Espaço do Internauta

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Aprenda a congelar e descongelar corretamente os alimentos

Dois chefs dão algumas dicas sobre o assunto e uma nutricionista explica quais são os prazos de congelamento de alguns produtos

Da Redação do pe360graus.com
Congelar alimentos de maneira correta não é apenas colocá-los no refrigerador. É preciso prestar atenção em prazos e formas de congelamento. Os chefs Renato Valadares e Leandro Ricardo ensinam a forma adequada de congelar e descongelar os alimentos.

Há várias formas de congelar alimentos cozidos. A primeira é em potes de plástico. “O pote tem que ser esterilizados com água quente e bem enxutos mesmo e o alimento tem que estar frio totalmente. Nunca encha o alimento até o limite do pote, deixe um espaço de mais ou menos dois dedos porque, quando congela o alimento, cresce o volume e pode quebrar o pote ou até estourar a tampa, então você vai perder a qualidade do alimento”, afirma o chef Renato Valadares.

No caso do molho de tomate, ele pode ser colocado em sacos plásticos específicos para congelamento. “A gente consegue tirar o ar todo e pode congelar em pequenas porções, colocando no freezer”, diz Renato Valadares.

O também chef Leandro Ricardo mostra como congelar alimentos crus. O que é vendido em latas ou caixinhas de papelão deve ser guardado em outros potes. “O ideal é você retirar da embalagem, colocar dentro de um pote ou colocar na geladeira, se for reaproveitar mais próximo, ou congelar se for mais longo”, afirma.

O ideal é que os ovos não sejam congelados, mas se não houver outra saída, o melhor é separar a clara da gema. Já os embutidos não precisam ser congelados, porque têm boa durabilidade. Mas, para conservar melhor, retire da embalagem e guarde em potes fechados ou envolva em um plástico.

De acordo com Leandro Ricardo, alguns tipos de queijo podem ir ao congelador. “Queijo fresco tem que ser consumido o mais rápido possível. Se você tiver uma pasta e congelar, você pode reconstituí-la depois, mas ele assim, natural, não deve. O parmesão ralado, como é um queijo mais seco, você pode congelá-lo porque vai ser pulverizado sobre alguma superfície e você vai gratinar, então, como ele vai estar esfacelado, ninguém vai perceber”, diz.

Descongelar é tão importante quanto congelar. “Se você quer descongelar uma peça grande carne, você coloca dentro de uma vasilha, coloca o plástico e bota para descongelar de um dia para o outro. No dia seguinte, você limpa e prepara do jeito que quiser. No caso do frango, tem que tomar mais cuidado ainda, Você tira da embalagem que veio do mercado, coloca numa vasilha plástica, embrulha e coloca na geladeira e só no dia seguinte. Nada de querer descongelar o frango de última hora dentro da torneira ou deixar ele descongelando do lado de fora porque a superfície vai descongelar, mas o resto vai continuar congelado”, afirma Leandro Ricardo.

PRAZOS DE CONGELAMENTO
Muitas pessoas congelam os alimentos e depois esquecem. Mas as carnes, o feijão e outras comidas não podem ficar congelados por muito tempo. De acordo com a nutricionista Graça Albuquerque, a carne de frango pode ficar no congelador durante um ano, se estiver inteira. Já se for cortada em pedaços, o prazo de congelamento é de nove meses.

Os miúdos crus podem ser mantidos congelados por até seis meses. Já o prazo de congelamento para a carne cozida varia de quatro a seis meses, mas, se ela estiver frita, pode ser congelada por até quatro meses. Os bifes crus devem ser guardados, no máximo, entre seis meses e um ano. Se a carne vermelha estiver cozida, pode ser guardada de dois a três meses. Já a feijoada pode ficar congelada por um mês; e o molho pronto, de dois a três meses.

As gemas e as claras podem ser congeladas de forma separada e cruas por, no máximo, um ano. Ainda de acordo com Graça Albuquerque, as pessoas não devem descongelar e congelar novamente os alimentos, porque eles podem perder os nutrientes e estragar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário