Espaço do Internauta

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Reginaldo Rossi volta a respirar espontaneamente, diz médico da UTI

Reginaldo Rossi segue na UTI, mas quadro vem melhorando dia a dia (Foto: Reprodução / TV Globo)
G1 PE
Após exame realizado no começo da noite desta segunda-feira (16), os médicos resolveram retirar os aparelhos que auxiliavam o cantor Reginaldo Rossi, 69 anos, a respirar.
De acordo com o médico Jorge Pinho, além de respirar espontaneamente, o paciente se encontra sem febre, com melhora na pressão arterial e nas taxas de defesa do organismo.
Apesar da hemodiálise diária estar mantida, a sedação foi completamente suspensa e Rossi já responde a estímulos e reconhece os parentes que estão no Hospital Memorial São José, no Recife, acompanhando seu tratamento.
No boletim divulgado nesta manhã, os médicos informavam que o cantor também começara a recuperar a diurese (produção de urina). Ele está internado desde o dia 27 de novembro, tratando um câncer de pulmão. Desde o sábado (14), os remédios para controlar a pressão foram suspensos, segundo Pinho.
Na sexta (13), o cantor terminou o primeiro ciclo de quimioterapia e continua na UTI. Por causa da hemodiálise diária, Rossi precisa de doações de sangue. O banco que está recebendo as doações é o Hemato, que fica na Avenida Lins Petit, número 264, no bairro da Ilha do Leite.
Histórico
Em 4 de dezembro, um nódulo foi retirado da axila direita e submetido à biópsia. No dia 9, o cantor passou por um procedimento chamado toracocentese, que retirou dois litros de líquido acumulados entre a pleura e o pulmão. O resultado da biópsia, divulgado no dia 11, confirmou o diagnóstico de câncer no pulmão.
Na primeira sessão de quimioterapia, Rossi respondeu mal e precisou de hemodiálise e remédio para controlar a pressão. No final da manhã do dia 12, a pressão arterial se estabilizou e o funcionamento dos rins e os exames laboratoriais também melhoraram. A quantidade de remédios para controlar a pressão foi reduzida. Com o primeiro ciclo do tratamento para câncer encerrado, o paciente será monitorado por 21 dias, quando deve recomeçar o segundo ciclo.
Nascido no Recife, o cantor e compositor conhecido como o “rei do brega” tem 69 anos. Entre seus maiores sucessos estão as músicas “Garçom”, “A raposa e as uvas”, “Em plena lua de mel” e “Leviana”. Nos dias 21 e 22 de novembro, ele se apresentou no Manhattan Café Teatro, na capital pernambucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário