Espaço do Internauta

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Quadro de saúde de Dominguinhos é grave e instável, dizem médicos

Compositor respira com a ajuda de aparelhos. Crédito: Ding Musa/Divulgacao
Compositor respira com a ajuda de aparelhos. Crédito: Ding Musa/Divulgacao
Permanece grave e instável o estado de saúde do compositor e mestre forrozeiro pernambucano Dominguinhos, de 71 anos. Boletim médico anunciado pela equipe responsável pelo atendimento ao músico no Hospital Santa Joana, no Recife, frisa a necessidade de mantê-lo sob cuidado intensivo e em observação pelas próximas 48 horas. O sanfoneiro está sedado e, desde ontem, respira com a ajuda de aparelhos. Ele é medicado com anti-microbianos (antibióticos) para tratar uma pneumonia contraída depois do périplo em homenagem ao centenário de Gonzagão, em Exu, no Sertão do estado.

Dominguinhos deu entrada na unidade de saúde na segunda-feira (17) com quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca. O músico é portador de diabetes e sofre com um câncer de pulmão há seis anos. Os médicos acreditam que o organismo debilitado em função dos problemas preexistentes e do tratamento quimioterápico podem ter facilitado o contágio do artista, diante da aglomeração de pessoas.

O oncologista de Dominguinhos, o médico Rossano Araújo, descartou o agravamento do câncer, estabilizado por conta da quimioterapia. O coordenador do CTI onde o cantor está internado, Odin Barbosa da Silva, abortou a hipótese de as emoções decorrentes dos tributos a Luiz Gonzaga terem contribuído para o surgimento da infecção. “Emoção por si só não influencia negativamente. Alegria não faz mal a ninguém. Não baixa a imunidade; pelo contrário”. O médico cogitou a possibilidade de o calor e a alimentação do músico terem colaborado para debilitar o sanfoneiro. Dominguinhos está sedado e entubado para se adaptar melhor ao tratamento. Até agora, não há previsão de alta.
(com informações do repórter Fellipe Torres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário