fechamento de todos os lixões do País. Para a Lei, o prefeito que não se adequar à nova regra poderá enfrentar ações e punições do Ministério Público. Quem sabe assim a situação do lixão de Glória do Goitá e de muitas outras cidades se resolva.
Jornalista Everaldo Costa.

2 comentários:

  1. gostei de ver que cartao postal maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. graçadp desde que eu mim entendo por gente que esse lixão é desse jeito,ate mesmo em outras gestões não é Everaldo?, e só agora que perceberam isso é muito engraçado como as pessoas so percebem os descasos quando o gestor que esta em exercício não é aquele que eles apoiam. Mais faz-me rir.

    ResponderExcluir