Espaço do Internauta

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vitória de Santo Antão das Praças, só não tem matadouro público



Prefeito Elias Lira inaugura reforma da Praça da Matriz com festa neste final de semana
A reforma da Praça da Matriz de Santo Antão será apresentada com festa na sua inauguração na noite desta sexta-feira (16). Destruída para reforma no dia das eleições de 2010, a Praça da Matriz foi palco de inúmeras polêmicas que chegou a instigar a oposição contra o Prefeito Elias Lira (PSD), envolver os moradores do bairro, bem como provocou uma suspensão de suas obras  perante a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), tudo em razão das 21 algarobas da Praça Dom Luiz de Brito estarem condenadas no projeto de reforma executada pela Prefeitura da Vitória de Santo Antão. As 21 árvores exóticas, da espécie algaroba, foram retiradas na madrugada da quarta para quinta-feira (30/06/11) de acordo com o projeto original da Prefeitura, para serem substituídas por uma outra espécie adequada a finalidade.
Outro problema somado às polêmicas, foi o fato da empresa responsável pela execução da reforma ter sido descontratada, fazendo a Prefeitura de Vitória de Santo Antão abrir uma nova licitação pública para a execução da obra, ao custo de quase R$ 1 Milhão. Cansado de esperar pela burocracia da Caixa Econômica Federal (CEF), o Prefeito Elias Lira teve que acelerar o término da reforma bancando com os próprios recursos dos cofres públicos do Município para entregar a obra, depois da pressão da Rede Globo de Televisão que aqui esteve e cobrou um posicionamento do novo Secretário de Obras Rivaldo Melo. A Prefeitura acabou assumindo um compromisso público com a Rede Globo para inaugurar a obra no dia 15 de dezembro de 2011.
A restauração da Praça da Matriz ganhou um parque infantil, uma quadra para eventos, um ponto para moto-táxi, dois banheiros, seis quiosques e 60 árvores nativas, sem falar na recuperação dos coretos e do chafariz. O Prefeito Elias Lira e todo o seu Secretariado inaugura na noite desta sexta-feira, pretendendo estender a festa para o centro da cidade que vai contar com um evento organizado na Praça Duque de Caxias no sábado (17), a partir das 21h - com a Abertura dos Festejos Natalinos, com as bandas Cheiro de Amor, Amigos Sertanejos e Faringes da Paixão. Já no domingo (18), a Prefeitura promove a Chegada do Papai Noel na Praça da Matriz.
Por outro lado, Vitória de Santo Antão sofre um paradoxo. Nós termos agora uma belíssima praça, porém não temos mais abatedouros públicos. Os dois matadouros que funcionavam em Vitória de Santo Antão foram interditados no dia 05 de dezembro. A interdição foi realizada por técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), que incluiu o fechamento de dez matadouros só na Zona da Mata.
A fiscalização também interditou o matadouro de Pirituba, Distrito de Vitória de Santo Antão, onde havia pedaços de animais expostos do lado de fora. O outro além de funcionar em área urbana, o que é proibido por lei, não obedecia às normas de higiene.
De modo que a população deve contar como ponto de lazer a Praça da Matriz e as demais que estão sendo decoradas para o Natal, além de todos aguardarem a inauguração da Academia das Cidades, no Bairro do Alto da Bela Vista. Contudo, a cidade não sabe onde comprar carne de boa procedência, pois não há abatedouro público. A população já sofre com a especulação de preços e a desconfiança do tipo de produto adquirido no comércio local da carne bovina.
Fonte a voz da vitoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário