Espaço do Internauta

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Vestibular marcado por emoção, falta de prêmios e solidez do sistema seriado
Fonte do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR


Assista ao vídeo
Vestibular marcado por emoção, falta de prêmios e solidez do sistema seriado. Imagens: Ed Wanderley/DP/D.A Press 
 

Vestibular marcado por emoção, falta de prêmios e solidez do sistema seriado. Imagem: Ed Wanderley/DP/D.A Press
Imagem: Ed Wanderley/DP/D.A Press
Vestibular marcado por emoção, falta de prêmios e solidez do sistema seriado. Imagem: Ed Wanderley/DP/D.A Press

O primeiro lugar geral do vestibular tradicional da Universidade de Pernambuco - cujo resultado foi divulgado na manhã desta terçca-feira - não tem apenas uma história modelo de conquistas, mas de superação. Após duas reprovações consecutivas e inúmeros conselhos para desistir da tão sonhada carreira em medicina, Silas Ben-hur da Silva, de 19 anos, morador do bairro de Jardim São Pualo, no Recife, voltou a tentar uma vaga na instituição estadual. O resultado da sua obstinação não surpreendeu só amigos e familiares, mas deixou incrédulo o próprio fera, aprovado com maior média do concurso deste ano: 91,67.
Confira aqui o listão completo
Como é de costume, o estudante raspou a cabeça sob a ovação dos colegas. Tudo corresponderia ao esperado, exceto pela ausência do carro 0km, tradicional premiação oferecida por patrocinadores ao vestibulando aprovado com com a maior nota, que este ano não fez parte das comemorações da UPE, assim como os celulares e notebooks que antes eram distribuídos. Mesmo sem carro, Silas não continha a felicidade"Só entrar na universidade já é algo que não consigo descrever. Ser primeiro lugar foi uma surpresa ótima. Só posso dizer que estou muito feliz", garantiu.
Ao contrário do que se pode pensar, o primeiro lugar de um vestibular não precisa se matar de estudar. Pelo menos é isso que garante o rapaz, que além de não passar noites em claro estudando, preferia determinação intelectual ao suor do esforço desmedido. O exemplo, diz Silas, veio da história de Alcides do Nascimento, estudante de biomedicina brutalmente assassinado em fevereiro deste ano na Vila Santa Luiza, na Torre, que ganhou fama a ser aprovado em primeiro lugar no seu curso mesmo diante da extrema pobreza da família, cuja sobrevivência vinha do recolhimento de lixo nas ruas. "Ele foi um modelo de superação contra as adversidades e parte de minha conquista devo à inspiração que ele me deu de continuar seguindo meu sonho", afirma.
Novidades - A edição 2011 do vestibular também marcou o fim do primeiro ciclo do Sistema Seriado da instituição. O primeiro lugar da nova sistemática de avaliação, Rafael Farias Marinheiro, se destacou com a média 88,32, que o fez ganhar uma das vagas para o curso de engenharia da computação.

"Acho que este sistema acaba tornando mais fácil o acesso, especialmente para quem se dedica durante o ensino médio inteiro. A avaliação acaba sendo mais justa", defende. Ideia semelhante é defendida pelo candidato do sistema de seleção exclusivo entre alunos egressos de escolas públicas Thiago Roberto Costa Melo, classificado em primeiro lugar em ambas os sistemas, mesmo tendo a nota 83,85 no modelo tradicional, superior aos 81,61 do seriado. "Essa foi uma cartada de mestre da UPE. Exige equilíbrio e maturidade dos alunos desde o primeiro ano. É uma oportunidade que é dada a todos nós, já que estudar numa universidade pública é algo que todo mundo quer, mas não é para qualquer um", garante.

De acordo com o reitor da UPE, Carlos Calado, o sistema serve para democratizar o acesso, selecionando, de uma forma mais justa os candidatos. Além disso, ele destaca a presença de alunos egressos dos Colégios de Aplicação da UPE (Escola do Recife) e da UFPE, entre os feras mais bem posicionados na classificação dos dois sistemas de vestibular, o que demonstra que uma nova educação pública é possível. "Os dois casos são referências no estado e existem em condições distintas, mas isso mostra que há qualidade tanto de profissionais, quanto de alunos, fora da rede privada e que isso merece investimentos", resume.

Nesta terça, 3.580 feras, de um total de 47.157 inscritos na seleção da UPE, adquiriram o direito de ingressar em um dos 44 cursos da universidade por meio dos dois métodos de seleção e pelo sistema de cotas. Do total de concorrentes, 8.466 foram cortados já ao término das provas por falta em pelo menos um dos dias. Em um ano de concorrências recordes, o destaque foi para medicina no campus de Garanhuns, com 54,25 candidatos por vaga, seguido de direito em Arcoverde (45,35) e medicina no campus Recife (37,47).

As matrículas dos cotistas de 1a e 2a entradas serão realizadas no dia 4 de janeiro; a dos não cotistas de 1a entrada, no dia 5 de janeiro e a dos de 2a entrada no dia 6 de janeiro. A matrícula dos retardatários das duas entradas, incluindo os cotistas, será realizada no dia 7 de janeiro. O listão dos remanejáveis e reprovados deve ser divulgado até o dia 22, próxima quarta-feira, enquanto o primeiro remanejamento já tem data marcada: 24 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário