Espaço do Internauta

domingo, 24 de março de 2013

MPPE combate criação de animais em perímetro urbano de Feira Nova

Dois proprietários de animais, mantidos de forma forma irregular no Loteamento São José da Cachoeira, em Feira Nova, firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Pernambuco. No documento, eles se comprometeram em retirar, até 31 de julho, seus animais dos terrenos localizados na área urbana do município, além de não voltar a criá-los nesses locais. Para garantir que esses criatórios sejam removidos do perímetro urbano, uma representante da Vigilância Sanitária também assinou o TAC e assumiu a tarefa de fiscalizar o cumprimento do termo. A iniciativa é da promotora de Justiça Aline Arroxelas.
De acordo com a representante do MPPE, a Vigilância Sanitária Municipal havia detectado o criatório mantido de forma irregular e tinha notificado os proprietários dos animais, mas sem obter sucesso. A promotora de Justiça alerta que essa atividade, além de poluir o meio ambiente, oferece riscos à saúde da população que vive nas imediações do criatório.
A Vigilância Sanitária deverá elaborar um relatório final a respeito da regularização do local, de 1 a 10 de agosto. Caso os proprietários não cumpram as medidas previstas pelo TAC, será aplicada multa diária de R$ 50,00 por animal mantido de forma irregular, sem prejuízos às demais sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis.
O Decreto nº 20.786/98 diz respeito ao Código Sanitário do Estado e determina, em seu artigo 79, que estábulos, cocheiras, granjas e estabelecimentos similares só serão permitidos em zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário