Espaço do Internauta

terça-feira, 28 de abril de 2015

Brasileiro Rodrigo Gularte é executado na Indonésia

Do G1, em São Paulo

O brasileiro Rodrigo Gularte, de 42 anos, foi executado na Indonésia na madrugada desta quarta-feira (29) – horário local, tarde de terça-feira (28) no horário de Brasília. Ele havia sido condenado à morte por tráfico de drogas, e a pena foi executada por um pelotão de fuzilamento.
Outros sete condenados por tráfico de drogas foram executados. A única mulher condenada do grupo, a filipina Mary Jane Veloso, não foi executada porque a pessoa que a recrutou para transportar drogas se entregou às autoridades. Mary Jane precisa testemunhar neste outro processo, por isso o presidente filipino pediu que sua execução fosse postergada.
O paranaense Gularte foi preso em julho de 2004 depois de tentar ingressar na Indonésia com 6 quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005.
Gularte é o segundo brasileiro executado no país este ano – em janeiro, Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi fuzilado. Ele também cumpria pena por tráfico de drogas.
O governo brasileiro divulgou nota na qual diz ter recebido com "profunda consternação" a notícia da execução de Gularte. De acordo com o Itamaraty, a presidente Dilma Rousseff enviou carta ao presidente indonésio, Joko Widodo, pedindo a suspensão da pena de morte em razão do "quadro psiquiátrico" do brasileiro.
A filipina Mary Jane Veloso, em foto de 21 de abril, durante celebração do Kartini Day, em homenagem à ativista dos direitos femininos Raden Kartini, na prisão Yogyakarta (Foto: AFP Photo/Tarko Sudiarno/Files)A filipina Mary Jane Veloso, em foto de 21 de abril. Ela seria executada nesta terça, mas o presidente filipino pediu que o cumprimento da pena fosse adiado (Foto: AFP Photo/Tarko Sudiarno/Files)
Gularte foi diagnosticado com esquizofrenia por dois relatórios médicos no ano passado. Em março, uma equipe médica reavaliou o brasileiro a pedido da Procuradoria Geral indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado.
Familiares e conhecidos relataram que Gularte passava seus dias na prisão conversando com paredes e ouvindo vozes. Dizem que ele se recusava a tirar um boné, que usava virado para trás, alegando ser sua proteção.
Angelita Muxfeldt, prima de Gularte, passou os últimos meses na Indonésia tentando reverter a decisão. Ela esteve com ele pela última vez na tarde de terça, no horário local, horas antes da execução.
Angelita contou, antes da execução, que não disse ao primo claramente o iria ocorrer, e que ele não sabia o que iria acontecer, apesar de ter sido informado no sábado (25) da morte iminente. Segundo a brasileira, ele sofre de delírios e não entendeu que seria executado, acreditando que ainda seria solto.
Executados
Além do brasileiro, sete outros suspeitos foram executados. Todos foram condenados por tráfico de drogas e tiveram seus pedidos de clemência rejeitados.
Eles são os australianos Myuran Sukumaran e Andrew Chan, os nigerianos Martin Anderson, Okwudili Oyatanze, Sylvester Obiekwe Nwolise e Jamiu Owolabi Abashin e o indonésio Zainal Abidin.
A Austrália e as Filipinas também tentaram diversos recursos para adiar as execuções, além de realizarem pressão diplomática, mas sem sucesso. Após as execuções, a Austrália anunciou que convocou seu embaixador na Indonésia para consultas.
Montagem com fotos de seis dos oito executados à morte por tráfico na Indonésia na terça (28): acima, a partir da esquerda, os australianos Myuran Sukumaran e Andrew Chan o nigeriano Martin Anderson. Abaixo, os nigerianos Jamiu Owolabi Abashin e Sylvester (Foto: AFP Photo)Montagem com fotos de seis dos oito executados por tráfico na Indonésia na terça (28): acima, a partir da esquerda, os australianos Myuran Sukumaran e Andrew Chan e o nigeriano Martin Anderson. Abaixo, os nigerianos Jamiu Owolabi Abashin e Sylvester (Foto: AFP Photo)
Crise diplomática
Em janeiro, o fuzilamento de Marco Archer gerou uma crise diplomática entre o país asiático e o Brasil.
A presidente Dilma Rousseff se disse "consternada e indignada" com o ocorrido e convocou o embaixador brasileiro em Jacarta para consultas.
Em fevereiro, Dilma decidiu adiar o recebimento das credenciais do novo embaixador da Indonésia em Brasília para reavaliar a situação bilateral entre os dois países. Em represália, o Ministério das Relações Exteriores indonésio chamou de volta ao país o embaixador no Brasil, Toto Riyanto, e convocou para uma reunião o então embaixador brasileiro em Jacarta, Paulo Soares, que deixou o comando da chancelaria indonésia em março.
Atualmente, a embaixada do Brasil em Jacarta está sendo chefiada, interinamente, por Leonardo Monteiro, encarregado de negócios da chancelaria indonésia.
A Indonésia reforçou suas penalidades por crimes de tráfico de drogas e voltou a realizar execuções em 2013, depois de uma pausa de cinco anos.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

NÃO SÓ FALTA SEGURANÇA, FALTA VERGONHA

Enquanto se busca segurança para o município de Glória do Goitá, promessa ainda de campanha política, dos maus políticos da cidade, se lembram! ? Pois é!
Falta também segurança nas escolas rurais, sítio Jucuri é uma delas, escola intermediária e tantas outras! falta fardamento escolar! falta pintura nas escolas, que ainda é da outra gestão passada! Escolas com muro derrubado, têm até alunos, funciona muito bem; sem fardamento e sem estrutura. Mas o descaso, por parte do prefeito, é grande.
Moradores questionam por que o prefeito não manda ajeitar? 
Isso é uma vergonha!
O movimento vem pra ruas, como queiram chamá-lo, não importa o título que for, o que importa é fazer algo de concreto de efetivo para esse povo (sociedade) desesperançosos!
Curtir · C

AÇÃO CIVIL PÚBLICA É PROVOCADA NA PROCURADORIA DO MPE-PE POR JERÔNIMO GUERRA ATRAVÉS DA ASTRAS.

A Ação Civil Pública é um instrumento processual, de ordem constitucional destinado à defesa dos interesses coletivos. Mesmo estando referida no capítulo da Constituição Federal relativo ao Ministério Público (artigo 129, inciso III). Esse instrumento representa o interesse coletivo, de todos. Nesse caso estamos tratando da necessidade que o cidadão gloriense tem por segurança, policiamento e prevenção à criminalidade em que vive Glória do Goitá.
Essa ação poderia ter sido tomada por qualquer entidade representativa da sociedade civil ou mesmo pelos representantes municipais, que pelo descaso parece que nunca tiveram interesse no fato. No entanto, o importante é que foi tomada essa decisão em 16.04.2015 pelo jornalista Jerônimo Guerra na condição de, também, Presidente Regional da Associação ASTRAS.
Agora cabe ao Procurador Geral do Ministério Público de Pernambuco, o Exmº. Dr. Carlos Guerra decidir em favor, ou não da população gloriense, e dessa forma garantir um efetivo de 16 policiais, quatro viaturas e Quatro motos.
A grande vantagem desse processo, AÇÃO CIVIL PÚBLICA, se trata de um canal de acesso à jurisdição que por meio dele muitas pessoas encontram a solução para suas lesões ou reclamar seus direitos, sem necessidade de terem que pessoalmente contratar um advogado para acionar a Justiça, assim evitando julgamentos contraditórios, pois a sentença no processo coletivo, se procedente, beneficiará a todos da cidade, com grande economia processual de tempo e dinheiro. Sem mencionar que a decisão tem que ser cumprida de imediato. Que Deus ajude Glória do Goitá...! Minha missão foi cumprida.
Quando se quer fazer não precisa de alarde, se faz calado.



Movimento Glória contra a violência

Na próxima quarta-feira dia 22 deste mês a cidade de Glória do Goitá irá parar, o comercio irá fechar as portas das 07:00 hs da manhã ao Meio Dia. às 07:00 hs será realizada uma passeata pelas ruas da cidade com cartazes, faixas, carro de som, pedindo segurança. A passeata segue até a PE 50 onde será bloqueada para chamar a atenção do governador Paulo Câmara. 

O movimento Glória Contra a Violência foi criado na noite desta quarta-feira (15), no Auditório da Escola Dom Miguel, Centro de Glória do Goitá, por diversos segmentos da Sociedade Glória do Goitá como Igrejas, Associações, Comércios, Empresas, Ongs, Escolas e Movimentos Sociais. O movimento nasce da falta de segurança pública no município. 

Nos últimos anos Glória, vem enfrentando alto índice de violência como homicídios, assaltos, furtos, arrombamentos em residências, escolas e estabelecimentos comercias e empresariais. O clima tem gerado medo e insegurança entre a população.

PCdoB é lançado em Glória do Goitá com ataques a atual gestão


DSC_5039Faltando mais de ano para o início da disputa às eleições municipais, veteranos e novos grupos políticos já estão a todo vapor na mobilização de filiados aos partidos políticos. No último  domingo (19), em Glória do Goitá, foi vez do Partido Comunista Brasileiro – PC do B fazer sua estreia. A reunião política reuniu cerca de cinquenta pessoas, entre moradores, representantes de sindicato, lideranças comunitárias, membros da coordenação estadual e diretores do Partido. O momento gerou diversos ataques a atual gestão.
O presidente do Partido em Glória do Goitá, José Alberes, abriu o encontro falando dos motivos pelos quais o Partido foi lançado. “Nosso objetivo é construir forças e unidade política na perspectiva de construir um projeto político popular, com a população de Glória do Goitá.” De acordo com Alberes, o partido porque “Glória tem mais de cem anos e está refém de uma política velha, atrasada, que não consegue ser construída com o povo, mas pela mão de algumas pessoas, em sua maioria com o poder do capital econômico”.
Alberes disparou diversos ataques a atual gestão da cidade, hoje comandada por Zenildo Miranda (PTB). ” Glória está abandonada. Ela não representa a força de um município que vinha crescendo e parou. Pela primeira vez da história de Glória do Goitá, esse prefeito que está vai entregar o município pior do que ele pegou: na agricultura, na educação, infraestrutura, participação popular, saneamento básico. É um fenômeno que representa a ineficiência e incapacidade política de administrar um município.”
Candidato à vista
Com uma diretoria jovem e acentuada, o Partido ousa lançar candidato às eleições 2016, e terá que ter fôlego para enfrentar dois nomes tradicionais da hegemonia política gloriense, que já estão na praça: o atual prefeito, Miranda, e o derrotado na últimas eleições, Djalma Paes (PSB). Um dos nomes que possivelmente assumirá a disputa pelo PCdoB é o gestor social Germano de Barros, conselheiro e tesoureiro do Conselho de Desenvolvimento Municipal de Glória do Goitá/PE, e presidente da ONG SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa.
“Ainda é cedo para anunciarmos, mas acho que podemos dizer que temos um nome. O próprio movimento que vem se organizando já apresenta, que é Germano de Barros e eu. Mas o momento agora é de construir a identidade do partido no município.”, disse o presidente, que inicia com a mobilização de novos filiados ao partido. “A partir de hoje vamos iniciar um grande processo de mobilização social no município para criar uma grande massa de filiados.”

A assustadora crise hídrica: o desabastecimento d’água ameaça Zona da Mata do Estado

WP_20150421_013
A falta d’água sempre endereça seu apelo por abastecimento ao nosso Portal, o bairro de Águas Branca é um deles.
A crise hídrica vem tomando conta e assola a população pernambucana. Casos e mais casos de desabastecimento d’água têm chegado a redação do A Voz da Vitória. Em Vitória de Santo Antão, Zona da  Mata do Estado, os órgãos competentes precisam imediatamente tomar medidas que possam amenizar esta situação, contudo, a comunidade vitoriense também precisa tomar os procedimentos para a economia da água potável.
Cada bairro vitoriense vive uma situação semelhante ao outro, quando os moradores reclamam dizendo que passam de 15 a 30 dias completamente sem água, além de registrar o comércio desenfreado de carros pipa. Alguns bairros que mais sofrem com a falta d’água sempre endereça seu apelo por abastecimento ao nosso Portal, a saber: Águas Branca, Santana, Militina, Pitada, Alto do Reservatório, Irã, Iraque, Lídia Queiroz, Mário Bezerra, Amparo, Livramento, Jardim Ipiranga, Bela Vista, Redenção, Lagoa Redonda e Maués.
O Bairro de Lagoa Redonda, está sem água a mais de 45 dias, os moradores já foram obter informações na Compesa e ninguém tem resposta sobre o problema ou qualquer informação de retorno, os moradores reclamam que a conta não atrasa de forma alguma, e chega nas residências com valores altíssimos.
Portal A Voz da Vitória,  através dessa postagem vai ajudar você leitor de como enfrentar o racionamento de forma tranquila e simples, com alguns métodos que vão ajudar você no seu cotidiano. Compartilhe as dicas que seguem.
Alguns métodos de economia:
(Fonte: Rachacuca.com.br) Se tiver condições compre alguns galões de água de fontes seguras. Esta será a agua de consumo, cozinha etc.

  1. Caso não possa  comprar e tenha de armazenar água da rua, filtre, ferva e deixe a água descansar por pelo menos 08 horas, use a água de cima pra consumo e a do fundo do recipiente para limpeza e higiene.
  2. Instale filtros. Filtros de torneira, de barro, quanto melhor… melhor.
  3. Se morar em uma casa, faça planos para captar água da chuva, mesmo na estiagem uma eventual chuva nas calhas certas pode gerar um ótimo volume de abastecimento, proteja a água de insetos, mosquitos e contaminação e use para limpeza, banheiros e emergências, lembre-se, seu telhado é o banheiro de pombos, gatos e outros animais.
  4. Tenha pelo menos um meio de transportar uma boa quantidade de água. Não vai adiantar nada você sair em busca de água e não ter como transportar até sua família, um carrinho de mão, ou de feira adaptado vai facilitar sua vida.
  5. RACIONE, e é isso mesmo, o racionamento doméstico vai garantir que seus estoques durem até a próxima remessa de água que vai receber.
  6. Verifique todo seu sistema doméstico de hidráulica, um vazamento em épocas de racionamento é um tiro no pé.
  7. Se você mora em uma casa estude formas de armazenar volumes maiores de agua, como a construção de cisternas e até de piscinas. Como sabemos que o tempo e a grana nem sempre ajudam, invista em infláveis/desmontáveis. Uma piscina inflável é barata e vai se adaptar ao seu espaço e bolso, há opções de 100 até 10.000 litros no mercado brasileiro, informe-se.
  8. Quando calcular seu estoque de agua, não se esqueça de seus animais de criação e do mínimo necessário para suas plantas, se for preciso faça podas fora de época, com menos volume de folhas e galhos a árvore consome menos.
  9. Se tudo apertar demais, literalmente, use sacos e sacolas plásticas resistentes para acomodar os dejetos sólidos de banheiro, se você tem um cachorro já sabe como isso funciona. Infelizmente em épocas extremas, ações extremas, se você tem pouco não pode mandar isso esgoto abaixo como faz em épocas de fartura.
  10. Peça ajuda se estiver em situações sérias, o governo não se importa muito se você ou seus filhos vão morrer de desidratação, tanto que permite que as Cias de distribuição cortem seu suprimento caso não pague o boleto mensal e assiste passivo o massacre gerado pela falta de agua no sertão a décadas, busque vizinhos e parentes e SEMPRE reserve o mínimo para consumo.

É isso, espero que estas dicas sirvam para ajudar no armazenamento. Se tiver mais dicas  de gestão de água em épocas de escassez, deixe nos comentários

Corpos de vítimas em sede de torcida do Corinthians são enterrados em SP

Corpos de vítimas da chacina na sede da torcida Pavilhão Nove, do Corinthians, foram velados e enterrados nesta segunda-feira (20) na capital paulista e na região metropolitana de São Paulo. Ao menos seis corpos foram enterrados nesta manhã.
O crime ocorreu no sábado (18) na quadra da torcida que fica perto da Ponte dos Remédios, Zona Norte de São. Testemunhas contaram à polícia que três homens armados invadiram o local por volta das 23h depois de um dia de festa e executaram, a tiros, oito homens. Um faxineiro foi poupado pelos criminosos, que pediram para ele se enrolar numa bandeira do Corinthians.
Velório do corpo de uma das vítimas da chacina que deixou 8 mortos na sede da torcida Pavilhão Nove (Foto: Edu Silva/ Futura Press/ Estadão Conteúdo )Velório do corpo de uma das vítimas da chacina que deixou 8 mortos na sede da torcida Pavilhão Nove (Foto: Edu Silva/ Futura Press/ Estadão Conteúdo )
Sobre o caixão do compositor Mydras Schmidt, de 38 anos, a bandeira da escola de samba Pérola Negra. Em 2014, ele foi puxador da escola de samba da Vila Madalena, bairro em que cresceu, e onde seu corpo foi velado. A bandeira da torcida Pavilhão Nove também estava presente no velório. Os amigos cobram uma apuração da chacina.
"Ele gostava somente do samba e do Corinthians. Muito ruim a gente perder ele. Queremos justiça", diz Luciana Pires, amiga de Mydras.
Além de Mydras, foram assassinados Ricardo Junior Leonel do Prado, de 34 anos, André Luiz Santos de Oliveira, de 29 anos,Mateus Fonseca de Oliveira, de 19 anos, Fabio Neves Domingos, de 34 anos,Jhonatan Fernando Garzillo, de 21 anos, Marco Antônio Corassa Junior, de 19 anos, e Jonathan Rodrigues do Nascimento, de 21 anos, foram assassinados.
Segundo a Polícia Civil, a ordem para executar os oito torcedores do Corinthians partiu de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios. Dois suspeitos já foram identificados.

Antes da chacina, investigações feitas pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) apontam que alguns dos mortos comandavam pontos de tráfico de drogas na região da Ceagesp, na Zona Oeste da capital paulista. Eles teriam se desentendido com grupos rivais.

Com base no que as testemunhas relataram, a polícia descarta que a motivação tenha sido uma rixa entre torcidas. Perto dos corpos foram encontradas cápsulas de pistola 9 mm. “Acabaram com a minha vida”, disse a mãe de uma das vítimas ao deixar a sede do DHPP, no Centro. 
Passagem pela polícia
Fábio Neves Domingos foi um dos 12 presos na tragédia que marcou a estreia do Corinthians na Copa Libertadores da América de 2013, contra o San José, da Bolívia. Na ocasião, o jovem torcedor boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, foi atingido por um sinalizador da torcida do Corinthians e morreu.
No mesmo ano, depois de ser libertado, ele se envolveu numa briga de torcedores num jogo entre Vasco e Corinthians, em Brasília.  Para a polícia, ele era o principal alvo dos criminosos.
Pavilhão 9
A torcida organizada Pavilhão Nove foi criada em homenagem aos presos mortos em um dos pavilões da penitenciária do Carandiru, em outubro de 1992. Ela foi criada por um grupo de amigos que fazia trabalho social no presídio e promovia jogos de futebol contra o time "Corinthians do Pavilhão 9".
Sobrevivente viu execução
A mãe de um dos oito mortos contou ao G1 que um dos sobreviventes da chacina foi enrolado em uma bandeira do time e deixado vivo pelos criminosos. "Disseram para ele que ele tinha sorte que as balas tinham acabado e que ele ficou vivo para contar tudo", relatou. Segundo ela, outros rapazes que estavam no local conseguiram arrombar uma porta e fugir.
Ela esteve no Instituto Médico-Legal na manhã deste domingo (19) para fazer o reconhecimento do corpo do filho, e disse que as vítimas foram espancadas antes de morrer. "Deixaram o rosto e o braço dele todo machucado", afirmou. Ela preferiu não se identificar por medo de represálias.
Erasmo Carlos, cunhado de André Luiz de Oliveira, um dos mortos, pediu justiça. Ele esteve no IML neste domingo. "A gente espera justiça. Isso passa direto na televisão. Essa violência não pode ficar impune", defendeu.
Maria Enédna de Abreu, amiga de parentes das vítimas, afirmou que os torcedores eram boas pessoas. "Não dá pra entender o que aconteceu. Os meninos eram bons", disse.
  •  
 Oito pessoas morrem depois de serem baleadas na sede da Pavilhão 9, na Ponte dos Remédios, em São Paulo, SP, na noite deste sábado (18) (Foto: Edison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo)Oito pessoas morrem depois de serem baleadas na sede da Pavilhão 9 (Foto: Edison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo)

domingo, 12 de abril de 2015

Em Glória do Goitá, caminhão caçamba do PAC capota e deixa uma carrada de barro.


























Em Glória do Goitá, caminhão caçamba do PAC capota e deixa uma carrada de barro.
Mais um que se foi.
Ontem por volta das 14:00 h desta sexta(10), um caminhão caçamba de cor branca da Prefeitura de Glória do Goitá capotou. O motorista [...] sofreu apenas escoriações nas costas, mas conta que o susto foi grande. “Foi muito rápido, quando vi já estava tudo no chão e quebrado”, comenta. Supostamente o veiculo já foi sucateado, isso por falta de responsabilidade com bens públicos, isso aconteceu no município de Glória do Goitá a 65 km de Recife.
A revolta dos moradores é geral, pois pagamos nossos tributos e ainda por cima vemos um patrimônio nosso sendo destruído. É tudo muito revoltante!
O prefeito Zenilton Miranda (PTB), está sendo um dos piores prefeitos da região, isto dito pela própria população e o povo dele mesmo, que estão insatisfeitos com administração deste senhor, que pregou em campanha, que continuaria o progresso e faria com que Glória do Goitá crescesse mais ainda, engano. Hoje não existe oposição ao seu governo.
Em seus primeiros meses de governo, já mostrou pra que veio, O prefeito Miranda, tem sido um governo ditador, onde ninguém pode ter direito de escolha, simplesmente não podem nem falar com amigos que não sejam da base do prefeito. E se por um caso forem visto de conversinhas com opositores, automaticamente são demitidos, isso mesmo, onde o povo não tem vez nem voz, e estão à mercê de uma administração corrupta e irresponsável.
Na última semana um jornalista foi quase agredido fisicamente quando estava dando uma entrevista em uma rádio local. Foi tudo um vexame só.
Aguardamos providências urgentes.

sábado, 11 de abril de 2015

Mitos e verdades sobre depilação dos pelos pubianos em homens e mulheres

Marília BanholzerDo NE10
Hábito de arrancar os pelos ganha adeptos, mas preocupa especialistas / Foto: reprodução
Hábito de arrancar os pelos ganha adeptos, mas preocupa especialistasFoto: reprodução
Sensualidade, higiene, calor. Esses são alguns dos principais argumentos usados para homens e mulheres brasileiros que têm preferido raspar todos os pelos pubianos. Se antes apenas as meninas se preocupavam com o corte dos "cabelinhos" que nascem na região íntima, hoje os rapazes também têm se espelhado em atletas, por exemplo, e desapegado dos pelos. No entanto, essa moda causa preocupação entre os especialistas que defendem o papel protetor dos pelos pubianos, vulgarmente chamados de pentelhos.

Adepta desse visual "lisinho", a depiladora Rejane Marçal, de 50 anos, revela que a maioria de suas clientes pedem que todos os pelos sejam removidos. Entre os mais solicitados estão os modelos X1 (formato mais cavado, passando pela virilha e entrando nos grandes lábios), X2 (retira os pelos próximos ao ânus) e a retirada total dos famosos cabelinhos, que até já se tornaram sinônimos de coisas chatas, ou "pentelhas".

“Eu mesma gosto de tirar tudo, deixar bem lisinho. É mais higiênico, melhor na hora lavar com o sabonete. Quando vou à ginecologista ela sempre reclama, diz que os pelos são uma proteção, mas eu não gosto. É só saber se cuidar para não ter nenhuma doença”, comentou a depiladora que trabalha há 25 anos no ramo.


Arte: NE10

Para a dermatologista Claúdia Magalhães, que assina a coluna Questão de Pele noPortal NE10, os "cabelos" que nascem na púbis e na região perianal servem como uma barreira para diversos microrganismos. “Não é aconselhável tirar todos os pelos, os órgãos genitais ficam mais expostos a infecções. Por isso não é bom arrancar todos os pelinhos, mas é preciso levar em consideração a nossa cultura. Não dá para esperar que depois de tantos anos as pessoas deixem de se depilar porque não é tão saudável quanto apenas aparar com a tesoura. O importante é esclarecer que existem maneiras menos agressivas de fazer isto.”

Claúdia Magalhães lembra que, embora aparar os pelos seja maneira correta de cuidar desses pelos, a depilação à laser de áreas como a virilha pode ser feita com a técnica do laser. Definitiva, a técnica garante que aquela região não sofra anos com agressões. Mas se esta opção estiver fora do orçamento do indivíduos as outras opções são lâminas (giletes), máquinas que cortam ou puxam os pelos e, por último, a depilação por cera (quente ou fria).

“Há muitos mitos sobre as famosas giletes, mas na verdade existem algumas dicas que evitam a irritação da pele na hora que for raspar os pelos. Por exemplo, o correto é passar algum creme, pode até ser condicionador, no local a ser raspado. Em seguida, ao passar a lâmina, a pessoa deve seguir o sentido dos pelos. Para fazer o 'acabamento' só se deve passar a gilete contra os pelos apenas uma vez em cada lugar. Se repetir esse movimento a pele ficará irritada e pode causar foliculites”, detalhou a dermatologista.


Ranking traz depilação à laser como a mais indicada seguida das lâminas e máquinas; as ceras ficam em último lugar. Arte: Guilherme Castro/NE10

Sobre a depilação em regiões mais íntimas, como nos grandes lábios ou perianal (próximo ao ânus), a médica alerta que além na necessidade dos pelos para evitar infecções, essas áreas são muito sensíveis, podendo sofrer lesões facilmente. “Aquela área perto do ânus é composta por uma superfície submucosa, parecida com o nosso lábio. Imagine você passando uma cera quente ou uma gilete no local”, ressaltou Cláudia Magalhães que acrescentou: “De todas as técnicas de depilação a que mais preocupa é a com cera, principalmente porque todos os materiais precisam ser descartáveis, caso contrário é uma bomba de doenças, chegando a transmitir HPV, HIV e Hepatite B e C”. Além das infecções, a dermatologista lerta que ao puxar, muitos pelos acabam quebrando e causando o que é conhecido como "cabelo encravado", que pode gerar infecções muito mais sérias.

PREFERÊNCIA INTERNACIONAL -  A cultura brasileira quanto à remoção total dos pelos pubianos é tão forte que ainda nos anos 80 essa técnica foi batizada de “Brazilian bikini wax”, depois de ser exportada para os Estados Unidos. Mais de 30 anos depois, um estudo realizado pela Universidade de Indiana e pelo Instituto Kinsey para Estudos sobre Sexo, Gênero e Reprodução em 2012 ouviu a opinião de 2.451 americanas e o resultado apontou que 87% das jovens entre 18 e 24 anos removem total ou parcialmente os pelos pubianos.

 Não dá para esperar que depois de tantos anos as pessoas deixem de se depilar porque não é tão saudável quanto apenas aparar com a tesoura Cláudia Magalhães, dermatologista
A pesquisa também revelou que as mulheres adeptas da depilação íntima são mais confiantes e seguras em relação ao seu corpo, além de apresentarem maior índice de satisfação sexual. Elas também examinam mais os seus órgãos genitais, notando sempre que há alguma alteração. O levantamento também apontou que, entre as senhoras com mais de 50 anos de idade, 51% revelaram não ter sequer aparado os pelos nos últimos 30 dias. 

A depilação de artistas brasileiras e internacionais se torna tema de comentários, principalmente em tempos de redes sociais, sempre que alguma delas estampa revistas com seus pelos fartos. Claúdia Ohana, Nanda Costa, Adriane Galisteu e Vera Fisher foram algumas das que causaram furor, em especial entre os homens, ao posarem para a Playboy com suas depilações (ou a falta delas). Já Lady Gaga, ícone internacional, também mostrou algo a mais na capa da Revista Candy. 
OS MENINOS - Os rapazes, no entanto, não sofrem tanto com a falta ou excesso de pelos. Embora alguns prefiram manter-se com a púbis raspada, em geral para agradar as parceiras na hora do sexo oral, a maioria se preocupa pouco com o acúmulo de pelo em volta dos órgão genitais. Segundo o urologista pediátrico Rômulo Vasconcelos, que atua no Hospital do Câncer e da Restauração, no Recife, esses pelos servem muito mais como uma bússola cronológica sobre o desenvolvimento do homem com relação à puberdade do que como protetor de agentes externos como fungos e bactérias.

Urologista revela que não há problemas nos homens se depilarem, mesmo que por estética
Urologista revela que não há problemas nos homens se depilarem, mesmo que por estéticaFoto: reprodução
“Os pelos pubianos começam a surgir, geralmente, por volta dos 9 anos. A partir daí nós conseguimos identificar se o desenvolvimento do rapaz está dentro do esperado. Sobre raspar, pode-se dizer que não faz mal algum à saúde do corpo, mas que se puder fazer isso após os 18 anos é melhor. Começar a se raspar ainda na infância pode, inclusive, despertar a atividade sexual em uma idade em que o jovem ainda não é tão responsável nessas relações e não usa camisinha, por exemplo”, avaliou.

O outro lado da falta de preocupação com o corte dos pelos pubianos entre os homens pode causar problemas de saúde. “Enquanto entre as meninas a falta de pelo pode ser um perigo, o excesso de pelo pode causar problemas aos homens. Resto de urina, suor e células mortas se acumulam nos pelos e podem gerar infecções fungicidas. É um ambiente quente e úmido, ótimo para a proliferação desses microrganismos nocivos”, alertou Rômulo Vasconcelos.

 Pelos servem muito mais como uma bússola cronológica sobre o desenvolvimento do homem com relação à puberdade do que como protetor de agentes externos como fungos e bactéria 
A falta de hábito de aparar os pelos trouxe problemas ao bibliotecário Arnaldo Alves*, 47. A primeira vez que ele cortou o excesso de pelos foi aos 36 anos, quando precisou ir ao urologista por causa de um sangramento na glande. “Sentia um pouco de constrangimento em cortar meus pelos. Também tinha na cabeça que aquilo era símbolo de virilidade, masculinidade. Quando fiquei doente o médico alertou que precisava cortar”, relembrou o bibliotecário.

Arnaldo Alves também teve que se submeter a uma cirurgia de remoção do prepúcio (pele que recobre a glande). Segundo ele, o médico lhe alertou que após a primeira infecção, era passível de recaídas por causa do hábito de manter a púbis com os pelos mais volumosos. “Demorei um pouco para aceitar a cirurgia, mas depois que tive outra infecção eu decidi seguir a orientação. Hoje minha mulher me ajuda muito na hora de cortar os pelos, ela fica sempre no meu pé, cobrando, até mesmo para não ter mais nenhum problema”, contou Arnaldo.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

ARRASTÕES EM GLÓRIA DO GOITÁ NA NOITE DE ONTEM (5)

Diversos assaltos na noite de ontem. Celulares, carteiras, relógios e dinheiro foram levados. Evangélicos que saiam da igreja também foram abordados pelo bando.
A segurança do comércio é feito por segurança privada, colocada pelos próprios comerciantes que não aguentam mais tantos assaltos a todo instante. Armados, os assaltantes imprimem terror e muito medo na cidade com cerca de 30 mil habitantes. Semana passada foi no Distrito deApoti Abandonado saíram levando o que puderam levar pela frente. Eita que cidade entregue ao caos.

Sociedade civil se posiciona contra perseguição a comunicadores em Nazaré da Mata‏

1009950_778184065599584_5037923491252649681_nA Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e demais entidades e grupos da sociedade civil abaixo assinados repudiam veementemente a postura da Câmara de Vereadores de Nazaré da Mata que, na sessão plenária desta terça-feira, 31 de março, intimidou os comunicadores da Rádio Alternativa FM, solicitando a retirada dos equipamentos e discursando em favor do “extermínio” de falsos jornalistas que realizaram cobertura que contrariam os interesses dos mesmos. Durante a sessão, também foi informado que será ”regulamentada” a realização de fotos e filmagens durante as sessões em plenário da referida casa legislativa.
Diante do fato, vale lembrar que tal atitude caracteriza-se como cerceamento do exercício profissional do Jornalista e vai de encontro aos preceitos que embasam a Liberdade de Expressão, garantida e assegurada em diversos marcos legais, entre eles, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Constituição Federal Brasileira de 1988 e Código de Ética dos Jornalistas. Tal direito garante que todos têm o direito à liberdade de opinião e de expressão incluindo a liberdade para ter opiniões sem interferência e para procurar, receber e dar informação e ideias através de qualquer meio de comunicação e sem importar as fronteiras.
Convém lembrar que gravar e transmitir sessões plenárias nas instâncias legislativas não só é obrigação do poder público, pelo princípio da transparência, como direito de qualquer cidadão ou cidadã, jornalista ou não. Por fim, lembramos que uma imprensa livre é condição fundante para a garantia dos princípios democráticos que norteiam nosso país.
Assinam:
Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco,
Grupo Cactos – Gênero e Comunicação,
Fórum de Mulheres do Paulista,
Associação dos aposentados e Pensionistas do Paulista,
Centro Social das Mulheres de Arthur Lundgren II,
Clube de Mães de Paratibe,
Grupo Vitória Régia,
Sindicato dos Tecelões do Paulista,
Articulação Aids em Pernambuco,
Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH),
Núcleo de comunicação Caranguejo Uçá,
União da Juventude Socialista – Pernambuco,
Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO-PE),
Dialógica Comunicação Estratégica,
Centro das Mulheres do Cabo,
Centro de Cultura Luiz Freire,
Casa da Mulher do Nordeste,
Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom),
Coletivo Feminista Diadorim,
Movimento Zoada,
Blog A Voz da Vitória,
Associação dos Blogueiros de Pernambuco,
Blog da Noélia Brito,
Sindmetro – PE.