Espaço do Internauta

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Folha/TV Globo/Ibope: Geraldo mantém liderança. Daniel é o segundo


O candidato a prefeito do Recife pelo PSDB, Daniel Coelho, ultrapassa o petista Humberto Costa (PT) nesta quinta pesquisa de intenção de voto da Folha/TV Globo/Ibope divulgada neste domingo (23) . O representante da coligação Renova Recife (PSDB/PPS/PTdoB) surpreende ao subir nove pontos e ter agora 24% na preferência do eleitorado recifense, deixando para trás o petista que caiu vertiginosamente de 25% para 16% neste atual estudo. A liderança absoluta continua com o socialista Geraldo Julio que aparece com 39%. Na rodada anterior, divulgada no último dia 3 de setembro, o candidato do governador Eduardo Campos aparecia com 33%. O democrata Mendonça Filho saiu de 8% no último levantamento e surge agora com apenas 4%. Os demais postulantes não passaram de 1%, brancos/nulos somam 9% e não sabem ou não responderam 6%.
Com os números apresentados pelo Ibope, se a eleição fosse hoje, o cenário da disputa de um segundo turno eleitoral se daria entre os novatos em disputas majoritárias, Geraldo Julio e Daniel Coelho. Atualmente, o primeiro conta com o maior tempo de propaganda: 12 minutos e 38 segundos, enquanto o tucano tem menos de quatro minutos para expor suas propostas. Com a eventual nova etapa, o tempo de TV será igual para ambos e os debates passarão a ser no mano a mano. O perfil dos eleitores de cada candidato também foi revelado pela pesquisa do Ibope. Líder na estimulada, Geraldo tem mais preponderância no eleitorado masculino (39%) e feminino (39%), mais jovens (16 a 24 anos), 40%; mais velhos (50 anos ou mais), 38%; com até a 4ª série do Ensino Fundamental (37%), nível superior (34%). Daniel Coelho tem a preferência de 24% dos eleitores masculinos e 24% do feminino e divide com Geraldo o eleitorado com maior escolaridade, nesse segmento o tucano tem 33%.
No recorte por renda familiar da pesquisa estimulada, Geraldo também desponta na frente dos demais candidatos à PCR. O socialista tem a preferência 35% dos recifenses que ganham mais de cinco salários mínimos e 40% da parcela que ganha até um salário mínimo. Em segundo lugar, o representante do PSDB, Daniel Coelho, tem 27% (mais de cinco salários) e 23% (até 1 salário mínimo). Humberto Costa tem decréscimo em quase todos os grupos de eleitores. O petista tem maior perda entre os menos escolarizados (até a 4ª série), caindo de 37% para 21%.

Espontânea

Sem a apresentação dos nomes dos prefeituráveis, Geraldo Julio também dispara na frente dos demais candidatos. O socialista tem 33% das intenções de voto, seguido por Daniel com 21% e em terceiro lugar aparece Humberto com o emblemático percentual de 13%, índice próximo ao alcançado na última pesquisa. Mendonça Filho tem 3%. Os indecisos representam 18%, 13 pontos percentuais a menos em relação à rodada anterior. 10% declararam a intenção de votar em branco ou anular o voto no dia 7 de outubro. A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 20 e 22 de setembro e ouviu 1.106 pessoas. O número de registro no TRE-PE é 00139/2012.
Da Foha de Pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário