Espaço do Internauta

segunda-feira, 16 de julho de 2012

FICHAS SUJAS começam a cair

MP enquadra 12 candidatos em Jaboatão
CONTAS Todos os casos com base na Lei da Ficha Limpa
Jornal do Commercio
Se já era a campeã na lista de gestores com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jaboatão dos Guararapes agora lidera também a relação de candidaturas impugnadas por ficha suja. A Justiça Eleitoral no município recebeu ontem, último dia do prazo, 13 pedidos de impugnação de aspirantes aos cargos de prefeito e vereador sendo 12 delas com base na Lei da Ficha Limpa formuladas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O número é bem superior aos verificados no Recife (1) e em Olinda (1) sobre o mesmo tema. A Justiça tem até 5 de agosto para julgar os casos.
Ao todo, no Recife foram protocolados 13 pedidos de impugnação de candidaturas, mas apenas um deles com base na Lei da Ficha Limpa: contra o vereador Edmar de Oliveira (PHS), que teve contas rejeitadas pelo TCE da época em que era presidente da Câmara de Jaboatão, em 2003. Onze foram impetrados contra coligações proporcionais, por não terem cumprido a cota de 30% de mulheres na lista de candidatos a vereador, como determina a lei. E um derradeiro pedido foi protocolado contra o ex-prefeito João Paulo (PT) – candidato a vice-prefeito na chapa de Humberto Costa – por não ter apresentado uma certidão negativa criminal, fato que causou forte reação dos petistas (leia mais na página 4).
Em Olinda, houve apenas um requerimento de impugnação com base da Lei da Ficha Limpa, contra o candidato a vereador Carlson José Paes de Arruda (PSD). Na relação dos candidatos a prefeito que o MPE pediu impugnação em Jaboatão estão o ex-prefeito Fernando Rodovalho (PRTB) e o advogado Paulo Sérgio Ribeiro Varejão (PMN). O argumento que pesa contra Rodovalho é uma condenação judicial em segunda instância por improbidade administrativa. Contra Paulo Ribeiro Varejão, são contas rejeitadas no TCE. Ele também é impugnado por um correligionário, Adílson Souza, que tenta ter seu nome homologado como candidato a prefeito
Na lista do MPE de enquadrados na Lei do Ficha Limpa também constam os vereadores Edson Severiano de Oliveira, Louro (PSB), e José Givaldo Ribeiro, Neneca do Pistom (PMN), candidatos à reeleição, e os ex-vereadores Bartolomeu Rodrigues da Silva (PSD), Paulo Gustavo Coelho, Guga Coelho (PSC), e Paulo Roberto Mendes de Lima (PPS), que tentam retornar à Câmara.
Completam a lista os candidatos a vereador Geraldo Melo Júnior (PMDB), Hilton Cahu Sena (PTC), Jairo Cândido (PMN), Fernando Moreira de Lima (PCdoB) e Aguinaldo Custódio de Lima, o Loli (PSC). Todos estão na lista de gestores com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas, de acordo com o MPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário