Espaço do Internauta

segunda-feira, 20 de abril de 2015

A assustadora crise hídrica: o desabastecimento d’água ameaça Zona da Mata do Estado

WP_20150421_013
A falta d’água sempre endereça seu apelo por abastecimento ao nosso Portal, o bairro de Águas Branca é um deles.
A crise hídrica vem tomando conta e assola a população pernambucana. Casos e mais casos de desabastecimento d’água têm chegado a redação do A Voz da Vitória. Em Vitória de Santo Antão, Zona da  Mata do Estado, os órgãos competentes precisam imediatamente tomar medidas que possam amenizar esta situação, contudo, a comunidade vitoriense também precisa tomar os procedimentos para a economia da água potável.
Cada bairro vitoriense vive uma situação semelhante ao outro, quando os moradores reclamam dizendo que passam de 15 a 30 dias completamente sem água, além de registrar o comércio desenfreado de carros pipa. Alguns bairros que mais sofrem com a falta d’água sempre endereça seu apelo por abastecimento ao nosso Portal, a saber: Águas Branca, Santana, Militina, Pitada, Alto do Reservatório, Irã, Iraque, Lídia Queiroz, Mário Bezerra, Amparo, Livramento, Jardim Ipiranga, Bela Vista, Redenção, Lagoa Redonda e Maués.
O Bairro de Lagoa Redonda, está sem água a mais de 45 dias, os moradores já foram obter informações na Compesa e ninguém tem resposta sobre o problema ou qualquer informação de retorno, os moradores reclamam que a conta não atrasa de forma alguma, e chega nas residências com valores altíssimos.
Portal A Voz da Vitória,  através dessa postagem vai ajudar você leitor de como enfrentar o racionamento de forma tranquila e simples, com alguns métodos que vão ajudar você no seu cotidiano. Compartilhe as dicas que seguem.
Alguns métodos de economia:
(Fonte: Rachacuca.com.br) Se tiver condições compre alguns galões de água de fontes seguras. Esta será a agua de consumo, cozinha etc.

  1. Caso não possa  comprar e tenha de armazenar água da rua, filtre, ferva e deixe a água descansar por pelo menos 08 horas, use a água de cima pra consumo e a do fundo do recipiente para limpeza e higiene.
  2. Instale filtros. Filtros de torneira, de barro, quanto melhor… melhor.
  3. Se morar em uma casa, faça planos para captar água da chuva, mesmo na estiagem uma eventual chuva nas calhas certas pode gerar um ótimo volume de abastecimento, proteja a água de insetos, mosquitos e contaminação e use para limpeza, banheiros e emergências, lembre-se, seu telhado é o banheiro de pombos, gatos e outros animais.
  4. Tenha pelo menos um meio de transportar uma boa quantidade de água. Não vai adiantar nada você sair em busca de água e não ter como transportar até sua família, um carrinho de mão, ou de feira adaptado vai facilitar sua vida.
  5. RACIONE, e é isso mesmo, o racionamento doméstico vai garantir que seus estoques durem até a próxima remessa de água que vai receber.
  6. Verifique todo seu sistema doméstico de hidráulica, um vazamento em épocas de racionamento é um tiro no pé.
  7. Se você mora em uma casa estude formas de armazenar volumes maiores de agua, como a construção de cisternas e até de piscinas. Como sabemos que o tempo e a grana nem sempre ajudam, invista em infláveis/desmontáveis. Uma piscina inflável é barata e vai se adaptar ao seu espaço e bolso, há opções de 100 até 10.000 litros no mercado brasileiro, informe-se.
  8. Quando calcular seu estoque de agua, não se esqueça de seus animais de criação e do mínimo necessário para suas plantas, se for preciso faça podas fora de época, com menos volume de folhas e galhos a árvore consome menos.
  9. Se tudo apertar demais, literalmente, use sacos e sacolas plásticas resistentes para acomodar os dejetos sólidos de banheiro, se você tem um cachorro já sabe como isso funciona. Infelizmente em épocas extremas, ações extremas, se você tem pouco não pode mandar isso esgoto abaixo como faz em épocas de fartura.
  10. Peça ajuda se estiver em situações sérias, o governo não se importa muito se você ou seus filhos vão morrer de desidratação, tanto que permite que as Cias de distribuição cortem seu suprimento caso não pague o boleto mensal e assiste passivo o massacre gerado pela falta de agua no sertão a décadas, busque vizinhos e parentes e SEMPRE reserve o mínimo para consumo.

É isso, espero que estas dicas sirvam para ajudar no armazenamento. Se tiver mais dicas  de gestão de água em épocas de escassez, deixe nos comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário