Espaço do Internauta

terça-feira, 15 de maio de 2012

Abertas as inscrições para o processo seletivo dos diretores de escolas estaduais

O fim do “apadrinhamento” político na escolha dos diretores das escolas da rede estadual está cada vez mais enterrado. Similar ao que aconteceu na seleção dos gestores das Gerências Regionais de Saúde (Geres) acontecerá com o setor da Educação. A partir deste ano o processo de seleção para diretor e diretor adjunto das estaduais passa por uma inovação. A primeira fase do processo consiste em um curso de aperfeiçoamento para as escolas estaduais que estiverem interessadas com um total de 11 mil vagas e 180 horas. 
As inscrições seguem abertas até o dia 20 de junho no site da secretaria (www.educacao.pe.gov.br). Depois do curso de aperfeiçoamento todos os candidatos certificados estarão aptos a se candidatarem para seleção de diretores de escola. O processo de seleção passará inicialmente pela análise da comunidade escolar sendo finalizada pelo governador do Estado, Eduardo Campos. “Esta seleção vai ser feita para toda comunidade. Em dezembro, no dia nove, professores, estudantes, pais e funcionários da escola vão fazer a escolha dos três melhores candidatos. Em seguida será gerada a lista tríplice e o governador então vai nomear a partir desta lista o diretor”, explicou o secretário estadual de Educação, Anderson Gomes. A lista final com os nomes será divulgada no dia 18 de dezembro e a posse está marcada para o dia 02 de janeiro de 2013. Os escolhidos dirigem as escolas no período de 2013 a 2015. 
Os educadores que forem nomeados diretores tem como compromisso formal participar do curso de especialização ao mestrado – caso ainda não tenham essa formação. O objetivo do governo é democratizar cada vez mais a seleção dos gestores, focando a qualidade técnica dos profissionais participantes dos processos seletivos. “Estamos avançando com essas mudanças. Precisamos de pessoas comprometidas com a Educação e que conheçam tecnicamente a área. Notamos que deu certo na seleção dos gestores das regionais de saúde e com certeza o sucesso se repetirá nas direções das escolas”, avaliou a professora Ana Soares, 42 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário