Espaço do Internauta

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dicas e Informações

Como conservar panela

A grande maioria das donas de casa com certeza deve saber que o segredo de uma boa comida não está relacionado apenas na seleção de ótimos ingredientes, mas também na combinação de temperos e na habilidade. Entretanto, além de ficar atenta a estes elementos, é preciso que a dona de casa esteja atenta quanto a panela usada, isto é, é preciso saber escolher a panela ideal para obter o resultado de um prato delicioso, pois não é á toa que existem diferentes formatos, matérias e formas de panelas no mercado. Barro, ferro, alumínio e inox, cada dona de casa possui a sua preferida, e tão importante como saber usá-las é saber a maneira correta de conservá-las, já que o mau uso e o tempo podem resultar em alguns problemas, principalmente para a saúde de toda a família, isso porque as panelas possuem componentes que podem ser liberados nos alimentos durante o seu preparo, e assim contaminá-los. Desta forma, para que você evite que suas panelas desgastem antes do tempo, veja logo abaixo algumas dicas de conservação para cada tipo de panela:
-Panela de alumínio: Este é o tipo de panela mais comum e de preço mais acessível, além de ser mais leve e distribuir melhor o calor, mas para toda esta eficiência, é preciso ter alguns cuidados, como por exemplo, não raspar a panela ou utilizar colheres ou outros objetos que causem atritos, pois quando arranhado o material libera metais tóxicos, contaminando os alimentos. Desta forma, a dica fica para deixar as colheres de ferro de lado e passar a mexer os alimentos com colheres ou utensílios de plástico, de pau ou de silicone. Além disso, evite fazer molho de tomate na panela de alumínio, pois a acidez do molho reage com o material da panela.
-Panela de aço inox: Este é o tipo de panela mais versátil, a qual é a mais resistente a variações bruscas de temperatura e não libera substâncias tóxicas nos alimentos. Tem a capacidade de distribuir o calor uniformemente, sendo um tipo de panela não muito indicada para frituras pelo fato de aquecer demais o óleo e nem para o cozimento de alimentos, pois a comida pode passar do ponto. Evite lavá-la com esponja de aço, caso contrário você poderá remover a camada protetora de óxido que tem a finalidade de impedir que metais passem para a comida.
-Panela de ferro: É considerada a mais resistente, não se deforma com o calor e conserva melhor a temperatura, no entanto, no preparo de alimentos ácidos, o ferro é passado para a comida, sendo que quanto mais velha for a panela, maior a quantidade de ferro liberado. Assim, para evitar a oxidação da panela, evite guardar alimentos já prontos na mesma, e ao lavá-la, evite utilizar esponjas de aço e para secar, coloque-a sobre a chama do fogão.
-Panela antiaderente: Este tipo de panela possui um revestimento que evita que alimentos grudem na mesma, desta forma, necessita de menor quantidade de gordura para cozer os alimentos, e ainda, o teflon impede que sejam liberados metais na comida e torna a limpeza muito mais fácil. Evite utilizar objetos ou utensílios para mexer os alimentos que possam comprometer o antiaderente da panela, e consequentemente a sua durabilidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário