Espaço do Internauta

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Principais Manchetes


Reajustes das mensalidades escolares no início do ano bem acima da inflação

Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que os reajustes das mensalidades escolares no início deste ano foram bem acima da inflação registrada em 2010. Quem mora no Distrito Federal é que pagou a maior conta: na educação infantil, o aumento chegou a 9%. Nos ensinos fundamental, médio e superior os reajustes também foram maiores do que em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Para o diretor do Procon, Oswaldo Morais, os pais devem exigir a planilha de custos na escola, e caso ele detecte que houve abuso no aumento na mensalidade ele deve procurar o Procon.
Já a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino, Amábile Pacios, afirma que os reajustes das mensalidades está ligado não está ligado à inflação e sim a uma planilha de custos, como melhoria na qualidade de ensino e contratação de novos profissionais.
Da Agência O Globo

Dígitos da senha do cartão aparecem no visor como o valor da compra


A Polícia Militar alerta para uma modalidade de estelionato registrada na cidade de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, o novo golpe do cartão de crédito. Uma homem que presenciou a fraude relatou à polícia que havia acabado de abastecer o carro em um posto de combustíveis da região, quando o frentista foi até ele levando a máquina de cartão de crédito, cobrindo o visor com os dedos.

Ao perceber que o cliente havia digitado um número a menos na senha, o frentista retornou e pediu que ele repetisse o procedimento. Nesse momento, o homem percebeu que, ao digitar a senha, o visor mostrava o número ao invés dos tradicionais asteriscos. Ele chamou o gerente do estabelecimento e foi até a delegacia da cidade, onde foi informado sobre o novo golpe.

Segundo a polícia, os dígitos da senha aparecem no visor ficando expostos como se fossem o valor da compra. O estelionatário anota a senha e diz que não funcionou por qualquer motivo. A vítima, então, repete o procedimento e faz a compra normalmente sem saber que o cartão foi clonado. A testemunha do golpe conta ainda que o frentista disse ter recebido um motoqueiro de passagem pelo posto. Ele passava no estabelecimento para buscar a lista de cartões e senhas, deixando R$ 600 por semana.

Confira as dicas da Polícia Militar para evitar o golpe: 
- Preste muita atenção quando o sistema utilizado for o eletromagnético. Uma pessoa desonesta pode passar seu cartão mais de uma vez sem que você perceba.

- Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.

- Certifique que ao digitalizar a sua senha somente você esteja olhando e observe o visor do aparelho. A senha digitalizada no aparelho não aparece no visor, sempre aparecerão os ****** (asteriscos). Se aparecerem os números, cancele a operação.

- Fique atento ao funcionário que pegar o seu cartão, observe a operação que ele está fazendo, não permita que o cartão seja levado a algum escritório ou ambiente fechado para ser efetuado o pagamento.

- Quando seu cartão for perdido, furtado ou roubado, comunique o fato imediatamente à agência ou às centrais de atendimento. Assim você ajudará a prevenir seu uso indevido.

- Desconfiando desta ação que possa resultar em golpe, permaneça no local e acione a Polícia Militar pelo telefone 190.
Do Estado de Minas

Material de construção puxa vendas do varejo em janeiro

São Paulo - O movimento no comércio varejista de todo o país aumentou 9,8% em janeiro, na comparação com janeiro de 2010, impulsionado, principalmente, pela procura de itens da construção civil cujas vendas cresceram, em média, 15% na mesma base de comparação. Os dados são da pesquisa Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.
Além dos materiais de construção, houve aumento nas vendas de móveis, eletroeletrônicos e informática (10,4%), seguido pelo setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (6%); combustíveis e lubrificantes (4,7%) e estabilidade na comercialização de veículos, motos e peças.
O único setor em queda foi o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,4%), desempenho atribuído às fortes chuvas na Região Sudeste que podem ter prejudicado o escoamento da moda verão.
Na análise dos economistas da empresa de consultoria Serasa Experian, a tendência para os demais meses deste ano é de um aquecimento menos intenso do que o registrado em 2010 no comércio em geral. Por meio de nota, eles justificaram que “a adoção de medidas macroprudenciais de restrição ao crédito e o início do processo de aumento da taxa básica de juros (Selic) deverão fazer com que, em 2011, o varejo exiba crescimento positivo em sua atividade, porém em taxas mais moderadas do que as verificadas ao longo de 2010”.
O resultado de janeiro foi inferior ao verificado em novembro e dezembro, períodos em que, tradicionalmente, o mercado fica mais aquecido por conta das festas de final de ano. Em novembro de 2010, as vendas foram 11,2% maiores que as registradas no mesmo período do ano anterior. Em dezembro, o crescimento foi de 12,8%. Acompanhe mais detalhes na edição de amanhã do Diario de Pernambuco.
Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário