Espaço do Internauta

quinta-feira, 1 de março de 2012

Pacto pela Educação é apresentado a gestores do GRE Vitória

Fotos: Tadeu Prado
O Secretário de Educação, Anderson Gomes, e uma comitiva composta por técnicos das secretarias de Educação e Planejamento estiveram na Gerência Regional de Educação – GRE da Vitória de Santo Antão, para apresentar os detalhes sobre o Pacto pela Educação, na tarde dessa quarta-feira (29).
De acordo com Gomes, a perspectiva é visitar todas as 17 gerências do Estado. “É importante que os gestores tenham conhecimento do Pacto, saibam como ele funciona e, principalmente, busquem as ferramentas necessárias para implantá-lo em suas escolas. Colocar esse plano em prática dará um salto qualitativo na Educação do Estado como nunca ocorreu antes e, por isso, não podemos errar”, garantiu o secretário.
O encontro foi prestigiado pelos Prefeitos de Bezerros e de Glória do Goitá, Bete de Dael (PR) e Djalma Paes (PSB), respectivamente, além da presença do vice-prefeito da Vitória de Santo Antão – Henrique Filho (PR), da Secretária de Educação de Vitória Maria José Lira, e do presidente da Câmara de Vitória – José Aglaílson (PSB).
O Secretário explicou como funciona o monitoramento do desempenho escolar em gráficos digitais disponibilizados aos gestores, inclusive ao governador Eduardo Campos (PSB), onde detém dados atualizados da vida escolar. Atualmente, o Pacto está sendo aplicado em 300 escolas-piloto, as quais representam 27% das unidades de ensino estaduais e cerca de 173 mil estudantes. Em 2012, serão 710 e, até 2014, todas as escolas da rede estarão envolvidas no processo. Entre as variáveis analisadas bimestralmente pelo Pacto, estão a freqüência dos professores e alunos, cumprimento do conteúdo curricular, relação entre as aulas previstas e as aulas dadas, além da participação familiar em reuniões escolares. “A nossa meta é garantir que 95% dos estudantes estejam nas escolas, evitando assim as altas evasões”, destacou Gomes.
Para a gestora do GRE Vitória, Ana Xavier, o encontro demonstra o interesse do Governo do Estado em envolver e aproximar todos os atores integrantes do Pacto. “Na nossa regional, são 41 escolas participando dessa fase inicial em 13 dos 17 municípios que gerenciamos. É bom perceber que já conseguimos elevar alguns dos índices e saber o que devemos fazer para continuar avançando. É um desafio para todos nós, mas que trará apenas recompensas num futuro próximo”, analisou.
Anderson Gomes aproveitou a oportunidade para responder as principais apreensões dos gestores escolares, os quais cobraram ações imediatas de manutenção dos prédios da rede estadual. Ele esclareceu que as bancas escolares devem chegar e explicou que a demora se deve a um problema na licitação, o qual preventivamente suspendeu temporariamente a produção e entregas. Com relação a disponibilização de vigilantes e merendeiras, Gomes frisou que há um processo de licitação que deverá priorizar a vigilância digital e que no caso das merendeiras haverá uma seleção até junho.
Sabendo da dificuldade em garantir professores de matemática, física e química, o Secretário garantiu que isto é um problema superado em razão de haver uma determinação em contratar temporariamente estes profissionais de forma imediata para preencher as lacunas existentes.
“Nós precisamos aprender a explorar a tecnologia a nosso favor. Equipar as salas de aula com data show, distribuir notebooks para os professores e tablets, para alunos do ensino médio. Esses são apenas meios que estamos possibilitando para que vocês, docentes e gestores, utilizem da melhor maneira possível. Os países de 1º mundo fizeram isso há 15 anos e essa ainda não é uma realidade de todo o Brasil, mas Pernambuco está vivendo. Nós queremos e vamos ter a escola do futuro”, declara Gomes.
Plano – O Pacto pela Educação é uma política voltada para a qualidade da educação, para todos e com equidade, com foco na melhoria do ensino, da aprendizagem e dos ambientes pedagógicos. Está distribuído em dez diretrizes, como valorização do profissional da educação, aperfeiçoamento dos padrões básicos de funcionamento, expansão do ensino integral e profissional e melhoria da educação indígena, de campo e de adultos.
Além da parte pedagógica, o plano contempla a implantação de novas tecnologias que estarão à disposição das escolas, professores e estudantes. “Adquirimos notebooks acoplados com data show para todas as salas de aula da rede e softwares educacionais de diversos componentes curriculares. Além disso, ampliaremos o professor conectado e todos os nossos docentes terão um computador novo”, adiantou Gomes.
Já para os alunos, a Secretaria de Educação promoverá cursos intensivos de inglês e espanhol, intercâmbios internacionais e atividades de qualificação profissional. “Tudo que fazemos tem como alvo principal o nosso estudante. Temos que aproximá-lo da sala de aula e fazê-lo ter vontade de estudar e se qualificar. Apenas dessa forma conseguiremos ter êxito em nosso trabalho e assegurar um desenvolvimento sustentável para o nosso Estado”, analisou.
PISO – O núcleo do Governo do Estado deve anunciar nesta quinta-feira (1º), como deve ficar o pagamento do Piso Nacional do Magistério, fixado pelo MEC nesta semana no valor de R$ 1.451,00, pelo qual o Governo do Estado reluta em pagar o valor integral desde a legitimação da Lei Federal.
“Vamos anunciar o percentual do Piso. Sabemos que o atual valor pago é pouco, porém significativo, tendo em vista que o Governo vem reajustando em escalas significativas. É um problema que precisamos resolver”, sintetizou Gomes. Além de ressaltar os novos recursos tecnológicos, Anderson Gomes também apontou as ações que estão sendo realizadas para valorização do professor, criação de conteúdos pedagógicos e Siepe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário