Espaço do Internauta

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Campos herda maior parte dos votos de Marina, corrige jornal

Do g1

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, receberia a maior parte das intenções de voto da ex-senadora Marina Silva se for ele - e não ela - o candidato do PSB a presidente da República em 2014, informou nesta terça-feira o jornal "Folha de S.Paulo".
No último domingo, mencionando dados de pesquisa do instituto Datafolha, o jornal informou erroneamente que o principal beneficiário da ausência de Marina Silva entre os concorrentes seria Dilma Rousseff (PT). Nesta terça, publicou texto corrigindo a informação. Com base no jornal, o G1também informou no domingo que o principal beneficiário era Dilma e, por isso, publica esta nova reportagem sobre o tema.
Veja a seguir os dados corretos, segundo a reportagem da "Folha" desta terça:
De acordo com o texto da correção, se Marina não concorrer, Eduardo Campos teria o apoio de 32% dos entrevistados que manifestaram intenção de voto na ex-senadora, no cenário atualmente mais provável - aquele em que os outros dois concorrentes seriam Dilma, que ficaria com 22%, e Aécio Neves (PSDB), que receberia 16%. Os que optariam por votar branco ou nulo seriam 23% na hipótese de Marina não concorrer - 6% disseram que não saberiam em quem votar.
No cenário em que o candidato do PSDB é o ex-governador José Serra, ele seria o principal herdeiro das intenções de voto em Marina, com 33%, segundo informou o texto de correção do jornal. Campos ficaria com uma parcela de 28% e Dilma, com 17% - 18% dos que preferem Marina optariam nesse cenário por votar branco ou nulo e 4% disseram não saber como votar.
Intenção de voto
Na pesquisa do Datafolha, realizada na última sexta, Dilma teria 42% das intenções de voto e venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje e ela tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Nesse cenário, segundo informou o jornal, Aécio teria 21% e Campos, 15%. Votos em branco ou nulos seriam a opção de 16%, e outros 7% responderam que não saberiam em quem votar.
Além do cenário com Dilma, Aécio e Campos, o instituto testou outros três. Em um, Dilma teria como adversários a ex-senadora Marina Silva (PSB) e Aécio Neves; em outro, o ex-governador José Serra (PSDB) e Eduardo Campos; e, no terceiro, Marina Silva e José Serra. Nos três cenários, Dilma aparece na frente, mas não venceria no primeiro turno.
A pesquisa ouviu 2.517 eleitores em 154 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário