Espaço do Internauta

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nível do Rio Carimã sobe mais de dois metros e alaga ruas de Barreiros

Cerca de 150 famílias ficaram desalojadas e estão nas casas de parentes; Rio Una encheu um pouco, mas não apresenta nenhum perigo


Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
Por causa das chuvas que ocorrem desde a noite da última quinta (28), em Barreiros, na Zona da Mata Sul, o nível do rio Carimã (fotos)

Os moradores contaram que, durante a noite, a água invadiu as casas do bairro dos Lotes. As famílias acordaram assustadas e passaram a madrugada tirando os móveis de dentro dos imóveis. Ainda pela manhã, o nível da água baixou.

Segundo a Defesa Civil, o Rio Una encheu um pouco, mas não apresenta nenhum perigo. Cerca de 150 famílias ficaram desalojadas e  estão em casas de parentes. Algumas delas tinham acabado de recuperar os estragos do ano passado, quando enchentes arrasaram a região.

É o caso da família da dona de casa Maria da Conceição, que vive numa casa da beira do Rio Una com o garoto Rian, de apenas três anos. “Eu queria sair daqui porque quem tem criança morar num lugar desses, né?”, diz a dona de casa.

A chuva trouxe o medo de uma nova enchente. No mês de junho do ano passado, a água devastou toda a região. Ao todo, 41 municípios foram atingidos pela cheia de quatro rios e 27 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas. Na ocasião, muitas casas em Barreiros foram cobertas pela água.

Na residência da dona de casa Roberta Maria dos Santos, a lama ainda está nas telhas. Há poucos meses, ela voltou a morar no local e agora convive com o medo de alagamento mais uma vez.

“A gente não tem para onde ir a não ser para a casa de parentes e amigos que moram no alto e dá abrigo para a gente. Mas, quando não temos para onde ir, a gente tem que voltar. Deixa secar, lava e volta novamente. Depois a água vem de novo, a gente sai e depois volta novamente”, conta a dona de casa.
subiu mais de dois metros. De acordo com a Defesa Civil do município, a água já alagou várias ruas da cidade. Alguns bairros ficaram debaixo d'água e o bairro da Gorete foi o mais atingido. Ao todo, 750 pessoas estão impossibilitadas de voltar para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário