Espaço do Internauta

terça-feira, 13 de março de 2012

Pernambuco produzirá Miojo em Glória do Goitá, com investimento de R$ 46 milhões

Pernambuco vai passar a produzir o macarrão da marca Miojo. A expectativa é que em dezembro pacotes de macarrão instantâneo começam a sair da pequena Glória do Goitá para ganhar o Nordeste. Essa foi a previsão divulgada por executivos do grupo Nissin/Ajinomoto, após uma visita ao governador Eduardo Campos. A fábrica de R$ 46 milhões da joint-venture formada em 1975 por duas empresas japonesas, que está em construção na cidade da Zona da Mata, estará concluída até setembro. Quando estiver operando, terá capacidade para produzir 1.200 pacotes de Miojo por minuto e empregará diretamente 200 pessoas.

Atualmente, o Brasil consome 2 bilhões de pacotes de macarrão instantâneo por ano, com previsão de crescimento anual de 5%. O volume coloca o País entre os dez maiores consumidores do mundo. Desses, oito são asiáticos, o que deixa os brasileiros atrás apenas dos norte-americanos fora da Ásia. A Nissin/Ajinomoto detém 60% de participação do mercado nacional (1,2 bilhão de porções). No Nordeste possui 45% e em Pernambuco 39%.

Tamanha presença fez com que a fábrica de Ibiúna (SP) se aproximasse do seu limite de produção. Com isso, será a planta de Glória do Goitá a principal responsável por fazer o grupo crescer no Nordeste. Inicialmente, o objetivo é fazer com que os 45% se tornem 60%.

Pernambuco ganhou a preferência pela localização geográfica e infraestrutura logística, principalmente por contar com o complexo de Suape. Inicialmente, a fábrica local irá atender apenas o Nordeste, mas não estão descartadas operações de exportação para os países do Mercosul via Suape no futuro.

A área de 22 hectares não será toda utilizada nesse primeiro momento, dando margem para ampliações nos próximos anos. Tudo irá depender do desempenho do mercado, esclareceu o diretor de Recursos Humanos, Administrativo e Jurídico, Ivo Aguemi. 
 
Fonte: Blog de Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário