Espaço do Internauta

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

No Recife, Festa do Morro terá shows católicos e programação religiosa


Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Foto: Vanessa Bahé/G1) 
Santuário de Nossa Senhora da Conceição
(Foto: Vanessa Bahé/G1)
A partir desta terça-feira (29), o Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, sedia a celebração que homenageia há 107 anos Nossa Senhora da Conceição. Com o tema 'Ave Maria Filha de Deus Pai', a Festa reunirá programação religiosa - como missas, novenas e procissões - e apresentações musicais católicas, até o dia 8 de Dezembro, feriado municipal dedicado à santa. A organização do evento espera um público de cerca de 800 mil pessoas.
O evento religioso que tradicionalmente dá início às atividades é a Procissão da Bandeira, que sairá do Sítio da Trindade, seguindo pela Estrada do Arraial, ruas Padre Lemos e Pedro Allain e cruzando a Avenida Norte em direção ao Morro da Conceição.
Uma missa solene, presidida por Dom Magnus Henrique, bispo do município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, acontece às 19h, na Praça central do morro. A abertura da programação cultural, que este ano contará apenas com apresentações religiosas, ficará por conta de frei Damião e a banda Guerreiros da Fé, a partir das 21h.
Ações realizadas durante o evento resgatam o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade e a vida do Planeta”, de acordo com o padre Roberto de França, responsável pela coordenação da festa. “Nós iremos aproveitar as 53 missas que teremos no novenário e enfocar a questão do meio ambiente. Alguns jovens carregarão faixas durantes as procissões com mensagens sobre o meio ambiente e ecologia”, conta.

A programação completa da 107ª edição da Festa do Morro da Conceição está disponível no site do evento.
História
Desde 1904, com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Conceição ao Brasil, a data é celebrada. A santa foi trazida da França, medindo 5,5 metros e altura e pesando 1,8 tonelada. A forma como a Virgem Maria é retratada, com as mãos unidas em sinal de oração, esmagando uma cobra com os pés, simboliza a passagem bíblica do livro Gênesis (3,15) “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe feriras o calcanhar e ela te esmagará a cabeça”.
“Essa imagem foi fabricada em Paris, pelo bispo Dom Luiz Raimundo da Silva Brito, o primeiro arcebispo de Olinda e Recife. Ele trabalhou de 1901 a 1915. Ela foi trazida com intuito de comorar os 50 anos da proclamação do Dogma da Imaculada, que celebra a concepção de Maria sem a mancha do pecado original”, explica o padre Roberto de França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário