Espaço do Internauta

terça-feira, 3 de julho de 2012

Brasil terá mais 5 mil vereadores nesta eleição

Blog da Folha
Nas eleições de outubro, as câmaras municipais de todo país deverão ganhar um novo contingente de 5.070 vereadores que vão ocupar as vagas criadas a partir da aprovação da Emenda constitucional 58, em 2008. A informação foi divulgação na edição desta terça (3) do jornal O Globo. Passado este pleito, o Brasil terá um total de 56.818 vereadores, em relação aos 51.748 eleitos em 2008. O aumento será de quase 10%. Em Pernambuco, numa conta rápida, os Legislativos do Recife, Olinda, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e tantas outras cidades aprovaram o acréscimo de vagas.
No levantamento anterior, feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado em maio, registrou-se a criação de 3.672 vagas. O prazo para aumentar as vagas acabou em 30 de junho. Ou seja, em pouco mais de um mês, foi contabilizada a criação de mais 1.398 vagas. Para calcular o número de vereadores nas eleições deste ano, foram usados os dados sobre a população divulgados pelo IBGE em julho de 2011: onde cresceu a população aumentou o número de vereadores.
A emenda impôs restrições financeiras às câmaras para evitar acréscimo de despesas diretamente com os novos vereadores. Porém, é certo que as vagas criadas ampliarão o custo do legislativo local, o que pesará nas contas das prefeituras. Além do aumento do número de vereadores, as câmaras municipais devem aprovar, até o final de setembro, reajustes dos subsídios dos vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário