Espaço do Internauta

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Reforma eleitoral pode liberar os “fichas sujas”

Blog da Folha, com informações do Correio Braziliense
Candidatos que, na avaliação de órgãos técnicos responsáveis, são considerados como pessoas que não sabem administrar o dinheiro público ou as próprias contas de campanha podem ser liberados a concorrer cargos eletivos por deputados federais e senadores. A possibilidade está na minirreforma eleitoral que o Congresso Nacional fará ao votar, no fim deste mês, projetos de lei que modificam as regras para participação nos pleitos. O texto final vai depender de acordo entre as lideranças partidárias, mas as articulações já apontam para a abertura aos “fichas sujas”. O Ministério Público avalia que a iniciativa tornará a Lei da Ficha Limpa “letra morta”. As informações são do jornal Correio Braziliense.
A facilidade para aqueles reprovados financeiramente ou os que têm condenações judiciais, de acordo com a publicação, fica em dois pontos. O primeiro, que consta em uma proposta, confirma e torna ainda mais clara e definitiva uma regra colocada na primeira reforma: a de que candidatos que tiveram contas de campanha reprovadas pela Justiça Eleitoral podem concorrer de novo, desde que as tenham prestado.
O outro ponto é que os parlamentares estão articulando tirar poder dos tribunais de contas de tornar ficha suja um candidato que teve a contabilidade reprovada em alguma função da administração pública que tenha exercido. Os congressistas desejam dar a palavra final para as Câmaras municipais ou Assembleias e, com isso, a definição fica para um voto político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário