Espaço do Internauta

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Principais Manchetes

Motel em Vitória de Santo Antão é palco de duplo homicídio

Assaltante mata vigilante a facadas e depois é encontrado morto com marcas de tiros

Reprodução / TV Globo
Veja mais
Um homem identificado como Valdir Cesário, de 38 anos, entrou no motel Califórnia, em Vitória de Santo Antão e, armado com uma faca, assaltou o porteiro e a camareira no final da noite da última quarta-feira (6). Depois de ser abordado pelo segurança João Domingos Bezerra, de 36 anos, o assaltante reagiu e o matou com a faca. Em seguida, Cesário foi encontrado morto no interior do motel com marcas de três tiros.

“Inicialmente, as informações foram de que o assaltante anunciou o assalto e rendeu dois funcionários do motel. O vigilante estava próximo, então aconteceu a luta corporal, e os dois morreram. Aconteceu um latrocínio. Vamos apurar e realizar as ouvidas”, disse o delegado Frederico Lapenda (foto).

No local foram encontrados vestígios de seis disparos. Valdir estava com um aparelho de DVD e a quantia de R$ 19.

Confira o que funciona no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Data é comemorada na terça-feira (12) e muitos locais no Recife fecham as portas

O dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é celebrado nesta terça-feira (12). Muitos estabelecimentos em Pernambuco fecham suas portas e outros abrem normalmente no feriado. Confira a seguir como será o funcionamento do comércio e demais órgãos.

SHOPPINGS
Os shoppings Recife, Guararapes e Tacaruna abrem normalmente, mas bancos, Celpe e Detran não terão expediente.  Os shoppings Costa Dourada, no  abo de Santo Agostinho, e Boa Vista  abrem das 11h às 19h. O cinema deste último segue com grade de programação normalmente.

O Shopping Paço Alfândega funciona das 12h às 21h. Em Petrolina, o River Shopping funciona das 10h às 22h. O Expresso Cidadão da unidade, porém, fecha, o Hiper Abre às 8h e praça de alimentação e Playtoy, às 11h.

O Polo Caruaru vai funcionar das 9h às 18h. O North Shopping, na mesma cidade, abre da seguinte forma: Hiper Bompreço funciona das 9h às 21h; lojas, das 10h às 20h; e praça de alimentação e lazer das 11h às 21h.

SUPERMERCADOS
A Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) informou que as unidades funcionam normalmente na terça-feira.

DETRAN
O Detran vai fechar suas portas na segunda (11) e na terça-feira em todo o Estado, com exceção das unidades dos shoppings Guararapes, Casa Forte, Recife, Norte, Tacaruna e Caruaru, que abrem na véspera do feriado (segunda).

COMÉRCIO DE CARUARU
O comércio da cidade vai funcionar normalmente.  No feriado de 18 de outubro, dia do comerciário,o comércio de Caruaru fecha as portas.

RECIFE
No dia 11, todas as repartições públicas da administração direta e indireta do Município terá ponto facultativo. Os serviços essenciais de saúde, limpeza de vias e recolhimento de lixo, atuação da Vigilância Sanitária, CTTU e Guarda Municipal, permanecerão em regime de plantão. Ambulatórios, unidades tradicionais e postos de Saúde da Família (PSF) não funcionarão nesta segunda (11) e terça-feira (12).

MERCADOS E FEIRAS DO RECIFE
Na terça-feira mercados e feiras irão funcionar em horário reduzido, das 6h às 13h. A exceção fica por conta do Mercado do Cordeiro, que funcionará das 6h às 20h. O Mercado de Frutas, Shopping Santa Rita e Camelódromo estarão fechados. As feiras livres funcionarão em seu horário normal, das 6h às 18h. No dia 11 os equipamentos funcionarão normalmente.

UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) não terá expediente na segunda-feira. Serviços essenciais serão mantidos em funcionamento. O expediente deverá ser compensado, havendo acréscimo de uma hora ao expediente normal, de 29 de setembro a 8 de outubro.

EXPRESSO CIDADÃO
As unidades do Expresso Cidadão não vão abrir nem na segunda (11) nem na terça (12). Para compensar o fechamento desse dia, o atendimento acontece das 7h às 20h, entre os dias 4 e 20 de outubro; a unidade de Caruaru vai compensar abrindo aos sábados, a partir do dia 9 de outubro, das 7h às 14h, até o mês de dezembro.

JUSTIÇA
No dia 11, o expediente será normal no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco (1º e 2º graus de jurisdição, Juizados Especiais e unidades administrativas do Tribunal de Justiça).

Em dia de estreias, Seleção Brasileira derrota o Irã com gols de 'veteranos'

Daniel Alves, em linda conbrança de falta, Pato e Nilmar garantem o triunfo da equipe de Mano Menezes na quente Abu Dhabi

Reprodução GloboEsporte.com
Sob o forte calor de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, a Seleção Brasileira não fez uma grande exibição diante do Irã, mas conseguiu vencer sem sustos o adversário por 3 a 0, nesta quinta-feira, no segundo amistoso da Era Mano Menezes. E, apesar dos vários novatos e estreantes em campo (Philippe Coutinho, Elias, Réver, Wesley e Giuliano), foi do “veterano” Daniel Alves o gol que abriu o caminho da vitória em uma excepcional cobrança de falta. Pato e Nilmar, outros atletas já acostumados com a amarelinha, completaram o placar.

O time canarinho, que já havia batido os Estados Unidos em agosto em Nova Jersey, volta a campo na próxima segunda-feira, diante da Ucrânia, na cidade inglesa de Derby.

TRIO MILANÊS

Com o trio “milanês” formado por Robinho, Pato e Philippe Coutinho no ataque, o Brasil começou a partida desatento e errando muitos passes. Apoiado pela maior parte dos torcedores que foram ao Zayed Sports City, o Irã aproveitou a lentidão tupiniquim e, com uma marcação sob pressão, encurralava os comandados de Mano Menezes na defesa.

Aos quatro, a seleção do Oriente Médio chegou inclusive a balançar as redes com o atacante Gholami. No entanto, o árbitro alegou impedimento (duvidoso) e anulou o que seria o primeiro gol da partida.
Sentindo o forte calor na capital dos Emirados - os termômetros marcavam 36º mesmo com o jogo acontecendo à noite -, o Brasil só conseguiu chegar ao ataque com perigo aos 12 minutos. Em jogada individual, Alexandre Pato driblou Nosrati e acabou sendo parado com falta.

Na cobrança, o lateral-direito Daniel Alves, um dos mais experientes do jovem grupo de Mano, pegou a bola com carinho e colocou com maestria no ângulo do arqueiro Rahmati. Golaço.

Na comemoração, o atleta do Barcelona, que já foi campeão do mundo com a equipe catalã nos Emirados em 2009, fez o número quatro em alusão aos quatro anos vestindo a camisa amarelinha.

A pintura de Dani Alves mudou radicalmente a cara do jogo. O Brasil passou a ter maior posse de bola e o Irã, visivelmente abatido pelo tento sofrido, diminuiu a empolgação inicial.

E, por pouco, o abatimento iraniano não piorou. Aos 16, Robinho invadiu a área e tocou para Pato. O atacante do Milan finalizou cruzado, mas Heydari cortou quase em cima da linha. Quatro minutos depois, em jogada semelhante, Robinho carimbou a trave. No rebote, Pato, sozinho, arrematou para fora.

Depois da pequena “blitz”, o Brasil tirou o pé de acelerador - muito por causa da temperatura elevada - e passou a cozinhar o jogo até o final do primeiro tempo. Na saída para o intervalo, Robinho reconheceu que a Seleção não fazia grande exibição. "Nosso time está errando muitos passes. Temos que melhorar e fazer mais gols. O calor está muito forte e por isso o ritmo está muito lento", disse.

ELIAS ENTRA NO SEGUNDO TEMPO
No volta para o segundo tempo, Mano Menezes sacou Philippe Coutinho, que teve uma atuação apagada, e colocou outro estreante: o corintiano Elias. Mas, assim como na etapa inicial, a Seleção entrou cochilando e, por pouco, não sofreu o empate aos três minutos. Após cruzamento, Nekounan tirou Victor e acertou a trave. No rebote, Hosseini, mesmo sem nenhuma marcação, mandou a bola nas arquibancadas.

A resposta veio aos sete minutos em rápido contra-ataque. Robinho abriu para André Santos na esquerda. O lateral do Fenerbahçe fez cruzamento rasteiro preciso para Pato que, cara a cara com o gol, chutou em cima de Rahmati.

O lance despertou os brasileiros que voltaram a ter o domínio do confronto. Aos 15, Mano promoveu mais uma novidade. Sacou o “xodó” Carlos Eduardo e pôs Giuliano, meia do Internacional, que terá a chance de voltar ao Zayed Sports City em dezembro: o clube gaúcho vai participar do Mundial de Clubes e fará sua estreia no estádio.

Jogador que mais finalizou na partida, Pato foi recompensado aos 23. Após tabelinha com Elias, o camisa 9 do Brasil ampliou o marcador com um belo disparo de perna direita.

Com a boa vantagem no marcador, o Brasil voltou a cadenciar o ritmo da partida, e Mano aproveitou para fazer mais mudanças, sacando Thiago Silva e Lucas, e colocando, respectivamente, os debutantes Réver e Wesley. Aos 38, Nilmar ainda teve boa chance de ampliar, mas parou nas mãos de Rahmati, principal destaque do Irã.

Aos 46, André Santos cruzou da esquerda, Nilmar marcou o terceiro gol do Brasil e fechou o marcador. Antes do apito final, o Irã quase descontou com Teymourian, mas o atacante chutou para fora.

Concurso: prefeituras em estado de alerta
Tribunal de Contas investiga 11 empresas de consultoria por fraude nas provas

Onze empresas de consultoria e planejamento, suspeitas de realizar concursos públicos fraudulentos, estão sendo investigadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ontem, o TCE encaminhou comunicado aos 184 municípios pernambucanos orientando que as prefeituras não promovam mais seleções por intermédios das empresas que são alvo da investigação por forjar licitações em diversas cidades do interior, principalmente na Mata Sul e no Agreste. Segundo o TCE, somente uma das empresas já realizou 26 concursos neste ano e está com outros 12 em andamento. Há risco de nulidade dos exames.


Segundo o TCE, uma das empresas já realizou 26 concursos neste ano. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press - 06/05/2007
De acordo com a vice-presidente do TCE, Teresa Duere, uma denúncia chegou ao tribunal em abril deste ano por meio da ouvidoria, em relação à Prefeitura de Ribeirão, na Mata Sul. O município teria realizado um concurso fraudulento, supostamente com a conivência de pessoas da própria prefeitura. Até um analfabeto foi aprovado. Na época, o agricultor José Cavalcanti contou que acertou, "chutando", 21 das 30 questões da seleção para ocupar o cargo de vigilante. Segundo o Ministério Público de Pernambuco, o agricultor não cometeu crime por ter participado da seleção sendo analfabeto. Mas foi impedido de assumir o cargo.

Após a denúncia, a Coordenadoria de Controle Externo do TCE entrou com uma ação. "Descobrimos a existência de várias empresas que se organizaram em 'conluio' para ganhar licitações em prefeituras do estado. Algumas delas publicaram o edital do concurso no Diário Oficial da União e não na imprensa local ou regional como recomenda a Lei das Licitações, presumivelmente para que ele fosse lido por um número reduzido de candidatos", comentou Duere.

O procurador de contas Cristiano da Paixão lembrou que pela Constituição Federal, o TCE pode analisar o edital do concurso, antes mesmo da sua realização, determinando correção nas regras. O TCE também pode atuar mesmo após os candidatos aprovados já estarem trabalhando. O representante legal de uma das empresas citadas pelo TCE, a ASPERHS, com sede em Carpina, Josinaldo Santos, disse que o TCE estava equivocado. Ele garantiu que a consultoria tem documentos comprovando a idoneidade da sua participação nos mais de 100 concursos realizados. As demais empresas não foram localizadas pelo Diario.

Empresas investigadas:
1 - Comede

2 - Instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento e Estudo Educacional e Cultural

3 - Select (Consultoria e Assessoria Ltda)

4 - J.S. Assessoria

5 - J.F. dos Santos Consultoria - ASPERRHS

6 - MGF - Serviços e Assessoria Ltda

7 - Ateplan (Assessoria Técnica e Planejamento Municipal Ltda S/C)

8 - DLA (Distribuidora e Assessoria Pedagógica Ltda)

9 - Seta Consultoria e Serviços Técnicos e Contábeis Ltda

10 - Ipedec (Instituto Nacional de Pesq. e Desenv. e Estudo Educacional e Cultural)

11 - C-Treino Consultoria Ltda

Nenhum comentário:

Postar um comentário