Espaço do Internauta

sábado, 30 de abril de 2011

Chuvas

Temporal atinge RMR e provoca deslizamentos e inundações

Segundo o Instituto de Meteorologia, das 9h de sexta até 9h deste sábado, choveu 72 milímetros; cidades que mais sofreram com a chuva foram Recife, Jaboatão, Abreu e Lima e Paulista

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
Um temporal atingiu, na madrugada deste sábado (30), a Região Metropolitana. As cidades que mais sofreram com a chuva foram Recife, Jaboatão, Abreu e Lima e Paulista. O Corpo de Bombeiros recebeu 179 chamados para retirar pessoas ilhadas - tanto dentro de casa como motoristas que ficaram presos dentro dos carros. Os bombeiros atenderam também moradores de quatro casas que ficaram danificadas e um deslizamento de barreira.

A chuva mais intensa foi entre a meia-noite e 1h. Do começo do mês até a manhã deste sábado, o acumulado no Recife atingiu quase 570 milímetros. A média do mês é de 350, ou seja, já choveu o dobro do que normalmente chove na cidade. E a previsão é de mais chuva, segundo os meteorologistas.

A Celpe registrou um aumento de 40% no número de chamados. A Companhia informou que faltou energia nos bairros das Graças, Espinheiro, Rosarinho e Boa Viagem, no Recife, e no bairro do Janga, em Paulista. A Celpe disse, também, que reforçou as equipes de prontidão para que a energia volte às áreas onde ainda falta luz.

De acordo com o coordenador da Codecipe, major Cássio Sinomar (foto 7), seis pessoas estão de plantão no prédio da Defesa Civil. “Nós estamos monitorando direto com as coordenadorias. Cabe as coordenadorias manter a prontidões em alerta”, diz. Ele afirma que, no Interior, nos municípios de Palmares, Barreiros e Água Preta, a situação já foi normalizada.

RECIFE
Em algumas ruas da Zona Norte, a água invadiu garagens, deixou carros cobertos de água e moradores sem poder usar o elevador. Em Casa Forte, o subsolo do edifício Desembargador Abílio Tavares ficou alagado e quatro carros ficaram completamente submersos.

Muitos sinais dos bairros de Casa Forte, da Madalena, das avenidas Caxangá a Agamenon Magalhães ainda estão sem funcionar. A CTTU informou que vai enviar equipes para controlar o trânsito na área.

Veja onde estão localizados os semáforos apagados:
- Avenida Norte com Cônego Barata, no Rosarinho
- Avenida Norte, Mangabeira
- Avenida Abdias de Carvalho com Rua João Ivo, no Prado
- Rua Real da Torre, com Avenida Caxangá, na Torre
- Avenida João de Barros com Avenida Norte
- Avenida Agamenon Magalhães - altura do Mc Donald’s e do Hospital da Restauração
- Avenida Caxangá com ribeiro pessoa
- Avenida Guararapes com av. Dantas Barreto

Na Rua Teles Júnior, no bairro dos Aflitos, os moradores ficaram isolados. Carros que estavam estacionados na pista foram quase encobertos pela água.

A Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, estava intransitável, por isso, os motoristas seguiram pela Avenida Conselheiro Aguiar, na contramão. Também houve trânsito caótica na Avenida Agamenon Magalhães, que ficou coberta pela água.

JABOATÃO
Na Rua Joaquim Maurício, por volta das 1h20, uma barreira deslizou e parte de uma casa foi atingida. Não houve vítimas. Já na rua Dom Expedito Lopes,  na subida do Monte dos Guararapes, Jardim Jordão, uma pessoa ficou ferida após a queda de uma encosta. Ela foi encaminhada para uma policlínica da região. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

ABREU E LIMA
De acordo com denúncias de moradores, várias ruas do bairro Timbó estão alagadas. Eles afirmam que a água invadiu as casas em uma altura de quase meio metro. Na Rua São Cristóvão, as pessoas ficaram toda a madrugada tirando a lama e água de dentro das casas.

PAULISTA
Em Paratibe, na rua Luiz Alves de Sousa, uma idosa morreu tentando salvar os móveis de casa, que foi invadida pela água. Regina Nunes, de 77 anos, levou uma queda enquanto ajudava a filha a retirar os objetos. Ela chegou a ser levada para o Hospital Miguel Arraes, mas, como perdeu muito sangue, não resistiu.

no bairro de Arthur Lundgren II, uma barreira deslizou, destruindo uma casa e atingindo outra, por volta de 1h. Josibias Pereira de Mendonça, morador da casa mais afetada, informou que havia seis pessoas dentro do imóvel no momento da queda, mas conseguiram sair a tempo. Ninguém se feriu.

Em nota, a Defesa Civil de Paulista informou que foi feita a vistoria no local e que os moradores das três casas consideradas ameaçadas devem procurar abrigo na casa de parentes durante o fim de semana. Na próxima segunda-feira (02), essas pessoas devem ir à Secretaria de Desenvolvimento Social e da Mulher, em Paulista, para fazer o cadastro e ter direito ao auxílio-moradia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário