Espaço do Internauta

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Principais Manchestes

Descoberto planeta habitável fora do Sistema Solar

Exoplaneta Gliese 581g apresenta condições ideais de vida, como possibilidade de água e temperatura semelhante à da Terra



Foto: Zina Deretsky, National Science Foundation
Como a Terra: exoplaneta Gliese 581g oferece indícios de que possa ser habitável
Astrônomos informaram hoje que pela primeira vez avistaram claramente um planeta fora do Sistema Solar com condições ideais de vida, onde pode existir água líquida na superfície do planeta. Se confirmado, este seria o exoplaneta mais parecido com a Terra já descoberto e o primeiro caso potencialmente habitável.

O planeta tem o do tamanho da Terra e três vezes a sua massa. Os pesquisadores estimaram que a temperatura de superfície do planeta seja entre - 31 e -12 graus Celsius - valores onde a vida humana possa existir. E acima de tudo, o novo planeta está muito próximo da Terra, apenas 20 anos luz de distância, na constelação de Libra.

O planeta está em torno da estrela anã vermelha Gliese 581, que tem outros planetas ao seu redor. Como o Sistema Solar, os planetas ao redor de Gliese 581 têm órbitas quase circulares. O novo planeta tem um período orbital (o que na Terra equivale a um ano) de menos de 37 dias. Sua massa indica que ele é provavelmente um planeta rochoso.

“Nossa descoberta representa um caso muito convincente para um planeta potencialmente habitável”, disse Steven Vogt, professor de Astronomia e Astrofísica da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, que participou do estudo. ”O fato de termos detectado esse planeta tão rapidamente e tão perto da Terra nos diz que planetas como este devem ser muito comuns".

O estudo, realizado pela Universidade da Califórnia, Santa Cruz e pelo Instituto Carnegie, foi publicado hoje no periódico científico Astrophysical Journal.

Falso médico é preso em Candeias

Um falso médico foi preso na manhã de ontem enquanto dava plantão na emergência de um hospital particular de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. José André da Silva, 30 anos, foi autuado em flagrante exercendo ilegalmente a função no Hospital Santa Genoveva, onde prestava serviço com o registro de outro profissional. O estelionatário se passava por Rômulo Pires, um oftalmologista que trabalha em Timbaúba, na Mata Norte do estado, para realizar atendimentos de clínica geral em pelo menos cinco hospitais da RMR. A polícia não informou o nome dos demais para não atrapalhar as investigações. Há quatro anos, José André já havia sido preso pelo mesmo crime e pagou pena durante um ano e nove meses. Libertado, em 2008, voltou a cometer irregularidades na Região Metropolitana e na Mata Norte. A polícia ainda não sabe quantificar o número de vítimas do impostor e investiga a gravidade dos procedimentos médicos realizados por ele.


Acusado se passava por clínico geral no Hospital Santa Genoveva Foto: Fotos: Júlio Jacobina/DP/D.A Press
O acusado estava trabalhando no Santa Genoveva há aproximadamente 30 dias e atendia em média sete pacientes por plantão, duas vezes por semana. A delegada de Jaboatão Centro, Patrícia Domingos, foi a responsável pela prisão. Ela recebeu a denúncia do verdadeiro Rômulo Pires que prestou queixa alegando que havia alguém utilizando o nome dele para trabalhar e receitando com o seu carimbo. Em depoimento, o acusado assumiu que atuava como médico, mas não deu maiores explicações. "Vamos verificar outras clínicas onde ele atendia para saber se houve negligência por parte dos diretores na contratação. É um caso de muitas vítimas: pacientes, verdadeiro médico e talvez os hospitais".

José André teria se consultado com Rômulo Pires e confeccionado um carimbo com o nome e o número de registro do médico para exercer ilegalmente a profissão. O rapaz informou ser técnico em enfermagem e os conhecimentos obtidos na área o auxiliavam na falsa atuação. A autenticidade dessa informação tambémestá sendo checada pela polícia. Durante sua prisão, foram apreendidos diversos receituários, carimbos, jalecos e um estetoscópio.

A delegada Patrícia Domingos pediu para que os pacientes atendidos por ele compareçam à Delegacia de Jaboatão Centro. As vítimas podem denunciar pelo número 3184-3439. José André foi autuado em flagrante por estelionato e exercício ilegal da medicina, crimes inafiançáveis, a pena prevista é de um a sete anos. Após depor, foi encaminhado ao Cotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário