Espaço do Internauta

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Santa Cruz

Santa Cruz vence e se classifica para próxima fase da Série D

A equipe tricolor venceu o Alecrim-RN no Arruda por 2x1. O próximo adversário será o Coruripe-AL

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
Tri-tricolor, tri-tri-tri-tricolor. O grito de guerra do Santa Cruz ecou com força neste domingo (18) pelo estádio do Arruda após a vitória da equipe pernambucana sobre o Alecrim-RN. Com o plcar de 2 x 1 a seu favor, o Mais Querido se classificou para a próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro de 2011 e deu mais um passo na sua caminhada rumo à elite do futebol nacional.

Os heróis que fizeram a massa tricolor soltar o grito de gol da garganta e misturar lágrimas e sorrisos de alegria foram Ludemar e Wesley com gols aos 50 segundos do primeiro tempo aos sete minutos do segundo tempo, respectivamente. O time pernambucano ficou na segunda colocação do grupo A3, atrás do Santa Cruz-RN, que encerrou a primeira fase em primeiro.

Em 2009, primeiro ano em que o Santa Cruz disputou a Série D, os tricolores também chegaram ao final da primeira fase dependendo apenas de si mesmo. No jogo, contra o CSA-AL, realizado no Arruda, porém, a vitória não veio. Dois anos depois, o enredo da fase classificatória teve outro final. Agora, o Santa vai enfrentar o Coruripe-AL na fase de mata-mata para escrever uma história diferente na Série D deste ano.

O JOGO

De um lado, o Santa Cruz, tradicional equipe do futebol brasileiro e atual campeão pernambucano. Do outro, o Alecrim-RN, time com uma folha salarial de cerca de R$ 25 mil. As diferenças entre as equipes ficaram apenas fora do campo, pois os dois times duelaram de igual para igual no primeiro tempo.

A impressão inicial é que o Santa Cruz iria atropelar o Alecrim-RN. Com menos de um minuto de jogo o atacante Ludemar fez o primeiro gol do jogo. Daí em diante, no entanto, o ataque tricolor passou a pecar bastante pela falta de objetividade. Em pelo menos duas jogadas, Flávio Recife teve a chance de ampliar o placar, mas tentou dar "um toque a mais" na bola e perdeu a oportunidade de iniciar uma goleada.

Uma dessas jogadas ocorreu aos 15 minutos, quando Flávio Recife avançou pelo lado esquerdo, após receber bola de Weslley. O atacante tricolou desperdiçou a chance ao pedalar na frente do zagueiro e perder a bola.

Encarrulado em seu campo de defesa no início da partida, o Alecrim-RN foi se soltando aos pooucos e começou a investir em contra-ataques perigosos, provocando sustos na torcida tricolor presente ao Arruda. Em uma das jogadas do time potiguar, Ewerthon cruzou e Andrei perdeu um gol fácil, quando ficou cara a cara com o goleiro Tiago Cardoso, chutando por cima do travessão. Pouco tempo depois, foi a vez do goleiro do Santa Cruz espalmar uma bola chutada por Diego, um dos nomes do jogo pelo Alecrim-RN.

A insistência do Alecrim-RN surtiu efeito. Aos 20 minutos, a equipe potiguar conseguiu empatar com um gol de Diego. O empate, porém, não abalou o Santa Cruz. Perto dos 30 minutos, os tricolores voltaram a ter chance de desempatar a partida ao intensificar a presença de seus atacantes no campo de defesa do Alecrim-RN. Porém, faltou maior faro de gol aos atletas do Mais Querido.

As maiores chances do Santa passaram então a sair das jogadas de bola parada. Dutra bateu falta e após um bate-rebate, quase os pernambucanos desempatam a o jogo. Para tentar segurar o Santa, o Alecrim-RN começou a parar as jogadas no meio de campo. Aos 34 minutos, nova falta para os pernambucanos. Dutra cruzou a bola na área e Leandro Souza, de cabeça, mandou a bola para fora.

Aos 35 minutos, Pinduca teve a chance de virar o jogo para o Alecrim-RN quando entrou na área do Santa livre de marcação. Para a sorte dos tricolores, o jogador perdeu o tempo da bola. As jogadas de perigo do Alecrim-RN passaram a ocorrer a partir de chutes de fora da área e já perto da etapa final a partida ficou truncada no meio do campo. O primeiro tempo chegou ao fim com quatro cartões amarelos, sendo um para o Santa (Flávio Recife) e três para o Alecrim-RN (Diego, Nino e Ewerthon).

SEGUNDO TEMPO

As equipes voltaram para o segundo tempo sem modificações. Pressionado pela torcida, o Santa Cruz começou a buscar o jogo e partiu logo para o ataque. O primeiro chute a gol foi dado por Ludemar, aos dois minutos, mas o juiz marcou impedimento. Já o Alecrim-RN, mesmo sem ter a vantagem do empate para se classificar, parecia satisfeito com o andamento do jogo e continuou investindo apenas nos contra-ataques.

Aos sete minutos, o Alecrim-RN foi penalizado pela postura defensiva. Em um cruzamento de Dutra, a bola sobrou para Wesley que chutou para fazer o segundo gol do Santa Cruz. No decorrer da partida, Natan, que estava parado por quase dois meses e ficou sem ritmo de jogo, saiu para a entrada de Jefferson Maranhão e Flávio Recife deu lugar a Ricardinho. As mudanças surtiram efeito e os pernambucanos levaram mais perigo à meta do goleiro Dida.

Dos 20 aos 35 minutos, o Santa Cruz teve chance de ampliar a partida e até de golear o Alecrim-RN, mas a falta de objetivade da equipe coral era latente. Aos 24 minutos num chute de Jeferson Maranhão, a bola passa rente à trave do Alecrim-RN. Aos 26 minutos, em um cruzamento de Ricardinho para Ludemar, que quase faz seu segundo gol no jogo. Pouco tempo depois Wesley ficou cara a cara com o goleiro e perdeu gol feito.

Já perto do final do jogo, o Santa ficou com um jogador a menos devido à expulsão de Kiros, que entrou lo lugar de Ludemar. Porém, mais aguerrido, o tricolor não sofreu mais nenhum susto na partida até o apito final do juiz. Festa tricolor no Arruda.

FICHA DO JOGO

SANTA CRUZ
Tiago Cardoso; Roma, André Oliveira, Leandro Souza e Dutra; Chicão, Memo, Weslley e Natan; Ludemar (Kiros) e Flávio Recife (Ricaridnho).
Técnico: Zé Teodoro
Cartões amarelo: Flávio Recife e Leandro Souza
Caertões vermelho: Kiros

ALECRIM-RN

Dida; Ewerthon, Ramon; Anderson, Gavião e Delano (Marcelo); Nino, William Carioca e Diego; Andrei (Edvaldo), Edvan e Pinduca
Técnico: Carlos Gutemberg
Cartões amarelos: Diego, Nino, Ewerthon e Edvaldo

Local: Arruda, Recife, PE.
Público: 33.999 torcedores
Árbitro: Felipe Duarte Varejão (ES)
Auxiliares: Jossemar Diniz Moutinho (PE) e Albino Andrade Albert Júnior (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário