Espaço do Internauta

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aproveite as vantagens de deixar o carro em casa

Neste Dia Mundial Sem Carro, descubra os benefícios de movimentar mais o seu corpo



por Ana Paula de Araujo
O carro representa, sem dúvidas, uma grande facilidade. Mas você já parou pra pensar o quão dependente ficou das quatro rodas? Às vezes, mesmo para cursar um caminho curto, como ir à padaria ou à locadora, recorre-se a ele. O resultado imediato é que você se movimenta pouco e o meio-ambiente fica mais poluído.

Por isso, conversamos com a pesquisadora de consumo sustentável Adriana Charoux, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), e com o consultor de sustentabilidade João Paulo Altenfelder, da SEI consultoria em São Paulo, que propõem um desafio: que tal diminuir o uso do carro a partir de hoje? A seguir, conheça sete benefícios do uso racionado do automóvel. Os especialistas garantem: a soma deles renderá uma melhor qualidade de vida para você e para o planeta. 
  • Aproveitar o tempo no transporte público - Getty Images
  • Compare e economize dinheiro - Getty Images
  • Não se preocupar com estacionamento - Getty Images
  • Mais envolvimento com as pessoas e com a cidade - Getty Images
  • Mexer o corpo e queimar calorias - Getty Images
  • Aproveitar a companhia de uma carona - Getty Images
  • Colaborar com o meio-ambiente - Getty Images

Aproveitar o tempo no transporte público - Getty Images
 
 
1. Aproveitar o tempo no transporte público

Quando você está no volante, a atividade principal é prestar atenção no trânsito. "Ao adotar o transporte público ou, ainda, um taxi, você pode aproveitar seu tempo com outras atividades", explica a pesquisadora Adriana Charoux. Ler, ouvir música ou falar ao celular - hábito proibido se é você quem está ao volante - são só algumas delas. Além disso, em algumas cidades, como São Paulo, existem televisões instaladas tanto no ônibus quanto no metrô, que contam com programação educativa e informativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário