Espaço do Internauta

sábado, 21 de maio de 2011

Lavar bem as mãos pode evitar doenças como hepatite, diarreia e viroses

Lavar bem as mãos pode evitar doenças como hepatite, diarreia e viroses

Não basta apenas molhar e usar um pouco de sabão; o infectologista Moacir Jucá ensina qual é a forma certa de lavar

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução TV Globo
Foto: Reprodução TV Globo
Ninguém gosta de ficar doente. Então, é preciso ficar atento a alguns cuidados simples que ajudam a evitar doenças, como por exemplo, lavar as mãos. Não basta apenas molhar e usar um pouco de sabão. Quem não lava bem as mãos está sujeito a doenças como hepatite, diarreia e viroses.

Sempre que sai com as três filhas, a dona de casa Ana Paula de Almeida leva, pelo menos, duas garrafinhas de água. “É para lavar as mãos, lavar a boca quando tomar um sorvete, for fazer um lanche...”, conta.

Na escola, principalmente na hora do recreio, é bem comum ver uma cena desta: crianças no chão, pés descalços, mãos na areia... Mas depois que a aula termina, todo mundo já sabe. “Vou lavar as mãos”, conta a pequena Giulia.

A lição que eles aprendem desde pequenos valem para toda vida: lavar as mãos é uma questão de saúde. Não existe um número de vezes específico. Segundo os especialistas, a necessidade surge em diversas situações: antes e depois de ir ao banheiro; de comer ou preparar alimentos; de pegar em bebês e doentes e de visitar pessoas em hospitais de modo geral.

As mãos também sempre devem ser lavadas antes de levá-las aos olhos, nariz e boca; depois de andar em ônibus, trens ou metrô ou pegar em dinheiro. O infectologista Moacir Jucá ensina qual é a forma certa de lavar. “A gente tem que lavar as palmas, o dorso das mãos, entre os dedos, as pontas dos dedos, o polegar e o punho”, explica.

Enquanto você lava bem as mãos, lembre-se de fechar a torneira para evitar o desperdício de água. O papel usado para secar as mãos pode ser usado também para fechar a torneira, que você pegou antes com a mão suja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário