Espaço do Internauta

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pombos ganha distrito industrial exclusivo para setor moveleiro

AD Diper e Sindmóveis fazem últimos ajustes para criação do condomínio no município da Mata Sul




A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) vai inaugurar em Pombos um projeto piloto para os novos distritos industriais, que poderá servir de modelo aos próximos empreendimentos. Naquele município da Mata Sul será montado um distrito no modelo de condomínio, exclusivo para o setor moveleiro. Desse modo, depois de formatado, o empreendimento será administrado pelo conjunto de indústrias ali reunidas e não mais pela AD Diper, como acontece em dez dos 11 DIs existentes, espalhados no Grande Recife, Mata Sul, Agreste Meridional, Sertão do São Francisco e Sertão do Araripe. A exceção é o Conjunto Integrado Multifabril de Jaboatão dos Guararapes, o CIMJ, que já é administrado em regime de condomínio.

A área reservada ao novo distrito tem 18 hectares e está disponível para ser cedida pela AD Diper, bastando agora que o Sindmóveis (Sindicato das Indústrias de Móveis de Pernambuco) monte uma associação dos empresários que se instalarão no local ou reativar uma associação já existente há 30 anos, alterando seu estatuto.

O DI de Pombos, inicialmente, reunirá cinco fábricas. O presidente do Sindmóveis-PE, Vikentios Kakakis apresentou ao presidente da AD Diper, Márcio Stefanni, e ao secretário executivo de Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Roberto Abreu, a planta do projeto. Os destaques ficam por conta da presença de um showroom e de um centro de inovação e tecnologia para o setor de móveis que serão construídos no local. O distrito também vai dispor de áreas comuns, como banheiros e refeitório.

“O Estado tem recursos limitados e este formato de condomínio que faremos em Pombos, com apoio do Sindmóveis, vem ao encontro de nossos anseios para resolvermos questões relativas à manutenção dos distritos”, explica Márcio Stefanni. Na opinião de Vikentios Kakakis, o distrito de Pombos dará visibilidade ao setor e ao município. “Estamos orçando os estudos topográficos, as estruturas e os galpões”, enumerou o representante do sindicato.

SOBRE OS DIS - Pernambuco conta hoje com 11 distritos industriais implantados e existem outros 14 em estágio de implantação previsto para 2011 e 2012, levando-se em consideração iniciativas do Governo do Estado e de alguns municípios. Os distritos são planejados para serem constituídos em áreas propícias à recepção de atividades industriais e correlacionadas (atividades de comércio e serviço) ou em localidades na qual a chegada deste equipamento poderá contribuir como indutor do desenvolvimento do município e da região.

É na AD Diper, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que o empresário interessado em se instalar em áreas nos distritos encontra informações, apoio e faz a aquisição da área (compra ou doação, dependendo de uma série de fatores). A AD Diper também faz a conexão com as prefeituras, fornecendo assessoria para que sejam identificadas áreas e para que os agentes municipais possam negociar com os futuros empreendedores.

com informações da Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário