Espaço do Internauta

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Direito de greve ameaçado

No mês passado, os servidores públicos foram surpreendidos com mais uma manobra do Senado para inviabilizar o direito de greve no setor.
O senador Romero Juca (PMDB – RR) propôs um relatório, na verdade um anteprojeto de lei, totalmente maléfico que, caso seja aprovado na Comissão Mista do Congresso, segue aos Plenários da Câmara do Senado.
Na comissão, a matéria pode ser votada apenas por acordos de lideranças, o que ainda não aconteceu por que nas duas vezes que foi a votação, os parlamentares foram surpreendidos pelas entidades sindicais que representam a categoria nacionalmente, como a CUT e a Condsef. Mas, eles desistem, nesta quarta, dia 20, mais uma vez o relatório do senador Juca irá à votação.
Os sindicalistas não aceitam o relatório do senador Juca porque ele estabelece que durante uma greve é preciso manter 50% dos trabalhadores trabalhando quando o serviço não é essencial. Se tratando de serviços essenciais esse percentual variar de 60% a 80%. Além disso, a lista dos serviços essenciais é muito vasta.
“Em vez de querer restringir o direito de greve, o Senador deveria se preocupar em regulamentar a negociação coletiva. Até hoje os gestores não são obrigados a negociar com a categoria. Muitas vezes uma greve instala simplesmente para haver negociação”, dispara o coordenador geral do Sinsep-Pe, Sergio Goiana.
Sindsep vai fechar nos dias 21 e 22
A sede do Sinsep-PE vai fechar nesta quinta e sexta feira, dias 21 e 22 de novembro, para conclusão das obras de reforma do local. Já as subsedes do sindicato, no interior do estado irão funcionar normalmente. Desde já a direção da entidade pede a compreensão de todos e explica que a reforma foi feita para atender melhor os seus associados. “Agora o sindicato está mais amplo e moderno”, explica o coordenador geral do Sindsep-PE, Sergio Goiana. Informações pelo (81) 3131-6350

Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco – Sindsep-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário