Espaço do Internauta

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Lagoa de Itaenga sedia Fórum Estadual da Economia Solidária


Começou nesta quarta-feita (3) e segue até a sexta (5) o encontro estadual do Fórum da Economia Solidária, realizado no Centro Municipal de Artesanato, em Lagoa de Itaenga. Quase cinquenta pessoas das regiões do todo o Estado participam da assembleia, que reúne conselheiros estaduais, representantes de empreendimentos e gestores públicos. Com a finalidade de estruturar e energizar o movimento de Economia Solidária em Pernambuco, os integrantes do Fórum realizam uma programação colegiada e intensiva, que objetiva, também, revistar o regimento interno, estruturado e aprovado em 2006.
De acordo com o participante Luís Damião, sócio fundador da ASSIM (Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores do Imbé, Marrecos e Sítios Vizinhos), este encontro “renova as expectativa de continuidade do Fórum em nível de Estado, e fortalece a luta pelas políticas públicas para a economia solidária”. O Secretário de Administração, Governo e Desenvolvimento Econômico de Lagoa de Itaenga, Gilmar Dias, destaca a importância de o município sediar o evento: “estamos recebendo lideranças comprometidas com a construção de uma sociedade menos desigual, e a prefeitura de Lagoa de Itaenga é parceira deste movimento. Sentimos felizes em contribuir com o Fórum da Economia Solidária, oferendo as condições de infraestrutura para o grupo trabalhar e produzir conhecimentos”.
Não para por aí. De acordo com Dias, ainda em abril o município irá implantar o primeiro Centro de Economia Solidaria de Pernambuco, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, Governo Federal e Entidades da Sociedade Civil. “Este equipamento público permitirá os produtores de vários municípios comercializarem seus produtos, gerando renda e desenvolvimento”, destaca. Este é o primeiro encontro estadual do Fórum de Economia Solidária do ano. A cada três meses o Fórum deve ser sediado em outras regiões do Estado pernambucano.
Sobre Economia Solidária
Um conjunto de atividades econômicas (produção, distribuição, consumo, poupança e crédito) organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras sob a forma coletiva, cooperada e autogestionária. Este ano, o Conselho Estadual de Encomia Solidária em Pernambuco completa 10 anos e está vinculado ao Fórum Nacional de Economia Solidária. Para quem deseja saber mais sobre o assunto, o órgão disponibiliza o Blog www.economiasolidariaempernambuco.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário