Entre os dias 15 e 23 de Novembro, o público de Limoeiro e região terão a opção de ir a 17 atrações teatrais durante o 13º FESTEL – Festival de Teatro de Limoeiro. Na programação descentralizada do Festival, estarão acontecendo apresentações no Centro Cultural Ministro Marcos Vinicios Vilaça, na Praça da Bandeira, na Câmara de Vereadores e no Espaço Cultural Lionarte. Entre as programação destacam-se produções a nível local, estadual e o espetáculo internacional, vindo de Moçambique: “O Consiente Coletivo” da Cia. Vana Va Ndlelene, um espetáculo de rua, onde o canto e a dança nas pernas de pau, a percussão, o malabarismo, o cuspir de fogo, a comédia e a poesia num estilo afro-contemporâneo moçambicano retratam os efeitos da guerra civil em Moçambique.
A Abertura Oficial será na noite de do dia 15 (sexta-feira), no Centro Cultural com a apresentação do espetáculo “Um Molière Imaginário” do EREM Austro Costa em co-produção com o Centro de Criação Galpão das Artes. As peças apresentadas durante todo festival, terão entrada gratuita para todos os alunos fardados e/ ou acompanhados de professores, em qualquer um dos espetáculos. Para o público em geral será cobrando um valor simbólico no valor de R$ 5,00 para ter acesso aos espetáculos que acontecerão dentro do Centro Cultural. O 13º FESTEL, terá seu momento maior na noite do dia 23 (sábado) na Praça da Bandeira, quando ocorrerá a Premiação dos Melhores da Mostra Competitiva Estudantil, abrilhantado com a apresentação do espetáculo “Faustino – Um Falso Nordestino”, do Grupo Cena Teatro da cidade de Lajedo/PE, que encerrará mais uma edição do festival.
Nesta edição o Festival de Teatro de Limoeiro traz ao público a Mostra Competitiva Estudantil e a Mostra Nacional Paralela, com espetáculos sendo apresentados em diversos horários; ás 10h, ás 16h30, às 19h30 e as 21h. Nesta edição, a Lionarte através do FESTEL, presta homenagem a Arte-educadora Maria Inez Duarte, uma das nossas filhas ilustres que muito fez por nossa Educação, e sem dúvida foi, e é uma grande incentivadora da Cultura Limoeirense, sendo fundamental a 26 anos atrás, no surgimento do movimento Teatral organizado em nossa cidade e na fundação da Cia. de Eventos Lionarte, e consequentemente do movimento cultural e teatral em nossa região. Uma pessoa de ações ativas nas áreas da Educação e Cultura do nosso município.
Segundo Cláudia Correia, Presidente da Cia. de Eventos Lionarte, entidade realizadora do Festival. “O FESTEL faz parte de um conjunto de ações planejada pela companhia, que tem como objetivo a popularização o teatro; a formação de novas plateias; o reconhecimento e a valorização deste patrimônio cultural de nossa cidade, o teatro; e o intercâmbio de grupos e companhias teatrais. Além do mais, estamos em um só projeto levando a população muita diversão, alegria e interatividade.”
O 13º Festival de Teatro de Limoeiro, acontecerá de 15 a 13 de Novembro de 2013, e o público de Limoeiro e Região está convidado para este momento de celebração ao teatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário