Espaço do Internauta

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: 10 cenas inesquecíveis das novelas


O ano de 2011 foi marcado por diversas ousadias nas novelas, séries e seriados da TV brasileira. Tabus foram quebrados, outros mantiveram-se intactos, mas o que se salvou mesmo foi a velha tradição dos folhetins brasileiros: cenas de impacto que geraram grande repercussão entre o público, inclusive nas redes sociais.

Veja também: 2011, um ano de ousadia e nudez nas novelas

E mais: As periguetes que dominaram a TV em 2011
Para lembrar esses momentos, iG Gente selecionou as dez cenas mais inesquecíveis da ficção na TV em 2011. Confira a seguir.
1 - Prisão de Clô Hayalla em "O Astro"
Foto: Reprodução
Clô (Regina Duarte) assume o crime no final de "O Astro"
Regina Duarte roubou a cena na novela das 23h, interpretando a exagerada e dramática Clô Hayalla. Diversas cenas da personagem agradaram, gerando até bordões, como "ninguém brinca com Clô Hayalla!" Mas o grande clímax foi o desfecho de Clô: ela assumiu ter matado o marido, Salomão (Daniel Filho), e fez um discurso irônico, pedindo algemas, flashes e a reação da opinião pública, no último capítulo.
2 - Nudez de Márcio em "O Astro"
Foto: Divulgação/TV Globo
Márcio (Thiago Fragoso) na cena de nudez de "O Astro"
Já o filho de Clô, Márcio Hayalla (Thiago Fragoso), conseguiu chamar a atenção geral logo nos dois primeiros capítulos, com uma estratégia básica: tirou a roupa no meio de uma festa sofisticada. A cena, que já existia na versão original da novela, em 1978, porém de forma mais discreta, ganhou muito mais destaque em 2011. A nudez de Thiago Fragoso chegou a virar trend topic no Twitter. Só faltou mesmo quebrar um tabu: o nu frontal masculino na teledramaturgia.
3 - Beijo lésbico de "Amor & Revolução"
Foto: SBT/Divulgação
O beijo lésbico de Luciana Vendramini e Giselle Tigre em "Amor e Revolução"
O SBT tomou a dianteira ao colocar no ar uma cena inédita na teledramaturgia brasileira: um beijo na boca entre duas mulheres. Marina (Giselle Tigre) e Marcela (Luciana Vendramini) trocaram um intenso beijo, que dividiu opiniões. Apesar do sucesso da cena, a emissora desistiu de fazer uma versão masculina do beijo gay na mesma novela.
4 - Morte de Léo em "Insensato Coração"
Foto: Reprodução
Léo (Gabriel Braga Nunes) morre de vez em "Insensato Coração"
Um dos vilões mais cultuados nas redes sociais, Léo (Gabriel Braga Nunes) tinha uma legião de fãs, que torciam por ele, mas também queriam ver sangue. E viram: no último capítulo, o vilão estava trancafiado em um presídio. Um grupo de detentos faz então justiça: levam Léo, de elevador, para o alto de um dos prédios do presídio, diante do grupo de presos que toma banho de sol. Léo é jogado lá de cima, e termina estirado no chão, ao som de sua música tema: "Satisfaction".
5 - Falsa morte de Léo em "Insensato Coração"
Foto: Reprodução
O vilão comemora o sucesso de seu golpe: "Pronto, morri"
Mas antes disso, outra cena envolvendo a morte de Léo já havia virado hit: o vilão simulou a própria morte, em um acidente de avião. Ele matou o piloto, pulou de pára quedas e queimou o equipamento, para não deixar provas. Ao final, arrematou com a frase que virou bordão: "Pronto, morri".
6 - Casamento gay em "Insensato Coração"
Foto: Divulgação/TV Globo
O casamento entre Eduardo e Hugo em "Insensato Coração"
A Globo não exibiu o esperado beijo gay, mas em compensação os autores da novela fizeram um trabalho memorável, desenvolvendo o romance entre Eduardo (Rodrigo Andrade) e Hugo (Marcos Damigo) com delicadeza e seriedade. O final foi excelente: os dois se casaram em uma cerimônia discreta em casa, contando até com a presença do ex-homofóbico Kléber (Cássio Gabus Mendes), que se descobriu pai de Eduardo.
7 - Tereza Cristina se inspira em Nazaré Tedesco em "Fina Estampa"
Foto: Reprodução
Tereza no alto da escada, após cometer o crime inspirado em Nazaré
A vilã da atual novela das 21h já vem ganhando pontos com diversas cenas hilárias e marcantes. E a principal em 2011 foi o assassinato de um homem que tentava chantageá-la. Tereza empurrou o tal mafioso (Luciano Chirolli) do alto de uma escada, matando o sujeito. E assumiu sua inspiração: "Obrigado, Nazaré Tedesco", referindo-se à famosa vilã (Renata Sorrah) de "Senhora do Destino" (2004), que costumava matar suas vítimas empurrando-as da escada.
8 - Acidente de carro de "A Vida da Gente"
Foto: TV Globo/ Divulgação
O acidente com as irmãs de "A Vida da Gente" foi um ponto alto na trama das 18h
Um dos momentos de grande impacto da novela das 18h foi o acidente com o carro, que transportava Ana (Fernanda Vasconcellos), Manu (Marjorie Estiano) e a filha de Ana com Rodrigo (Rafael Cardoso). A cena foi realizada com requintes técnicos que impressionaram pelo realismo.
9 - Barraco em "Fina Estampa"
Foto: TV Globo/ Divulgação
O barraco com Tereza Cristina, Antenor, o bolo e os convidados, em "Fina Estampa"
Uma cena de "barraco" sempre rende. Em "Fina Estampa", o melhor exemplar do gênero aconteceu no início da trama. Tereza Cristina (Christiane Torloni) armou um escândalo ao ver o ex-namorado de sua filha na festa de renovação de bodas da perua, e ameaçou o rapaz, Antenor (Caio Castro), com uma faca - bêbado, ele derrubou o bolo da festa, aterrorizando os convidados.
10 - Susana Vieira no alto do prédio em "Lara com Z"
Foto: TV Globo
Susana Vieira em "Lara com Z"
O primeiro episódio do seriado trouxe uma cena interessante: a protagonista (Susana Vieira) faz um bizarro discurso, caracterizada como uma grotesca Lady Macbeth, no telhado de um teatro, ameaçando se matar. Vale destacar a ousadia de Susana Vieira ao encarar uma cena como essa, que poderia derrubar uma atriz. Susana, com seus 69 anos, escapou ilesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário