Espaço do Internauta

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Emancipação

Mobilização busca emancipar distritos

Do Jornal do Commercio

Oito deputados participaram ontem na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) de uma audiência pública que discutiu a proposta de emancipação de 22 distritos do Estado. Representantes políticos das cidades incluídas em 23 projetos de desmembramento também estiveram presentes na reunião, proposta pelo deputado Odacy Amorim (PSB). No próximo dia 15, uma caravana seguirá rumo a Brasília, a fim de mobilizar o Congresso para devolver ao Legislativo estadual o poder de emancipar áreas.

A criação de novos municípios é competência federal, mas os deputados estaduais estão lutando para reaver o poder que os Estados tinham até 1996, quando foi aprovada a Emenda Constitucional Nº 15. Concebida para frear a chamada farra das emancipações, a emenda hoje é considerada um impasse ao desenvolvimento. As cidades-sedes não repassam a verba igualmente e os distritos afastados ficam ao Deus dará. Essa situação faz perpetuar a desigualdade social, argumentou o vereador de Araripina (Sertão do Araripe) João Dias (PSC).

Entre os deputados emancipacionistas, Raimundo Pimentel (PSB) autor de três projetos se considera um ardoroso defensor da causa. O campeão em quantidade de projetos, porém, é Claudiano Martins Filho (PSDB), com cinco. Apesar de não serem autores de nenhum dos 23 projetos, Diogo Moraes (PSB) e Rodrigo Novaes (PTC) manifestaram apoio à emancipação. Todos dessa Casa são favoráveis, exceto alguns que desconhecem a realidade do interior, disse Novaes.

Veja a lista dos 22 distritos:

Nascente (Araripina)
Curral Novo (Águas Belas)
São Domingos (Brejo Madre de Deus)
Rainha Izabel (Bom Conselho)
Guanumbi (Buíque)
São Domingos (Buíque)
Claranã (Bodocó)
Laje Grande (Catende)
Ponte dos Carvalhos (Cabo)
Ameixas (Cumaru)
Fátima (Flores)
Ponta das Pedras (Goiana)*
Apoti (Glória do Goitá)
Nossa Senhora do Ó (Ipojuca)
Serrolândia (Ipubi)
Negras (Itaíba)
Bonança (Moreno)
Barra de São Pedro (Ouricuri)
Izacolândia (Petrolina)
Rajada (Petrolina)
Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte)
Caraibeiras (Tacaratu)

* Há dois projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário