Espaço do Internauta

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Comanas: Programa de apoio a saúde atendeu expectativa

O encontro promovido pelo Consórcio dos Municipios da Mata Norte e Agreste Setentrional (COMANAS), no ultimo dia 17 de agosto no Cetreino-Carpina, para apresentação do Programa Regional Consorciado de Apoio a Assistência a Saúde, atendeu a expectativa dos prefeitos e secretários  participantes, através das palestras proferidas pelo prefeito de Passira Miguel Gomes de Freitas, Secretário Geral do Comanas e Paula Ravanelli Losada, Assessora da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
  O evento foi iniciado às 15h. com o brilhante pronunciamento do prefeito de Aliança e Presidente do Comanas, Azoka José Maciel Gouveia, seguindo-se as palestras e debates com encerramento às 18h. sob os aplausos dos participantes. Três prefeitos, 26 municípios, três Gerentes Regionais de Saúde e representantes de quatro Consórcios Públicos pernambucanos, tiveram ativa participação a importante e fundamental reunião.
  Os municípios que tiveram representação foram: Chã de Alegria; Machados; Timbaúba; Goiana; Ouricuri; Ferreiros; Itaquitinga; Tracunhaém; Lagoa de Itaenga; Aliança; Paudalho; Tamandaré; Lagoa do Carro; Limoeiro; Feira Nova; Passira; Casinhas; Carpina; Vertente do Lério; Nazaré da Mata; Vicência; Gameleira; Cortês; Angelim; Correntes e Tupanatinga.
 Marcaram presenças os prefeitos Azoka Gouveia (Aliança), Nicodemos Barros (Feira Nova), e Miguel Freiras (Pasira). Mário Moreira (II GERES-Limoeiro), Erlene Ribeiro (III GERES-Palmares) e Tatiane Lira (IX GERES-Ouricuri) e os Secretários de Saúde, Bartolomeu Silva (Machados),Nádia Chaves (Ferreiros), Glaucimar Brasil (Paudalho), Maria do Amparo (Passira), Karina Silva (Feira Nova), Tarcísio Feijó (Gameleira), Jailce Carla (Nazaré da Mata) e Maria do Carmo Nunes (Tracunhaém), Ediluce Leal (Casinhas) e Valberis Silva (Vertente do Lério).
 Além do Presidente Azoka Gouveia e demais prefeitos presentes, formaram a mesa de honra, Paula Ravanelli Losada, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Amaury Rezende, (Diretor de Planejamento, Programas e Projetos do Consórcio), Rose Lemos, Coordenadora da Regionalização da Saúde do Governo de Pernambuco, como também assessores e superintendente do Comanas, Luiz Petribu, (Assessor Jurídico), Valéria Celestina (Assessora Contábil), Carolina Landim Quintas (Superintendente do Núcleo Intermunicipal de Saúde),  e o Consultor de Consórcios Públicos,Laércio Queiroz.
 A coordenação dos trabalhos foi executada pela equipe operacional do Comanas, formada por Ana Graziella, Flávia Alves, Célia Pereira, Amaury Rezende, Juliana Carvalho e José Luiz Oliveira (NIS/Comanas).Foram apresentados cinco modelos de alternativas, para solução do problema de saúde através do Consórcio, ficando a escolha para apreciação e aprovação através de Assembléia Geral, ressaltando que a Dra. Paula Losada, se comprometeu agilizar junto ao Ministério da Saúde e Governo Federal as medidas legais para a normalização do atendimento á saúde da população nos diversos municípios de Pernambuco.
Luiz Moreira
Assessor de Imprensa
COMANAS-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário