Espaço do Internauta

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Gravatá celebra Natal com “A Festa de Reis”

(Foto: Divulgação).
O espetáculo teatral de luzes, cores e efeitos especiais que marca a festa natalina em Gravatá, no Agreste do Estado, celebrará “A Festa de Reis”, uma encenação sobre a magia do reisado, expressão tradicional do folclore do Nordeste brasileiro com origem portuguesa. A estreia acontece no dia 13 de dezembro, às 19h30, no Parque Chucre Mussa Zarzar.
Haverá apresentações nos dias 14, 15, 20 e 21 de dezembro, sempre no mesmo horário. O ensaio geral pode ser conferido pelo público no dia 12 de dezembro, às 18h. A expectativa é que aproximadamente 120 mil pessoas assistam as apresentações.
Papai Noel é o narrador da história, que é dividida em 12 atos. Na noite de Natal de 1888, a magia do reisado entrou na casa de uma família de origem portuguesa. A mãe monta o presépio, enquanto conta para as crianças a história dos três Reis Magos, e toda a celebração acontece.
A encenação de 360 graus, feita por bailarinos, acrobatas e atores, envolve o público com coreografias aéreas, performances aquáticas, efeitos especiais, rapel, técnicas de alpinismo, suspensão circense e outras surpresas. O espetáculo tem duração aproximada de uma hora e ocupa uma grande estrutura de palcos fixos e móveis, tanques com até 1,2 mil m³ de água e telas para projeções de vídeo.
A montagem foi desenvolvida pelo Studio Festi, uma grife no mercado internacional de arte e entretenimento do artista Valerio Festi. O Natal de Gravatá é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e conta com o apoio da Prefeitura de Gravatá, além de incentivo da Lei Rouanet pelo Ministério da Cultura.
“O Natal de Gravatá evoluiu bastante. Podemos considerar hoje um produto em consolidação. Com o projeto, incentivamos a visita ao Agreste e estimulamos o turismo cultural”, avalia o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.
O espetáculo tem a participação de um elenco composto por aproximadamente 140 pessoas, com a participação de artistas locais entre bailarinos e acrobatas. Com a montagem, a ocupação hoteleira atinge os 90% nos finais de semana. Em suas duas primeiras edições, o espetáculo atraiu 280 mil pessoas e gerou R$ 18 milhões de receita turística.
Com informações da Assessoria e Folha de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário