Espaço do Internauta

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Deslizamento em Sapucaia, no Rio, deixa mortos, diz Defesa Civil

G1 RJ

A Defesa Civil informou, no começo da tarde desta segunda-feira (9), que três pessoas morreram em um deslizamento de terra ocorrido durante a madrugada em Sapucaia, no interior do Rio de Janeiro. Segundo o coordenador de Defesa Civil de Sapucaia, Marco Antônio Teixeira Francisco, há suspeita de que 12 pessoas tenham sido soterradas.
No Rio de Janeiro, as chuvas deste começo de ano levaram sete municípios das regiões Norte e Noroeste a decretar situação de emergência após as enchentes. Balanço divulgado no domingo (8) pela Secretaria de Estado da Defesa Civil incluía as cidades de Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Miracema e Aperibé.
Nesta manhã, o secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse que cidades do Noroeste Fluminense cortadas pelo Rio Muriaé receberão três desvios de excesso de água e uma barragem. Na quinta (5), um trecho da BR-356, que servia como dique para as águas do Rio Muriaé, desmoronou, provocando a inundação da localidade de Três Vendas, em Campos.

No fim da tarde de domingo (8), um dique se rompeu na localidade de Outeiro, no município de Cardoso Moreira, no Norte Fluminense. Cerca de 900 pessoas que vivem lá deverão ficar desalojadas pela invasão das águas do Córrego da Onça.
Deslizamento
Em Sapucaia, que não estava na lista de cidades em emergência e não tinha registrado ocorrências por causa das chuvas, sete casas foram atingidas pelo deslizamento. O acidente ocorreu na madrugada desta segunda no km 108 da BR-393. A área afetada fica no distrito de Jamapará.
No começo da tarde, cerca de 30 bombeiros atuavan no local do deslizamento. Segundo o secretário de comunicação de Sapucaia, os bombeiros ainda não conseguiram identificar os corpos encontrados.

Interdições
A concessionária Acciona informou que a rodovia BR-393 (antiga Rio-Bahia) está interditada a partir do km 122, na entrada de Sapucaia (logo após o pedágio) até a cidade de Além Paraíba, devido a deslizamento de terra.

A estrada também está interditada no km 108, na altura de Jamapará, onde o deslizamento soterrou algumas casas. No km 151, nas imediações de Moura Brasil, no sentido Sapucaia, está em sistema "para e siga".
O secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, estava em Cardoso Moreira, de onde seguiu de helicóptero para Sapucaia. Bombeiros de quatro cidades foram deslocadas para a região onde houve o deslizamento: Carmo, Teresópolis, Três Rio e Itaipava.  Uma equipe especializada em busca e salvamento do Rio viaja para o local do acidente em helicóptero cedido pela Polícia Civil.
tópicos:
veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário