A Rede TV!, no ar desde novembro de 1999, deverá ser adquirida pelo portal Terra. As negociações entre a Rede TV! e o Terra, que foram iniciadas no fim do ano passado, estão em estado avançado, e a previsão é de que a aquisição seja anunciada na semana que vem, coincidindo com o lançamento de um novo serviço de vídeo on-demand do portal.
O canal estava atrasando o pagamento de salários de seus funcionários desde outubro de 2011. A crise financeira da emissora foi agravada por incidentes como a perda dos direitos de transmissão do UFC para a Rede Globo, e culminou com a perda do programa humorístico Pânico na TV, que passará a ser exibido pela Band. Na semana passada Marcelo Carvalho, vice-presidente da Rede TV!, culpou a Globo pelo atraso de salários, citando o UFC e também a perda dos direitos da Série B do Campeonato Brasileiro, que teriam causado perdas de R$ 45 milhões de receitas.
Em paralelo, o portal Terra, maior empresa de mídia online da América Latina, presente em 17 países mais os EUA, há tempos está investindo em transmissões de vídeos. O Terra TV, que transmite shows, documentários, filmes e séries como Lost e Desperate Housewives, fez recentemente a cobertura do Carnaval de Salvador com o apoio de nove patrocinadores cujas cotas somaram R$ 15 milhões. Segundo dados divulgados pelo portal, o número de streamings de vídeo atingiu 10 milhões, aumento de 65,7% na audiência em relação a 2011.
O Terra há tempos estava flertando com a possibilidade de investir na aquisição de uma rede de televisão aberta. A crise financeira da Rede TV!, que coincidiu com um momento no qual o Terra preparava-se para lançar um novo serviço de vídeo sob demanda pela internet que concorrerá com serviços como Netflix e Crackle, representou a oportunidade ideal para que o portal realizasse enfim o desejo de estar presente em todas as plataformas e meios possíveis, incluindo televisores tradicionais até smartphones, tablets e smart TVs.
A aquisição da Rede TV! pelo Terra não afetará a contratação do humorista Rafinha Bastos, que recentemente assinou contrato de dois anos com a emissora para apresentar a versão brasileira do programa Saturday Night Live. E deverá ajudar a emissora a segurar Luciana Gimenez, cujo programa SuperPop representa atualmente o maior faturamento da Rede TV! depois da perda do Pânico na TV.
Esta negociação é mais um indício da forte movimentação do mercado, agitado desde que o canal Fox Sports adquiriu o BandSports. Também é mais um indício de que a internet está cada vez mais integrada com a mídia televisiva, vide os planos do Google de lançar um serviço de TV por assinatura nos EUA em breve, ou o lançamento da Apple TV, disponível para compra no Brasil desde dezembro do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário