Espaço do Internauta

sexta-feira, 4 de março de 2011

Montagem do galo gigante termina esta manhã

Termina esta manhã a montagem do galo gigante, ao lado da Ponte Duarte Coelho, que liga as avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes. A alegoria de 27 metros e está mais pomposa que em anos anteriores, com um rabo grande e ornamentado. Imagem: Ed Wanderley/DP/D.A Press
Ed Wanderley/DP/D.A Press

Termina esta manhã a montagem do galo gigante, ao lado da Ponte Duarte Coelho, que liga as avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes. A alegoria de 27 metros e está mais pomposa que em anos anteriores, com um rabo grande e ornamentado. A crista rosa e está maior, mas ele não tem uma cor predominante. De acordo com Sávio Araújo, que o projetou, ele é "colorido como a bandeira de Pernambuco" e as penas são brilhantes porque refletem a luz solar. O corpo possui cavidades que permitem a passagem do vento e o torna mais rígido.
Outra inovação trazida para a alegoria é o material utilizado na face do animal, feita em fibra de coco, que não pega fogo. Em 2012, o galo inteiro será elaborado com esse material, criado pelo próprio Araújo, que disse ter aprendido bastante com as críticas do ano passado. O galo, que pesa duas toneladas e meia, será inaugurado na manhã da quinta-feira pré-carnavalesca.
A montagem do Galo Gigante na Ponte Duarte Coelho começou na noite de ontem. O início da instalação foi adiada para beneficiar os usuários do transporte coletivo e motoristas que precisam circular pelo centro da cidade e assim só sentirão o impacto das mudanças efetivas na circulação de veículos na sexta-feira, dia da abertura oficial do carnaval
Enquanto a alegoria estiver no local, os transportes coletivos vão desviar na Rua da Aurora, no sentido subúrbio/cidade, e na Rua do Sol – que este ano não sofrerá alterações. Para facilitar o retorno dos coletivos, serão retirados os blocos de concreto na Rua do Riachuelo, permitindo o giro à esquerda dos ônibus para a Rua Hospício. A previsão é desmontar a estrutura do Galo Gigante na Quarta-Feira de Cinzas (09).
Para o desfile do Galo da Madrugada, a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) vai bloquear mais de 100 ruas e avenidas dos bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista. Com a mudança no itinerário do clube de máscaras, a alteração mais significativa acontece na Avenida Dantas Barreto, que passa a ser o principal corredor do percurso do Galo. Serão mais de 200 agentes de trânsito atuando no sábado de Zé Pereira, monitorando a circulação de veículos no Centro e orientando os condutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário