Espaço do Internauta

sexta-feira, 27 de março de 2015

MPPE e Polícia Federal investigam prefeito e secretárias de Glória do Goitá

De acordo com o jornalista Jerônimo Guerra, o chefe do Executivo municipal e seus aliados estariam envolvidos em esquema de desvio de recursos

Sávio Gabriel
Publicação: 27/03/2015 07:15 Atualização: 27/03/2015 10:31

De acordo com a denúncia do jornalista, o prefeito também teria utilizado receituários médicos da Secretaria de Saúde do município para comprar votos nas eleições do ano passado. Foto: Jerônimo Guerra/Cortesia
De acordo com a denúncia do jornalista, o prefeito também teria utilizado receituários médicos da Secretaria de Saúde do município para comprar votos nas eleições do ano passado. Foto: Jerônimo Guerra/Cortesia
O prefeito do município de Glória do Goitá, no Agreste, Zenilto Miranda Vieira (PTB), duas ex-secretárias e uma atual titular de uma pasta municipal serão investigados pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento num esquema de corrupção na cidade. De acordo com a denúncia feita pelo  jornalista local Jerônimo Guerra, eles falsificavam notas fiscais de prestação de serviços, desviando recursos públicos. O prefeito ainda será investigado por suposta compra de votos nas eleições do ano passado.

“Ele (o prefeito) fabricava notas fiscais de prestação de serviços junto a algumas empresas, que nem participaram de licitações. Só que o serviço não era prestado”, explicou Guerra. Segundo ele, os recursos eram pagos às prestadoras, que ficavam com um percentual e depois transferiam os valores para contas pertencentes a laranjas. “Muitos deles eram funcionários públicos e cobravam o equivalente a um salário mínimo para devolver o dinheiro à prefeitura”. O dinheiro era devolvido, ainda segundo o jornalista, diretamente a então secretária de Educação, Ivanice Pereira, e à titular da pasta de Administração, conhecida apenas como Simões.

Além de desviarem recursos públicos, os três teriam forjado algumas das notas fiscais. O jornalista diz que, em 2013, a prefeitura teria comprado 180 mil vassouras, sendo 80 mil em fevereiro e o restante em dezembro. “No mesmo ano, a prefeitura comprou 180 mil rodos e 100 mil luvas plásticas para os garis”, detalhou Guerra. Como provas, ele apresentou às autoridades alguns extratos bancários e notas fiscais. Uma delas é de uma locação de veículo para a Secretária de Saúde para transportar pacientes, serviço que nunca foi prestado, segundo Guerra. “O dinheiro foi devolvido para a então secretária de Saúde, Simone Chaves”, acusou o jornalista.

Além da suspeita de esquema de corrupção, há um caso de suposta compra de votos por parte do prefeito para beneficiar os candidatos de sua coligação. Médico por formação, Zenilto Vieira utilizava receituários do hospital público da cidade (com o próprio carimbo de médico) para doar materiais de construção às pessoas, denunciou Guerra. Com o papel em mãos, os cidadãos iam até um armazém da cidade, onde recebiam os materiais. Segundo Guerra, foram desviados R$ 500 mil para custear a manobra política.

Tanto a Polícia Federal quanto o MPPE confirmaram que as denúncias foram protocoladas nos dois órgãos, mas não deram detalhes do teor delas. Publicadas na mídia local desde janeiro, as acusações teriam ocasionado a exoneração de Simone Chaves e Ivanice Pereira. Procurada pelo Diario, Pereira confirmou que pediu para se afastar do cargo, alegando sobrecarga de trabalho. “Isso é politicagem. Eu não tenho nada a ver com esse esquema. Estou muito tranquila”, afirmou. Durante toda a tarde da última quinta-feira (26), o Diario tentou o contato com o prefeito Zenilto Miranda por telefone, mas o celular estava desligado. A reportagem também tentou contactar a ex-secretária Simone Chaves e Simões, mas os celulares também estavam desligados.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Ministro da Educação Cid Gomes pede demissão

Cid Gomes presta esclarecimentos no Congresso sobre declarações de que os deputados são os “achacadores”.
Cid Gomes presta esclarecimentos no Congresso sobre declarações de que os deputados são os “achacadores”.
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), acaba de interromper a sessão na Casa para anunciar em primeira mão a demissão do Ministro da Educação, Cid Gomes (PROS).
Na tarde desta quarta-feira (18), o titular da pasta deixou rapidamente a sessão da Câmara em que havia sido chamado para explicar o pronunciamento sobre a existência de “300 ou 400 achacadores” na Casa. O pronunciamento inflamou ainda mais os ânimos entre o governo federal e a Câmara dos Deputados.
Depois da fala de Cid, houve trocas de acusações diretas sobre o que o ministro chamou de intenção do PMDB de tomar a sua pasta.

SITUAÇÃO DE ABANDONO DO DISTRITO DE APOTI ENTREGUE ÀS BARATAS

Matadouro sem o mínimo de higiene, funciona de forma clandestina e subhumana sem nenhum controle da Vigilância Sanitária. População a mercê da própria sorte, onde estão às autoridades do município que não fiscalizam isso?
Estão achando ruim, pede para sair!

segunda-feira, 9 de março de 2015

Em reação a protestos, Dilma refuta "3º turno" e "ruptura democrática"

Da Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff considerou os protestos contra ela e o governo ocorridos nesse domingo (8) como naturais de um país democrático, mas disse que não há razões para que o conteúdo dessas manifestações sejam pedidos de impeachment. “Aqui [no Brasil] as pessoas podem se manifestar. Eu sou de uma época em que se a gente se manifestasse, acabava na cadeia, podia ser torturado ou morto. Chegamos à democracia e temos que conviver com a manifestação. O que nós não podemos aceitar é a violência”, declarou em entrevista a jornalistas.
Enquanto o pronunciamento de Dilma à Nação era exibido, em cadeia nacional de rádio e TV, houve manifestações contrárias à presidenta em diversas capitais do País, nas formas de panelaço e buzinaço. Pelas mídias sociais, foram registrados protestos desse tipo em regiões de Brasília, do Rio de Janeiro, de São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Curitiba.
Questionada se as manifestações são válidas até quando pedem o seu impeachment, ela disse que, nesse caso, trata-se de “outra questão, de conteúdo. Acho que há que caracterizar as razões para impeachment, e não o terceiro turno das eleições. O que não é possível no Brasil é a gente também não aceitar a regra do jogo democrático. A eleição acabou, houve primeiro e segundo turno. Terceiro turno das eleições, para qualquer cidadão brasileiro, não pode ocorrer a não ser que você queira ruptura democrática. Se se quiser uma ruptura democrática, eu acredito que a sociedade brasileira não aceitará rupturas democráticas”.
Ela disse que quem convocar protestos pode convocar do jeito que quiser. “Ela [manifestação] vai ter as características que tiverem seus convocadores; agora, ela em si não representa nem a legalidade nem a legitimidade de pedidos que rompem a democracia”, declarou.

domingo, 8 de março de 2015

Chuvas provocam transtornos no Grande Recife neste domingo

As chuvas fortes deste domingo (8) provocam vários transtornos no Grande Recife. Felizmente, de acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), não há registros de vítimas até as 11h30 desta manhã. Mas são vários os alagamentos. 

Rua Dr. Genaro Guimarães, em Casa Amarela
Rua Dr. Genaro Guimarães, em Casa AmarelaFoto: Wagner Santana Cunha/ComuniQ
Por meio do Comuniq, ferramenta de compartilhamento do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJJC), os internautas enviaram fotos e informações sobre a situação das ruas da Região Metropolitana. "Aqui nos Bultrins, em Olinda, está tudo alagado e só caiu meia hora de chuva", disse João Arruda, por volta das 9h desta manhã.

"A Rua Dr. Genaro Guimarães, em Casa Amarela, no Recife, passou por obra de drenagem ano passado, no valor de R$ 2,423 milhões, e continua alagando", reclamou o internauta Wagner Santana. 

De acordo com Jacqueline Assumpção, um morador da Rua Ribeiro Pessoa, no bairro da Caxangá, "foi obrigado a tirar a tampa da galeria, que estava fechada após um serviço executado pela Prefeitura do Recife, para amenizar o alagamento da via".

IMG_1163
A rua São Sebastião, no bairro de piedade, em Jaboatão dos Guararapes, ficou completamente tomada pela água. Foto: Lucas Vaz/Cortesia

Rua Ribeiro Pessoa, no bairro da Caxangá
Rua Ribeiro Pessoa, no bairro da CaxangáFoto: Jacqueline Assumpção/ComuniQ
Também há registros de raios e trovões em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informa que as chuvas fortes devem continuar ao longo do dia.

RETRATO DE UMA GESTÃO MUITO DESASTROSA

Ex- secretária de Educação deixa as escolas da rede municipal de ensino todas sucateadas e em estado muito precário e muito acabadinhas...
 


ANIMAIS SOLTOS NO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DO GOITÁ AINDA CONTINUA SENDO UMA DOR DE CABEÇA PARA MUITOS

Mostoristas em perigo fazem manobras arriscadas para livrar cavalos soltos na beira pista e muitos deles vagando rua acima rua abaixo. O prefeito e sua desatrosa gestão não toma nenhuma providencia para resolver a situação de calamindade pública.



Mais um ato de irresponsabilidade da Prefeitura municipal de Glória do Goitá

ÔNIBUS QUEBRA E DEIXA DEZENAS DE ESTUDANTES A PÉ


A SAÚDE DO DISTRITO DE APOTI VAI DE MAL A PIOR

o relento do descaso, a população de Apoti vive um dos mais puro abandono. O prefeito que, por sua vez, é médico, não tem o mínimo de sensatez, não cumpre, pelo menos, com suas obrigações: destinando, de fato, os recursos que vem do governo federal para a saúde do município. Afinal, o que a atual gestão faz com tantos recursos do governo federal? Onde realmente são aplicados? É muito dinheiro que vem para à saúde, e nada é feito em prol do município.
E não é somente o caso do Distrito descrito aqui, no posto central, falta de tudo, falta remédios; falta médicos e quando aparece é falso, ou, simplesmente, dopado por problemas psiquiátricos. Se chega nos PSLs a situação ainda é pior, não tem nada! A população não merece passar por esse sofrimento todo! O ano das eleições se aproxima e a população tá vendo tudo.
Muitos que vive na mamada, acham ruim o fato de reportar os DESCASOS SOFRIDO PELA POPULAÇÃO. E que quem deveria dar o bom exemplo, vive rateando a saúde pública com outros interesses difusos. UMA VERGONHA!!! Outro dia, foi flagrado o posto médico recebendo água sem nenhum controle de qualidade, onde estão as autoridades responsáveis que não toma providencias alguma ????
Cadê os vereadores da oposição? Esses uma vergonha para seus os eleitores. Afinal, por ande andam eles??? Nem queiram saber! Estão com os rabos presos, como se diz na gíria popular, e, por isso mesmo, não faz nada! Eleições se aproxima e a população sabe quem estar representando o povo, se bem, que estamos vivenciando um verdadeiro EXTRAVIO DO DINHEIRO PÚBLICO NO MUNICÍPIO.
Uma vergonha para a população gloriense !!!
— com Sérgio Lima 
Curtir ·  · 

Retrato da atual gestão de Glória do Goitá

É lamentável a situação atual do nosso município de Glória do Goitá, um governo que tem como slogan: cuidando de nossa terra e de nossa gente, tem se mostrado totalmente contrário ao slogan propagado durante quase 2 anos de governo medíocre. O nosso povo encontra-se desassistido, os serviços básicos que a população precisa não existe, médico falso, falta de medicamentos e materiais necessários para os profissionais trabalharem como luvas e seringas, psf sendo fechados, carros locados a saúde sem receberem há mais de 4 meses, é esse o atual retrato desta administração e não para por aí não, tem mais, a educação do nosso município pena há quase 2 anos e meio sem um fardamento escolar, merenda vencidas sendo dada aos alunos, ratos perambulando nas salas de aula, escolas caindo, mato tomando conta das salas de aula, escola sendo fechadas na zona rural, promessas de campanha não cumpridas como distribuição de tablet para os alunos da rede municipal, só enrolação.
O que podemos observar é que quase todos os meses temos visita da Celpe em nosso município cortando o fornecimento de energia dos prédios públicos por falta de pagamento, sem contar as contas de telefone, água e carros com pagamentos atrasados. Andando pelo nosso município vemos o descaso com as nossas estradas esburacadas há mais de ano, dificultando o transporte por essas vias para escoamento de produção e deslocamento de algum doente, lamentável pra que precisa deste serviço de deslocamento e a atual gestão fazendo vistas grossas.
A situação do município esta cada vez mais difícil, acabou os investimentos em nosso município, não chega mais nada e o comércio da cidade esta em declínio por conta de uma gestão que não se preocupa com o desenvolvimento da cidade.

Cuidando da nossa gente e da nossa terra

Ao assumir em janeiro de 2013, a atual gestão criou um slogan, cuidando de nossa gente e da nossa terra. Pensamos que tudo que seria feito seria para o bem dos nossos munícipes e agora vamos ver se depois de quase 2 e 3 meses se este slogan estar sendo aplicado na nossa cidade.
Saúde: vai de mal a pior, é remédio vencido, falta de medicamentos e pasmem falta até seringa, quem precisar de fazer algum exame de sangue ou tomar uma injeção não encontra no hospital, quem sofre é a população mais carente.
Infra estrutura: o calo da população , por onde andamos é queixa e mais queixa, estradas esburacadas, coleta de lixo nos bairros mais distantes não existe, é uma pilha de lixo, o mato toma conta de tudo, principalmente na entrada da cidade, trânsito caótico, ruas esburacadas, total abandono.
Educação: escolas da zona rural abandonada, até o mato quer estudar, entrando por toda área da escola, alunos estudando fora da sala de aula, professores contratados sem formação especifica, alunos sentindo falta da boa merenda escolar, motoristas sem habilitação adequada para dirigir determinado veículo, alunos sendo transportado em carros aberto como d20 e outros, quando a lei orgânica do município diz que devem ser conduzidos em veículos fechados, material escolar começa a faltar nas escolas e desse jeito fica impossível as professoras darem as suas aulas e os alunos começam a cobrar os tablets prometidos na campanha.
Carros agregados: muitos começaram a parar por falta de pagamentos, como os carros pipas e do lixo que estão a mais de 3 meses sem receber.
Assaltos: já virou rotina em nossa cidade, é assalto diariamente, não tem horário, população e comerciantes estão todos apavoradas e ninguém toma providências
Devolver a prefeitura ao povo: lema de campanha do atual gestor. Bem, na campanha andava com o povo, junto do povo, abraçava o povo e hoje esta distante do povo, anda com 3 seguranças e o atendimento ao povo é uma vez por semana, nas terças – feiras e só atende uma determinada quantidade, é distribuído fichas e quando atinge a quantidade só na próxima terça e atualmente nem no dia marcado o prefeito aparece.
Creche do Campo Alegre: para onde foi parar o dinheiro da construção da creche no loteamento Campo Alegre? As obras tinham começado em dezembro de 2012, parou em janeiro de 2013 e até agora nada.
Esperamos que daqui a alguns meses possamos escrever aqui neste mesmo espaço as coisas que realmente estão sendo feita nesta gestão e que realmente o slogan seja colocado em prática. Desse modo voltaremos aqui pra informar que essa gestão esta cuidando da nossa gente da nossa terra.