Espaço do Internauta

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Saiba como pagar contas durante a greve dos Correios e dos bancários

Procon-PE recomenda que os consumidores entrem em contato com as empresas antes do vencimento da fatura e solicitem outros locais e formas para efetuar o pagamento

Da Redação do pe360graus.com

Os bancários entraram em greve nesta terça-feira (28) em todo o Brasil. Na mesma data que a paralisação dos Correios completa 15 dias. Por isso, o consumidor deve ficar atento para não ser cobrado de eventuais encargos e evitar que seu nome seja enviado aos serviços de proteção ao crédito.

O Procon-PE recomenda que os consumidores entrem em contato com as empresas antes do vencimento da fatura e solicitem outros locais e formas para efetuar o pagamento. As empresas devem disponibilizar outros meios para quitar os dividendos como internet, débito em conta, código de barras, sede da empresa ou casas lotéricas.

A emissão de boleto não pode ser cobrada, de acordo com norma do Banco Central (Resolução 3.693/09). A cobrança de boletos é considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor, pois as despesas relacionadas à produção da fatura não podem ser repassadas para os consumidores.

Caso o fornecedor não ofereça alternativas, o consumidor deve documentar esta tentativa de pagar o débito, podendo registrar uma reclamação contra a empresa no Procon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário