O governador e candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB) ampliou a vantagem sobre o senador e candidato do PMDB ao governo do estado, Jarbas Vasconcelos, e está com 54 pontos percentuais de frente na disputa sucessória local. Eduardo soma 68% das intenções de votos contra 14% de Jarbas, afirma a segunda rodada da pesquisa do Diario Data Associados feita com exclusividade para o Diario de Pernambuco.
Faltam apenas duas semanas para o grande confronto entre Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos. Foto: Heitor Cunha/DP/D.A Press |
Todos os resultados da pesquisa Diario Data têm margem de erro de 3 pontos percentuais, podendo ser para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. Se considerados somente os votos válidos - contando os nominais e excluindo os nulos, brancos e indecisos, a situação de Eduardo Campos é ainda mais cômoda. Dos válidos, ele tem 83% das intenções de votos contra 17% de Jarbas. "A conta dos votos válidos indica o tamanho da maioria que o Eduardo Campos tem conseguido, com amplo favoritismo entre os eleitores", analisa o coordenador da pesquisa e cientista político Adriano Cerqueira, por telefone de Minas Gerais. "Aponta também um quadro mais próximo do que vai ficar a eleição. Isso porque, quando a justiça eleitoral fizer a apuração, só os votos nominais aparecerão. A essa altura da campanha já podemos começar a fazer esse estudo dos válidos", completa o especialista.
A pesquisa estimulada indica que os indecisos, os dispostos a votar em branco, nulo e os que dizem optar por "ninguém" representam juntos 17% das intenções de votos na estimulada. Afora Eduardo e Jarbas (com 68% e 14%), os demais candidatos tiveram menos de 0,5%. São eles: Sérgio Xavier (PV), Roberto Numeriano (PCB), Edilson Silva (Psol) e Jair Pedro (PSTU). Na estimulada, o entrevistado escolhe com a ajuda de um disco com os nomes dos postulantes. A pesquisa espontânea de voto para governador mostra Eduardo com 56% e Jarbas com 9%. Outros nomes somaram 3%. Na espontânea, o eleitor lembra "de cabeça", o seu candidato.
Metodologia
A pesquisa do Diario Data Associados é do tipo survey, que se baseia num plano de amostras com aplicação de questionários estruturados e padronizados. Ele segue a representatividade da população, respeitando cotas proporcionais de sexo, grupos de idade, porte do eleitorado e mesorregiões de Pernambuco. As informações de sexo e idade foram obtidas junto ao cadastro do Tribunal Regional Eleitoral. Os dados para as áreas pesquisadas têm como referência o Censo do IBGE de 2000. A pesquisa foi realizada entre 12 e 15 de setembro, com 1.100 respondentes domiciliares. O intervalo de confiança da amostra é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. As porcentagens estão arredondadas e, por essa razão, pode acontecer de ficar com 99% ou próximo de 101%. No caso do Senado, pode chegar a 200% porque serão eleitos dois senadores e as respostas são múltiplas. O Diario Data Associados, que conta com a consultoria técnica da Giga Consultoria, registrou a pesquisa sob o nº 46.997 no TRE-PE e30.403 no TSE.
Jarbas tenta barrar pesquisa do Diario
O desembargador eleitoral Antônio de Melo e Lima negou um pedido de liminar apresentado pela coligação Pernambuco Pode Mais, do senador e candidato a governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que tentou impugnar a pesquisa eleitoral que circula neste domingo no Diario de Pernambuco e pediu a suspensão definitiva da publicação pelo jornal. O argumento da equipe jarbista, não acatado pelo juiz na liminar, dizia que a pesquisa não apresentava os candidatos por meio de um disco e que isso poderia acarretar distorção dos resultados.
"Verifico que consta, às fls 10 e 11 dos presentes autos, os referidos modelos discos", afirmou o desembargador ao se justificar porque não concordava com a alegação. Para ele, "não houve violação", motivo pelo qual disse: "denego a liminar". A pesquisa do Instituto Diario Data Associados, contradada pelo Diario de Pernambuco como menciona a própria representação da coligação Pernambuco Pode Mais, foi realizada com assessoria técnica da Giga Consultoria.
O coordenador do Instituto Diario Data Associados e representante da Giga, o cientista político Adriano Cerqueira explicou que a coligação de Jarbas se apegou a um registro eletrônico provisório e obrigatório, no qual não há espaço para apresentação do disco. No registro definitivo, as empresas apresentaram os discos com o nome de todos os candidatos. "Estou tranquilo de que a metodologia está correta. O próprio juiz entendeu assim", pontuou Adriano. "Talvez eles (falava da equipe de Jarbas) quisessem impedir uma pesquisa com um resultado que não lhe agradasse", cogitou. Na pesquisa, Jarbas aparece com 14% das intenções de votos contra 68% de Eduardo Campos. "Acho que brigar com a justiça não é o melhor caminho", disse o cientista político, referindo-se à coligação Pernambuco Pode Mais, formada pelo PMDB, DEM, PSDB, PPS e PMN.
A Giga apresentará a defesa em 48 horas, representando a consultoria e o Diario Data Associados. Mostrará os relatórios antes entregues à Justiça Eleitoral.
Armando chega a 32% e ultrapassa Maciel
Senado // Candidato do PTB agora está na segunda colocação
O candidato do PTB ao Senado, Armando Monteiro, ultrapassou o candidato do DEM, Marco Maciel, e agora está na segunda posição na preferência da maioria do eleitorado pernambucano. A nova pesquisa Diario Data Associados, cuja sondagem ocorreu entre 12 e 15 de setembro, mostra que a briga pelas duas vagas no Senado está assim: Humberto Costa (PT) lidera com folga com 45% das intenções de votos, Armando Monteiro tem 32% e Marco Maciel totaliza 25% das intenções de votos na pesquisa estimulada. O candidato do PPS, Raul Jungmann, contabiliza 9%. Humberto e Armando compõem a chapa de Eduardo Campos (PSB) e Marco Maciel e Raul Jungmann são da chapa de Jarbas Vasconcelos (PMDB).
Os números apresentados aqui são a soma das intenções de voto dos eleitores. Os candidatos podem ter sido citados como primeira ou segunda opção de voto. Todos os resultados têm margem de erro de 3 pontos percentuais, que tanto pode ser para cima como para baixo. A pesquisa do instituto Diario Data foi registrada no TRE com o protocolo nº 46.997 e no TSE com o nº 30.403. Contou com a assessoria técnica da Giga Consultoria.
"Apesardo leve favoritismo de Armando Monteiro, é preciso dizer que o quadro ainda é muito próximo do empate", pondera o especialista, alertando para o número de indecisos quanto à chapa do Senado. O total de 69% dos entrevistados, uma maioria expressiva, ainda tem dúvida com relação a pelo menos um dos candidatos ou quer votar em branco. "Vamos ver se esses indecisos vão investir em apenas um nome ou irão dividir os votos. Se se dividirem muito, esses votos só consolidam Humberto", acredita Adriano. Os nulos somam 18% das intenções de votos. É preciso dizer que o total no caso do Senado chega a 200% porque as respostas são múltiplas. Como a eleição deste ano é para eleger dois senadores, cada eleitor tem de escolher dois candidatos ao responder os questionários da pesquisa. Assim, mais de uma resposta é anotada. Na pesquisa estimulada, o eleitor aponta qual o candidato de sua preferência, após observar os nomes dispostos em um disco com todas as opções.
A pesquisa espontânea, na qual o eleitor lembra sozinho dos nomes, aqui ratifica a aderência da candidatura de Armando. Humberto Costa, aparece em primeiro, com 26%; seguido por Armando, com 16%, por Maciel, com 11% , e por Raul Jungmann, com 5%.
"Eu acho que o Time do passadoestar com os dias contados, o DEM, PMDB, PPS nunca fez nada por Pernambuco, já era hora de dar adeus. Não vamos ficar com lembranças de vcs. Vamos de 13,40, 130 e 140, Pewrnambuco não pode pararrrrrrrrrrrrr"
ResponderExcluir"ACHO É BOM, VAI VENDER AGORA TEUS TERRENOS JARBAS PORQUE A CELPE VENDESTES A UM MONTE DE SANGUESSUGAS QUE USURPAM A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA. SEM FALAR NA POUCA VERGONHA DA CARISTIA DAS PASSAGENS DE ONIBUS NA SUA GESTÃO. O POVO ACORDOU "
ResponderExcluir