Espaço do Internauta

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Principais Manchetes

Detran abre inscrições para programa de emissão de habilitação gratuitamente
As inscrições para o programa CNH Popular, do Governo do Estado, oferece, este ano, 15 mil vagas. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pela internet até o próximo dia 28. Imagem: Marília Simas/Esp AQUI PE/DP/D.A Press
Marília Simas/Esp AQUI PE/DP/D.A Press

Assista ao vídeo
Detran abre inscrições para programa de emissão de habilitação gratuitamente. Imagens: Ed Wanderley/DP/D.A Press


Agora é possível não apenas conseguir tirar uma habilitação gratuitamente, mas também acrescentar novas categorias à que você já possui sem ônus. A ampliação e flexibilização de critérios do Programa CNH Popular, do Governo do estado, veio em bom momento, em especial para desempregados por mais de um ano ou cidadãos cuja renda familiar não ultrapassa três salários mínimos. As inscrições para o programa, que oferece, este ano, 15 mil vagas, já estão abertas e devem ser feitas pela internet até o próximo dia 28.
Mais uma vez, podem participar do programa alunos da rede pública de ensino, egressos d sistema penitenciário, beneficiários de programas sociais a exemplo do Bolsa-família ou Chapéu de palha, desempregados há mais de um ano e trabalhadores com renda familiar abaixo de três salários mínimos. Do total de 157 mil inscritos no ano passado, 12 mil já estão com as habilitações em mãos, enquanto as demais devem se reinscrever no programa para disputar uma nova vaga em 2011.
Para garantir o acesso aos interessados, além das 99 unidades de atendimento do Detran espalhadas pelo estado, 36 pontos de apoio da Cãmara de Dirigentes Lojistas, além de escolas públicas e expressos-cidadão estarão disponíveis para que a inscrição seja realizada no endereço http://www.detran.pe.gov.br/. Todos os dados fornecidos deverão ser comprovados por meio de documentos quando houver a convocação do primeiro grupo de selecionados, previsto para o dia 10 de março.
De acordo com o secretário das cidades, Danilo Cabral, serão investidos um total de R$ 9 milhões no programa apenas este ano, dividindo-se 50% das vagas para a Região Metropolitana do Recife e interior do estado. “O objetivo é que o programa cresça cada vez mais, tendo como meta a emissão de 100 mil habilitações até o final de 2014”, garante.
Entre as principais alterações no programa estão a elevação do teto da renda familiar proposta, que passou de dois para três salários mínimos, a diminuição do tempo de desemprego, que caiu de dois anos para apenas um e a possibilidade de adicionar uma categoria a uma carteira de habilitação já existente, realidade que não existia até o ano passado.
Segundo o diretor-presidente do Detran-PE, José Humberto Cavalcanti, a ideia é democratizar ainda mais o acesso ao benefício, sem comprometer a segurança do processo, já que há um cuidado para não conceder habilitação, por exemplo, a analfabetos. “Apenas no ano passado, 37% dos candidatos foram reprovados, muitos por dificuldade de leitura do conteúdo teórico ou de compreensão dos critérios exigidos. Em contrapartida, as chances também foram ampliadas e quem só poderia ser reprovado uma vez nos exames, agora pode cinco”, esclarece.
Serviço
Inscrições pelo http://www.detran.pe.gov.br/
09/02 a 28/02 - Inscrição de candidatos
10/03 – Divulgação de ranking dos selecionados
14/03 – Convocação de candidatos

Por Ed Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário