Espaço do Internauta

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Elias Lira tenta reabrir o matadouro público da Vitória de Santo Antão


Depois de ter acionado a Justiça tentando viabilizar a derrubada quanto a interdição do Matadouro determinada pela Adagro e a CPRH, através do MPPE, o Prefeito da Vitória de Santo Antão, Elias Lira (PSD), corre contra o tempo para cumprir 16 das 19 exigências contidas nos órgãos de fiscalização do comércio de abatedouro de carne bovina em Pernambuco, que fechou no início deste mês dez matadouros na Zona da Mata do Estado, dois destes localizados no Bairro do Matadouro (área urbana) e o outro no Distrito de Pirituba, Zona Rural de Vitória.
Na manhã dessa terça-feira (20), técnicos dos dois órgãos averiguaram as instalações do Matadouro urbano onde a Prefeitura executou uma reforma emergencial e apresentou o projeto de construção de um novo prédio fora do perímetro urbano, a ser definido nos próximos meses.  A Adagro conferiu a aquisição feita pelo governo municipal de uma ferramenta pneumática para o abate do boi e a construção de uma caldeira para o tratamento das vísceras dos animais.
Em entrevista ao correspondente do Blog A Voz da Vitória, José Sebastian, o Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória, Severino Roberto da Silva, declarou que os técnicos se surpreenderam com as boas condições encontradas no prédio e afirmaram que o de Vitória estar em melhores condições de uso do que outros matadouros visitados por eles. “O Prefeito quer mais tempo para poder construir um novo abatedouro, enquanto isso estamos cumprindo todas as exigências a fim de garantir o comércio de carne bovina com boa qualidade à região”, salientou.
A reabertura do Matadouro depende agora de um acordo com o Ministério Público através de um novo aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde o Prefeito Elias Lira deverá se comprometer com o projeto para a construção de um novo matadouro conforme as normas da Vigilância Sanitária e demais órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário