Espaço do Internauta

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Conhecer a procedência é fundamental na hora de comprar um carro usado

É importante, também, verificar toda a documentação do veículo e, se possível, levá-lo ao Detran ou a uma delegacia de Roubos e Furtos para ser vistoriado

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo
Para quem está longe, pode parecer um grande estacionamento. Mas é um feirão tradicional de compra e venda de motos e carros usados, que ocorre todo domingo, próximo à Ilha Joana Bezerra, no Recife. No local, também são vendidos CDs e DVDs piratas. A polícia e a CTTU passam e a desorganização continua do mesmo jeito: Carros em cima da calçada e, para facilitar a escolha, as peças ficam à mostra no meio da rua, ou cima dos carros.

Mas será que lugares como este são confiáveis na hora de comprar veículos usados? De acordo com o diretor de Operações do Detran-PE, Celivaldo Lira (foto 2), o principal ponto a verificar é a procedência: “Tem que procurar um lugar que conheça, uma concessionária, e também verificar a documentação do veículo. Ver se é original, se realmente condiz com as características do veículo e se a placa traseira tem um lacre de identificação de segurança”, orienta.

Se o proprietário não conhece ou tem dúvidas sobre a procedência, o diretor recomenda ir a uma delegacia de Roubos e Furtos para fazer uma vistoria no veículo: “Na delegacia tem agentes especializados para isso, para garantir que aquele veículo não é produto de roubo nem de furto, nem tem fraude na documentação”.

Mas se engana quem pensa que os carros usados são as maiores preocupações dos usuários. Um levantamento do Procon-Recife mostra que os carros novos lideram o ranking de reclamações. “Essa linha de produção não está sendo feita com a devida qualidade e o consumidor está tendo muito problema. A gente aconselha as pessoas a investigarem via internet quais são os fabricantes que mais recebem queixas”, orienta a diretora do Procon, Cleide Torres (foto 3).

E, no caso dos carros novos, é ainda mais complicado para trocar. “Eles pagam o frete caro e aí fazem de tudo para não trocar. Antes de comprar, é bom fazer um teste no próprio carro que vai levar. E também levar para um mecânico de confiança, para verificar as condições do motor”, afirma Cleide Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário