O fim do “apadrinhamento” político na
escolha dos diretores das escolas da rede estadual está cada vez mais
enterrado. Similar ao que aconteceu na seleção dos gestores das Gerências
Regionais de Saúde (Geres) acontecerá com o setor da Educação. A partir deste
ano o processo de seleção para diretor e diretor adjunto das estaduais passa
por uma inovação. A primeira fase do processo consiste em um curso de
aperfeiçoamento para as escolas estaduais que estiverem interessadas com um
total de 11 mil vagas e 180 horas.
As inscrições seguem abertas até o
dia 20 de junho no site da secretaria (www.educacao.pe.gov.br). Depois do curso
de aperfeiçoamento todos os candidatos certificados estarão aptos a se
candidatarem para seleção de diretores de escola. O processo de seleção passará
inicialmente pela análise da comunidade escolar sendo finalizada pelo
governador do Estado, Eduardo Campos. “Esta seleção vai ser feita para toda
comunidade. Em dezembro, no dia nove, professores, estudantes, pais e
funcionários da escola vão fazer a escolha dos três melhores candidatos. Em
seguida será gerada a lista tríplice e o governador então vai nomear a partir
desta lista o diretor”, explicou o secretário estadual de Educação, Anderson
Gomes. A lista final com os nomes será divulgada no dia 18 de dezembro e a
posse está marcada para o dia 02 de janeiro de 2013. Os escolhidos dirigem as
escolas no período de 2013 a 2015.
Os educadores que forem nomeados
diretores tem como compromisso formal participar do curso de especialização ao
mestrado – caso ainda não tenham essa formação. O objetivo do governo é
democratizar cada vez mais a seleção dos gestores, focando a qualidade técnica
dos profissionais participantes dos processos seletivos. “Estamos avançando com
essas mudanças. Precisamos de pessoas comprometidas com a Educação e que
conheçam tecnicamente a área. Notamos que deu certo na seleção dos gestores das
regionais de saúde e com certeza o sucesso se repetirá nas direções das
escolas”, avaliou a professora Ana Soares, 42 anos.
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